10 dicas para melhorar a alimentação infantil sem passar um mau momento na mesa

Oitenta e três milhões, duzentos e cinqüenta e dois mil novecentos e trêsHoje é o Dia Universal da Criança e, para comemorar em família, proponho começar a comer comida divertida, saudável e… saudável.

Parece uma missão impossível comer com crianças sem hambúrgueres, pizzas, massas e batatas fritas, mas não é tão difícil obtê-lo. As crianças apreciam a boa mesa, como todos, apenas há que acostumbrarlos a comer bem e se tornarão mais sibaritas que nós.

Melhor celebrar os dias especiais com comida saborosa e rica em vitaminas, minerais, água, fibras, gorduras e proteínas saudáveis. evitando açúcares refinados, gorduras de má qualidade e alimentos pobres em sabor e nutrientes.

Deixo-vos alguns conselhos simples que tento em casa para conseguir uma alimentação familiar saudável:

1. A comida tem que ser boa, e isso se consegue com ingredientes naturais de qualidade e uma maneira de cozinhá-los simples e sem artifícios. Uma maçã temporada sabe melhor do que uma maçã velha e enrugada. Um bife bem, está mais doce do que um bife velho e mal-corte. E até os legumes se come melhor quando está fresco e bem cozida. Evite os molhos, melhor dar sabor e tempero com ervas, especiarias, azeite de oliva extra virgem, suco de limão e…

2. As crianças comem o mesmo que os maiores, ou o contrário. É importante comer em família, pelo menos uma vez por dia. Sentados ao redor da mesa, sem distrações, como televisão, tablets, jogos eletrônicos, móveis, etc. É um bom momento para falar do dia, as brincadeiras e verificar que tudo vai bem.

3. As quantidades são negociáveis e podem variar. Se são exigentes, há que aplicar a regra de que a comida é prova, goste ou não goste, seja ‘estranha’ ou não. Não há que obrigar a deixar o prato limpo. Não são glutões, há que acostumbrarlos a comer a sua ração, sem inchar. Não deixá-los comer o dobro do que gostam, para que depois não fiquem sem apetite para o que já não gostam tanto. Cada criança é diferente, e a cada dia também.

4. Os alimentos são preparados de forma simples. Evita camuflar a comida que você não gosta com molhos, rebozados e frituras pouco saudáveis. As crianças devem aprender a comer sem ‘enganos’, é importante que desenvolvam o sentido do paladar e do olfato, aprendendo que há 5 sabores: doce, salgado, ácido, amargo e umami. As crianças podem desfrutar de todos os sabores se nos acostumamos a distinguir mais o que é doce e o que é salgado.

5. Incluem alimentos frescos ao longo do dia, especialmente frutas da época e frutos secos naturais. Uma maçã ou uma banana na mochila, um punhado de amêndoas ou nozes ou amêndoas no bolso, onde têm à mão, fará com que se acostumem a comer alimentos naturais e evitar os petiscos da comida processada.

6. A comida lixo não deve ser um prêmio. Não podemos celebrar as festas, aniversários, ocasiões especiais, só em estabelecimentos de comida rápida. Embora seja prático e econômico, há opções saudáveis que não tem porque fugir do orçamento. Você pode fazer um aniversário no parque com comida caseira, negociar com um bar, um aniversário barato com tampas para crianças, ou sair para jantar em restaurantes com comida de outros países, para que aprendam geografia e cultura experimentar novos alimentos.

7.As crianças se divertirem aprendendo a cozinhar, costuma ser uma atividade divertida para eles, brincando com a comida, testando as misturas, desfrutam na mesa, saboreando o resultado, etc. A maioria das crianças precisa da supervisão de um adulto, mas há muitos que cozinham já únicos pratos simples. Também é divertido para criar os menus semanais em família, assim aprendem que não se pode comer sempre ovos fritos com batatas fritas e pensam outras opções. É bom que participem na compra e ajudar com a limpeza da cozinha.

