10 razões para eliminar o açúcar da sua vida

vicio-açúcar-iStock_000015185024_Smallde Certeza que já ouviste alguma vez que o açúcar é o”alimento-inimigo número 1‘ de nossa época. Que como uma droga, ativa determinados pontos do cérebro que nos levam a tomar mais e mais para encontrar o “doce prazer’, que encontra-açúcar escondido na lista de ingredientes de quase todos os alimentos industrializados e que, apesar de tudo o que se sabe sobre os efeitos negativos do açúcar, podemos encontrar açúcar branco em pacotes de menos de 1 euro o quilo.

Os espanhóis tomamos uma média de 100 quilos de açúcar por ano, cerca de 30 colheres de sopa a cada dia, um valor muito elevado que aumenta a cada ano, pois é difícil encontrar alimentos processados que não contenham açúcar ou derivados entre os ingredientes utilizados, não só em doces como é óbvio, também você encontrará em molhos e refeições que não são doces, e até mesmo saladas.

mês-sem-açúcar, Cada vez mais pessoas se juntam ao desafio de”Um mês sem açúcar’, e verificam que eliminar o açúcar branco e os alimentos que incluem o açúcar na sua composição, não só faz com que baixem peso, também produz uma melhora na saúde. Há cada vez mais casos de pessoas que viram melhoraram e até mesmo desaparecer as dores e sintomas

as maldades do açúcar levamos avisando muitos anos, as pessoas que falamos e escrevemos de voltar para a alimentação mais natural e saudável, mas como há muitos interesses em jogo, quando eu falo dos perigosos açúcares, eu costumo sair inimigos até debaixo das pedras. Eu tenho claro, há anos que não tomo açúcar, e tento que os que me rodeiam sejam conscientes e se cuidem de adicionar mais açúcar do que os naturais em sua vida.

O livro ‘Sugar Smart Diet’ , escrito por Anne Alexander, é um dos que melhor resumo os problemas de açúcares, sem demonizar ou removê-la completamente. Como não está traduzido para o português, me baseei em sua leitura para trazer o título deste post: As 10 razões pelas quais você deve eliminar o açúcar da sua vida.

Sem armadilhas, nem cartão, que ninguém lhe amarga um doce, mas, assim você pode ver como ele afeta o açúcar em seu corpo e decidir quanto e que tipo de açúcar incluí-la em sua alimentação:

1. O açúcar faz com que lojas gordura nos tecidos e órgãos.

A frutose é um componente do açúcar de mesa e do xarope de milho rico em frutose. Estes açúcares são adicionadas a muitos alimentos processados e fazem com que o fígado e outros órgãos, guardem mais quantidade de gordura e de forma mais eficiente. Com o tempo, uma dieta rica em frutose pode chegar a formar glóbulos de gordura no fígado, provocando o aparecimento da doença de ‘fígado gordo não alcoólico’, uma condição que apenas se via até os anos 80.

Conselho: Verifique os ingredientes dos alimentos que você compra, especialmente os que se consideram saudáveis à base de frutas em bebidas, sucos e shakes. Um smoothie de frutas comercial pode conter até 54 g de açúcar (13 colheres de chá de açúcar adicionado). Algo que você não vai encontrar concentrado da fruta fresca, já que esta contém frutose natural, junto a fibra, vitaminas e antioxidantes, uma mistura que nosso corpo sabe digerir e utilizar como fonte de energia e não coloca em lugares estranhos.controle-açúcar-corpo-iStock_000073350329_Small

2. O açúcar é a chave que abre a porta para a diabetes.

Um estudo publicado no PLoS, encontrou que, para cada 150 calorias adicionais de açúcar disponível por pessoa a cada dia, aumenta em 1,1% a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Isso pode parecer um risco baixo, mas é que em um dia normal, as calorias provenientes do açúcar tendem a ser o dobro ou triplo, sem ter passado com os doces. Se você é uma pessoa deliciosa, você está ganhando ingressos para desenvolver doenças metabólicas e acabar com diabetes.

Conselho: Comece por evitar todo o tipo de açúcar em formato granulado (açúcar de mesa), acabou de adicionar colheres de chá de açúcar ao café, chá, cacau ou infusões de cada dia, aprenda a desfrutar de seu sabor natural. Siga eliminando o açúcar escondido em alimentos, desde as bebidas, como sucos e bebidas açucaradas, até os alimentos e preparações, como molhos, embalados, conservas, etc., Deverá rever tudo o que vier com rótulos de ingredientes, você verá que a maior parte dos açúcares que comemos em cada dia estão escondidos em alimentos do cotidiano, como o pão ou o molho de tomate que você usa todos os dias.

