10 efeitos positivos do esporte

Olá meninas!! Que tal vai a semana?? O Conselho de Fitness esta semana vos darei 10 razões para que sigais motivadase não percam dias de treino, simplesmente porque escurece mais cedo ou porque faz mais frio.

Deveis ter em mente que os benefícios de que vos vou falar se dão quando estamos adaptados ao tipo de esporte que fazemos, quando nos recuperamos corretamente e quando não superarmos nossas limitações físicas. Assim que lá vou com os 10 efeitos positivos do esporte que tenho dividido em quatro blocos: Efeitos físicos, psicológicos, biológicos e metabólicos.

► Efeitos físicos do esporte

1.- O esporte nos faz trabalhar e movimentar a musculatura de forma saudável com o que impedimos a deterioração muscular (que está ligado com o passar dos anos) e nos faz sentir mais jovens. Haveis reparado uma vez que as pessoas que praticam desporto de forma saudável parecem mais jovens?

2.- O esporte nos faz sentir mais ativas e com mais vitalidade.

3.-Melhora a nossa imagem física. A nível físico, notaremos que vamos manter o peso corporal adequado, mais facilmente, mas também melhorando o tônus, a força muscular, a nossa flexibilidade e também a resistência.

4.-Descansaremos melhor. Ao praticar desporto, reduzimos os nossos níveis de stress com o que conseguimos um maior relaxamento, de forma que poderemos dormir mais e obter um sono de mais qualidade, ter um melhor desempenho no trabalho e tomar decisões mais ágeis e rápidas.

5.- Ajuda a prevenir infecções. O esporte fortalece o sistema imunológico, de forma que as pessoas atletas temos menos chances de desenvolver infecções.

► Benefícios psicológicos

6.-Maior felicidade. Muitas atletas garantimos que nós nos sentimos mais felizes quando praticamos esporte. Também somos mais otimistas e estamos a menos predispostas a estados como a raiva ou a raiva. Isto se deve a que o exercício físico tem efeitos sobre o nosso bem-estar devido à secreção de alguns neurotransmissores que também, em parte, influenciam o nosso bem-estar.

Alguns desses neurotransmissores são a beta-endorfina, um dos opióides endógenos que segregamos em maior quantidade ao fazer exercício físico, e que atua como substância neurotransmissora (transmite informações através do cérebro).

A secreção de endorfinas durante o exercício físico, é uma resposta para combater a dor que produz a atividade, este neurotransmissor aumenta a sensação de bem-estar, otimismo e a sensação de prazer que sentimos, mesmo depois de terminar o exercício. Daí que sintamos que estamos mais positivas, felizes e de melhor humor, sempre que fazemos esporte.

7.– Mais relações sociais. Se vamos ao ginásio ou fazemos esporte em grupo, como sair para correr com as nossas amigas, vamos aumentar as relações sociais, o que, ao mesmo tempo, reduz o isolamento social. Em esportes de equipe está melhorando aspectos como a sensação de pertencimento a um grupo social, sentimento de apoio grupal e incrementaremos as relações sociais. Também nos ajuda a desconectar da nossa rotina e falar de forma desinteressada de outros temas que não são de trabalho. Coisa que, a nível mental, agradece muito. Não estais de acordo?

► Efeitos biológicos do desporto

8.- Previne riscos cardiovasculares , pois reduz a formação de coágulos nas artérias com o que diminuímos a possibilidade de ataques cardíacos e outras doenças cardíacas. O exercício físico provoca uma adaptação do sistema cardiovascular, melhora a biogénese mitocondrial, ajuda a manter as artérias, veias e sistema circulatório saudáveis, e melhora a capacidade do miocárdio e do transporte de oxigênio.

9.- Aumenta ou mantém a densidade óssea, o que irá reduzir os riscos de sofrer fraturas e a possibilidade de sofrer de osteoporose. Este é um aspecto muito importante em mulheres já na menopausa perdemos muito cálcio. Se chegamos a menopausa com uma densidade óssea correta, teremos menos chances de sofrer uma fratura. Sempre vos digo, fazer esporte é um investimento de futuro.

► Efeitos metabólicos

10.-A prática de esporte aumenta a taxa metabólica e, portanto, o gasto calórico durante, mas também depois do exercício. Este efeito metabólico é variável, dependendo do tipo, intensidade e duração do exercício, pois há uma ativação metabólica que pode variar de poucas horas até mais de 24 horas, isto é devido à ativação do sistema adrenérgico, a secreção de testosterona e hormônio do crescimento.

Você pode Me seguir no Facebook, Instagram,Twitter

e Snapchat

No fim bonitas, aqui vos deixei 10 boas razões para continuar a fazer exercício, mesmo que tenhamos preguiça de sair. Não deixeis que o frio vos para além dos bons costumes!! Um abraço!!

►Guarda-roupa do circuito em casa para umas pernas estilizada:

Centros Comerciais da Sereia e Art. Loja online

Top Puma

Shorts Adidas Performance

Tênis Skechers

Código Desconto de 10%: TRENDS10

Leave a Reply