8. Criar as vossas próprias tradições e regras familiares na mesa, é como um jogo: a partir de perguntar o que 5 porções de frutas e legumes comer por dia, contar quantos alimentos de cores há em pratos, retarles a experimentar um alimento ou prato novo a cada semana, criar competições para ver quem come antes do prato que você não gosta. Ou o contrário, quem demora mais para terminar a sua ração de pizza ou sorvete, etc.

9. As formas, cores e decoração do prato são muito importantes nas crianças, é outro jogo e os alimentos são os brinquedos: Não é o mesmo que comer uma salada de cenoura, tomate e pepino, que uma face feita com tomatitos por olhos, pepino, pela boca e cenoura pelo nariz.

10. Comer é um momento de felicidade. Procura manter a calma na mesa, evita que haja discussões e más caras. Não só pelo o que se come ou não come, também por problemas externos. Comer na companhia é um prazer, não uma formalidade a cumprir, e não pode ser um trauma para pais e filhos. Se você tem um problema na hora de comer, falar antes ou depois e se já há uma situação tensa em cada refeição, busca solução.

Niños ativos, crianças com apetite

Nós Nos queixamos, porque as crianças não comem o que lhes colocamos no prato… e é que estão bicando todo o dia, assim o fazem, sentados em frente a uma tela de TELEVISÃO, computador ou videogame. As crianças que se deslocam, queimam mais calorias e têm mais apetite, comem mais, e até dormem muito melhor!

A atividade física é a chave para acabar com a obesidade, vivemos em uma sociedade sedentária e obesogénica… que favorece o excesso de peso desde a infância. Muita comida lixo, barata e à mão, e muito pouco de exercício. O exercício é fundamental para conseguir que as crianças tenham apetite. Levamos as crianças no carro para todos os sites, apenas jogam na rua e o esporte é uma atividade extra, a incluir em sua agenda e que devemos pagar. Um grande estudo publicado na revista Pediatrics, foi analisado durante mais de 3 anos, a dieta, o peso, a altura e o tempo que passam em frente a uma tela, em meninos e meninas de 9 a 16 anos nos EUA e Canadá. Não é preciso ser muito esperto para adivinhar o resultado: Quanto mais horas passa uma criança em frente a uma tela, especialmente da TELEVISÃO, mais aumenta o seu peso a cada ano, particularmente em meninas. E não é só porque não façam exercício, também é porque estão expostos a anúncios de bebidas e alimentos ricos em açúcares e gorduras que lhes predispõem a comer mais… E ao longo dos anos, as crianças tornam-se adultos obesos e doentes.

Estamos a tempo de mudar isso, como pais. Basta ir ao parque para que as crianças se esqueçam de tecnologia que têm em casa e comecem a jogar como antes. Para as crianças, não importa o frio ou a chuva se passam bem, mas há que tirá-los! embora nos cuestes movê-los e estarmos cansados depois do trabalho para entrar para brincar no parque. É grátis e é parte da educação de cada dia. Os pais e mães Sport Life, não só treinam a cada dia, somos também os que organizamos os jogos no parque em vez de sentar-se no banco, os que procuramos as rotas para passeios de fim de semana, a montanha, os que apontamos para os eventos e corrida para crianças. E até somos capazes de organizar uma aula de técnica de corrida ou de quedas de bicicleta com a turma. Sinceramente, na minha casa, nos é mais fácil convencer as crianças de que saiam para andar de bicicleta ou jogar se vão com seus amigos que se formos apenas a família. Assim que preferimos ‘enrolar’, os pais e mães, ou levar-nos a panda a andar de bicicleta, e há dias que não só treinar de verdade, empurrando e de cima para baixo, também nos divertimos mais e voltamos para casa, cansados e satisfeitos de ver as crianças a gostar do esporte que a gente gosta. E o que poderia ser um tostón para maiores e mais pequenos se transforma em uma aventura para contar na segunda-feira na sala de aula!

Dia Universal da Criança: a ONU celebra nesse dia 20 de novembro, em comemoração à aprovação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção sobre os Direitos da Criança em 1989.

Em Portugal o 29,9 % das crianças menores de 18 anos tem risco de cair na pobreza e 25% sofre de desnutrição. Dados alarmantes a ter em conta na hora de educar as crianças na mesa.

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