3. O açúcar prejudica o coração e endurece os vasos sanguíneos.

Maduro Man Adding Sugar To Cup Of Coffee

As doenças cardiovasculares estão intimamente relacionadas com o excesso de peso e obesidade, e as pessoas com diabetes tipo 2, a primeira causa de morte, representando 65% da mortalidade. O excesso de açúcar provoca um excesso de insulina no sangue que, quando se torna algo comum, acaba afetando as artérias, já que os níveis altos de insulina faz com que as células do músculo liso que formam os vasos sanguíneos crescem mais rápido do que o normal, endureciéndose com o tempo, o que resulta em hipertensão arterial com todos os problemas que implica ter a tensão arterial elevada.

Conselho: Cuidado com os produtos ricos em fibra ou elaborados com cereais integrais que escolhe, pensando que são mais naturais e melhor para a saúde. A maioria dos ‘integrais’ são fabricados com farinha de trigo integral, que foi reduzido a pó, com uma textura muito parecida com a farinha branca, e sim com um pouco mais de fibra, mas não há ‘cereais inteiros ou integrais’ de verdade uma vez, que foi transformado em farinha. Os carboidratos de cereais inteiros são de assimilação lenta, mas ao tornar-se farinha de trigo integral, a glicose é mais fácil de assimilar e se perde o efeito retardante de mastigação e a fibra que fazem os cereais inteiros alimentos de digestão lenta. Anne Alexander, a autora do livro ‘Sugar Smart Diet’ sobre o qual está baseado este post, diz que a maioria dos pães de molde vendidos como integrais, se digerem a mesma velocidade e causam o mesmo aumento dos níveis de glicose no sangue do que o pão de forma branco normal. Açúcar Dieta Inteligente.

4. O açúcar desequilibrar os níveis de colesterol.

Depois de décadas de eliminar as gorduras saturadas por medo dos perigos do colesterol e dos triglicerídeos, agora sabemos que os açúcares também são culpados e que não basta eliminar as gorduras para reduzir o colesterol ruim ou LDL. Em um trabalho publicado no ‘Journal of the American Medical Association” foi encontrado que, depois de excluir as pessoas com o colesterol elevado e / ou diabetes e as pessoas que estavam com excesso de peso elevado, as que comiam mais açúcares na dieta, eram as que tiveram um maior aumento nos níveis de colesterol LDL (mau colesterol)e triglicérides no sangue, e níveis mais baixos de colesterol bom (HDL) os bons mais baixo (HDL). Pensa-Se que a sobrecarga de açúcar no sangue pode fazer com que o fígado produzcas mais colesterol ruim (LDL) ao mesmo tempo em que diminui a capacidade de regular o colesterol de forma natural.

Conselho: proteínas no café da manhã. Já sabe o que os especialistas dizem que pular o café da manhã se há 4,5 vezes mais propenso à obesidade. Pequeno-almoço também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue regulados. Além disso, quando as mulheres com excesso de peso escolhem ovos ricos em proteínas, em vez de bolos no café da manhã, comem, em média, 160 calorias durante a refeição.

5. Todos estes pontos levam ao diabetes tipo 3.

Suzanne de Monte, neuropatóloga da Universidade de Brown, foi a primeira pessoa a usar o termo diabetes tipo 3, depois que seu computador for o primeiro a descobrir os laços entre a resistência ao resumo em português acredita, as dietas ricas em gordura e doença de Alzheimer. De fato, seu trabalho sugere que a doença de Alzheimer é uma doença metabólica, em que a capacidade do cérebro para utilizar a glicose e a produção de energia está danificado. Parafraseando, a diabetes tipo 3 é como ter diabetes no cérebro.

Conselho: Aprenda a reconhecer os muitos nomes sob que se escondem os açúcares. Confira os rótulos dos ingredientes que terminam em-osa, como a sacarose, frutose, galactose, etc., porque são açúcares. Também é o açúcar que recebe o nome de xarope, xarope, etc., como xarope de milho ou xarope de milho. Protege o teu cérebro dos alimentos com gorduras prejudiciais e os que levam açúcares não-naturais.

A young woman looks at a spoon full of suger with a tentadora look in her eye.

6. O açúcar se torna um viciado.

Sim, soa fatal, mas se você deixar de tomar açúcar, durante uma semana, você vai perceber que você experimenta sintomas de abstinência bastante alarmantes. Todas as células de seu corpo te pedir alimentos doces, soñarás com pães e biscoitos, suas bebidas favoritas, etc., Ao igual que as drogas de rua, o açúcar provoca a liberação de substâncias químicas do centro de prazer do cérebro, como os opióides e dopamina. E como acontece com as drogas de rua, desenvolvemos uma tolerância também o açúcar, cada vez precisamos de mais doses para obter resultados. É por isso que as pessoas golosas acabam deitando-se mais colheres de sopa de açúcar ao café ou de chá que são amargos, e costumam achar pouco agradáveis as sobremesas caseiras que fazemos as pessoas que não tomamos açúcares, para eles não é doce, embora tenha açúcar. Em estudos com ratos que, com adição de açúcar, ao eliminarles os alimentos doces são observadas alterações como raspagem dos dentes, tremores, câimbras, e sintomas de ansiedade.

Conselho: O Dr. Andrew Weil, aconselha muita paciência para as pessoas que começam a reduzir os açúcares refinados e aditivos de sua alimentação. Ele diz que, geralmente, leva cerca de uma semana para o paladar habituar-se a um nível mais baixo de doçura na dieta. Depois disso, o sabor excessivamente doce do que eram antes lhes é até repugnante.

7. O açúcar que se transforma em um animal faminto.

Parece fatal, mas se você comer açúcar, terá mais fome, mais frequentemente, e você não vai se sentir saciado com nada, nem com o mais doce. Novas pesquisas sugerem que comer regularmente demasiado açúcar diminui a capacidade do corpo de dizer ao cérebro que está cheio. Se você tem alguns quilos a mais, e você começa a notar sintomas de doença metabólica e/ou diabetes tipo 2, o seu corpo pode ter perdido a capacidade para ligar e desligar o hormônio leptina, responsável por dizer ao cérebro que você está cheio e que há que deixar de comer. A frutose também parece conviver mal com a leptina, e comer uma dieta rica em frutose artificial, também há que sentir fome, mesmo quando você está comendo o tempo todo.

Conselho: Em vez de comer uma barra de chocolate ao leite ou normal, escolha o chocolate preto com mais de 80% de cacau, quando notes vontade de doce. Também proponte caminhar ou subir escadas ou fazer exercício em casa durante 10 minutos antes de comer um alimento doce, você verá como se passam as vontades. Os pesquisadores descobriram que uma caminhada de 15 minutos pode reduzir o desejo de uma barra de chocolate com leite e açúcar em 12%. Procure o seu substituto do doce, você poderá dar mais ideias, mas não é o lugar certo para escrevê-las!!!

8. O açúcar se transforma em um zumbi em busca de energia.

Sim, nos informaram que o açúcar é a fonte de energia básica das células, mas até há poucos anos, os seres humanos não podíamos tomar açúcar em estado tão puro, obtínhamos a comer e digerir os alimentos complexos, não tinha gel de glicose na dura vida dos caçadores-coletores. Este descarga de energia que nos dão os populares gel e barras de energia que utilizamos os atletas, é breve, muito breve, e, em alguns casos, no entanto, que provoca depois da subida, acaba a temida ‘vagabunda’, justamente o que estávamos tentando evitar. Se cada vez que notamos em termos de energia, recorremos aos açúcares simples, você pode notar que a sensação de esgotamento e fadiga torna-se em algo habitual, e a cada manhã ou a cada saída para treinar pede um ‘chute de açúcar’. Se esse é o seu caso, você deve tentar mudar tudo o que aprendeu até agora e deixar de pensar no açúcar como a solução. A ciência mostra que você só precisa de 30 minutos ou menos para ir de uma descarga de açúcar a um aumento completo em açúcar. Este pico de subida-descida pode converter-se em um círculo vicioso, em busca de mais açúcar para obter o seguinte ‘pico’. Para piorar a situação, o açúcar também desencadeia a liberação de serotonina, um regulador do sono, por isso, algumas pessoas sentem tonturas após tomar o gel de glicose ou refeições ricas em carboidratos como macarrão.

Conselho: Uma vez que consiga eliminar os piores açúcares de sua vida, tente descobrir alimentos doces naturais, como as frutas, o mel, alguns chás, como o alcaçuz e a infusão de planta stevia, etc.

9. O açúcar estraga o seu sorriso

E não estamos falando do efeito do açúcar na hora de provocar a cárie dentária, que, já o sabemos desde pequenos, estamos falando da depressão. Muitas pessoas recorrem ao doce para se sentir melhor, eles precisam de sua ração de açúcar depois de um dia estressante de trabalho ou estudando, ou lidando com as crianças. A sobremesa é o seu melhor momento do dia, mas no final, parece que se está obtendo o efeito contrário. Isso o que diz um estudo publicado no ‘Public Health Diary’, com cerca de 9.000 pessoas para estudar a relação entre a depressão e o consumo de doces açucarados e comida rápida. Depois de seis anos, os que comiam mais alimentos lixo e doce tinham quase 40% a mais de risco de desenvolver depressão, em comparação com aqueles que evitava a comida lixo e doces. Em pessoas com resistência à insulina, parece que o cérebro libera níveis mais baixos de dopamina para se sentir bem quando se toma alimentos doces e comida lixo.

Dica: o livro ‘Sugar Smart Diet‘ recomenda-se uma dieta de 32 dias para reduzir e eliminar os açúcares. Você pode fazê-lo por etapas, para não eliminar totalmente os açúcares, se não para aprender a controlar seus desejos e ter uma boa relação com os doces. Não é como seguir o plano de ‘Alcoólicos Anônimos’ que nunca vai voltar a experimentar o álcool, uma vez que elimina o problema do vício do açúcar, pode aproveitar os doces e saudáveis, sem medo de voltar a cair em ‘vício.

10. O açúcar envelhece a pele

Girl with apple refusing cookie on isolated white background

O açúcar que circula na corrente sanguínea e quando está em excesso, liga-se às proteínas para formar novas moléculas nocivas chamadas de produtos finais de glicação avançada, ou AGE em inglês, que atacam as proteínas próximas, como as fibras de proteína de colágeno e elastina, os componentes que mantêm a pele firme e elástica. Se você quantidade exceder com o açúcar, sua pele se torna mais seca e frágil, o que acelera o aparecimento de rugas e flacidez cutânea.

Os AGE também afetam o crescimento do colagénio, o enfraquecem e tornam frágil e desativa as enzimas antioxidantes naturais do corpo. Isso enfraquece a pele contra os radicais livres, especialmente os produzidos pelos raios UV do sol.

Conselho: Não abuses dos adoçantes artificiais ou naturais, você não deve colocar um sabor doce a tudo o que você come. Alguns adoçantes, como o agave, que se vendem como naturais, têm um teor de frutose mais alto do que o xarope de milho rico em frutose. Também foi encontrado que as pessoas que utilizam adoçantes como substitutos do açúcar têm a flora bacteriana diferente, o que os torna propensos ao excesso de peso e obesidade. Os especialistas dizem que o único alimento doce, que nos dá a Natureza é mel, e que basta uma colher de chá para beneficiar de seu sabor e suas propriedades.

Há que eliminar o açúcar completamente? Eu não sou partidária dos extremos radicais, para que vos torneis uma idéia, em casa não há açúcar, mas se você pode encontrar o pacote de açúcar no armário onde guardo a farinha e produtos de pastelaria. Por quê? Porque eu acho que o açúcar branco é um ingrediente a mais na pastelaria, e se eu vou fazer um bolo ou uma cupcakes, prefiro fazê-lo com a receita caseira de toda a vida, com sua farinha, fermento, açúcar branco e ovos, que começa a comprar e usar ingredientes tipo ‘pastelaria fitness’, que são mais caros e requerem mais habilidades culinárias das que eu tenho. Ao final, o bolo caseiro leva-o de ‘toda a vida’ e se divirta fazendo isso e comiéndolo em família, e quando você se dá conta, ficam umas migas e pouca vontade de fazer outro para o dia seguinte. O que me faz pensar que uma sobremesa caseira tem sua graça, mas não é para todos os dias, é para compartilhar em dias e ocasiões especiais, o segredo para não comer muito e ganárselo com todo o ‘tarefas’ na cozinha de amassar e limpar.

Quanto açúcar é recomendável? Porque, de acordo com a “American Heart Association” ou “Associação Americana do Coração’, os níveis recomendados de açúcar são:

  • 5 colheres de chá (20 gramas) para mulheres.
  • 9 colheres de chá (36 gramas) para homens.
  • 3 colheres de chá (12 gramas) para meninos e meninas.

Como referência, uma lata de refrigerante contém cerca de 12 g de açúcar, e uma fatia de pão de trigo integral molde pode ter até 2 colheres de chá de açúcar escondido.

Deixo este vídeo sobre os perigos do açúcar, cada vez mais se podem encontrar mais vídeos que te deixam sem vontade de comer açúcar ou doces, este é um dos mais vistos em espanhol, talvez pelo tom alarmante de sua abordagem.

E em inglês, um dos primeiros vídeos sobre os efeitos negativos do açúcar na saúde. Vídeo: ‘Sugar: The Bitter Truth‘, ou ‘O açúcar, a verdade amarga” conta hoje com 6.286.862 visitas desde o seu lançamento no ano de 2009 pela Televisão da Universidade da Califórnia. Foi um dos filmes pioneiros e embora não seja o mais gráfico ou divertido, é baseado nos trabalhos do Dr. Robert H. Lustig, MD, professor de Pediatria na seção de Endocrinology da Universidade da Califórnia UCSF.

E este vídeo dá-te conta os efeitos de passar um mês sem açúcar:

E, por último, está o video no formato de palestra TED de Nicole Avena explica, de forma gráfica, o dano que o açúcar provoca no cérebro, muito recomendável.

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