25 Dicas para o Dia Mundial da Saúde

86518744-saúde-dicasTer uma saúde de ferro não é uma questão de genética, importa mais o que você faz cada dia, seus hábitos bons ou maus para a hora de viver mais de 100 anos, com boa saúde física e mental.
Há muitas coisas que você pode fazer por sua saúde, em www. sportlife.é defendemos o exercício e a alimentação para cuidar da saúde, já sabe. Deixo aqui uma lista de coisas que você pode mudar ou fazer a cada dia para reforçar a sua saúde, aproveitando a primavera, que o sangue alterado, e gosta de cuidar de si mesmo quando chega o calor, os dias longos e o bom tempo.

1. Você sabe que também pode intoxicarte com frutas e legumes?

94687799-saúde-dicasAs frutas sem lavar, e as saladas de folhas verdes mal lavadas passaram a ser o maior risco de infecção alimentar, e não apenas em áreas onde se regam os campos de cultivo com águas contaminadas, a contaminação com E. coli, podem ocorrer em qualquer lugar do mundo e com produtos com garantia de saúde. Por isso, é muito importante que lave tudo o que vai comer cru, descascar as frutas e evite comer o que você não pode lavar ou descascar.

2. Água que você beber, certifique-se bem. A água não está sempre tratada, mesmo que não lhe ocorre beber água da torneira quando viajar para destinos exóticos não te ponhas a beber água da fonte que você encontra quando vai correndo por um caminho de montanha, e ainda há mais perigo se beber água do rio, com a desculpa de montanhistas de que é a água das neves derretidas do inverno como é que talvez você não viu as vacas no bucólico prado? É verdade que há estômagos à prova de infecções, com uma flora bacteriana bem armada que anula a muitos dos microrganismos patogénicos, são essas pessoas que vão a qualquer lugar do mundo e são os únicos que não caem com diarreia em toda a viagem, mas, mesmo assim, não há que arriscar e mais vale prevenir.
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3. Você não acreditaria o que você vê no “Último sobrevivente’. Se você gosta da alimentação natural, seguro que leu ou viu em programas que se pode fazer uma salada com dentes-de-leão e urtigas, que as raízes dos juncos são comestíveis ou que o suco de flores de sabugueiro é delicioso, mas se você não conhece bem as plantas pode mas com outras tóxicas e provocar um envenenamento, ou recolhê-los em zonas com alta poluição ambiental e acabar com uma intoxicação por metais pesados. Melhor não te arriscar, se não você vai morrer de fome.

4. Cuidado com as frutas de cores. Chega o tempo de amoras, morangos selvagens, framboesas, mirtilos, etc. São alimentos do campo muito ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, etc., E são grátis! Geralmente são fáceis de identificar e podes fazer a tua própria colheita para congelar ou fazer compotas cada ano, como sempre, mas como no ponto anterior, não se você arriscar a pegar frutas de cores que não conhece, a maioria das desconhecidas são venenosas, por isso não são muito populares, não confia em si mesmo, porque você vê que eles estão comendo os pássaros ou as vacas, podem ser perigosas para si e benéficas para eles.

5. Lave as mãos. Os bons costumes da infância têm muito senso comum, lavar as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro é a melhor maneira de evitar infecções de todo tipo. Não há necessidade de levá-lo a extremos, basta manter os hábitos de higiene de cada dia e prestar mais atenção ao viajar ou quando o calor aperta.

6. Aproveita para dormir. Os longos dias encurtam o período de descanso nocturno, é mais fácil de acordar cedo e mais difícil deitar-se cedo, se não dorme horas suficientes, aproveita para dormir a sesta, para adicionar algumas horas de desconexão mental quando mais calor e menos coisas que se podem fazer. A sesta é um costume muito saudável, desde que não exceda a hora do sono, que se faça em um lugar confortável que não destrua suas costas e que não substitua as 6-7 horas de descanso noturno e lhe permita dormir bem.

7. E coloque o despertador para acordar. Sim, há que aproveitar os dias longos para dormir mais, mas sem negligenciada para se levantar à hora de comer, cada dia e viver a vida ‘louca’ cada noite. Os ritmos circadianos de nosso cérebro se adapta à luz solar, e agora vão-se alargando os dias, temos mais horas de luz, por isso, tem que se levantar com o sol e não deixar que eles nos peguem os lençóis. Acordar tarde também está associado ao acúmulo de gordura na cintura, os problemas cardiovasculares, síndrome metabólica e à depressão; e se enzimas tem ressaca, multiplicado por 10 estes sintomas e acrescenta os problemas associados ao abuso do álcool que vão abaixo.113215945-saúde-dicas

8. Controla o consumo de álcool. Chegam a tempo de sair de canas, o tinto, os mojitos, gin-tonic, o recuo… por que há tanta oferta de bebidas alcoólicas em quanto chega o calor? Porque nós temos mais sede e vivemos em um país onde a vida social está associada ao álcool, má combinação. Você pode desfrutar dos benefícios cardiosaludables a cerveja e o vinho tinto, mas basta um copo por dia para obtê-lo, e não uma sucessão de bebedeiras que estragam a saúde.

9. Deixe de fumar com o bom tempo. Sim, é mais fácil acabar com os maus hábitos quando o sol nos aquece e nos dá endorfinas para superar o mal gole de deixar o tabaco. Se, além disso, o seu hábito de fumar está associado ao stress e a ansiedade do trabalho, as rotinas, os problemas, etc, agora chegam mais oportunidades de sair para treinar, correr, nadar, pedalar, cada vez que você tentar a venha para o mundo de tabaco. Junte-se a um grupo de atletas que não fumam e treina com eles. Quanto menos tentações existem ao seu redor, mais você terá ajuda para deixar de fumar.

10. Deixe seus vícios em casa. Quase todos nós somos viciados em algo: o telefone, o correio eletrônico, a televisão, as notícias ou o chocolate. Aproveite o bom tempo e faça uma desconexão total, esqueça de estar atualizado e conectado ao Facebook ou ao Twitter, de nada vale saber os ‘gosto’ do amigo do colégio, se você não sabe os ‘gosto’ ou ‘continuar’ para a pessoa que você tem ao lado.

11. Aproveite os pequenos prazeres. Não precisa de dinheiro para se divertir. Embora este ano não vá de férias em cruzeiro, mas o povo dos avós, voltar às suas origens tem seu lado positivo, voltar a descobrir o que éramos felizes andando de bicicleta por a ‘custa do moinho’ ou recolher as ameixas e os tomates da horta do ‘tio Aurélio’. O que não parece tão mau plano agora que você pensa?

12. E volta a seus instintos básicos. Ai, que todos nós sabemos do que falo, não faz falta que seja mais explícita. Não são os anos nem os quilos ou da crise para os culpados de acabar com sua vida sexual, a maioria das vezes é a falta de tempo que faz com que não cuidemos para o casal e nos esqueçamos de que compartilhar risadas, carinhos e prazeres é grátis e prolonga a vida.

13. Muda sua postura. Com o bom tempo geladas ao vestir, não temos que levar tanta roupa, roupas ou sapatos desconfortáveis. É um bom momento para criar bons hábitos posturais. Você pode descalzarte na praia ou trazer calçado anatômico que simula a forma natural de andar descalço, endireitando as costas e obligándote a uma pisada correta. Agora você tem tempo para praticar Pilates ou Yoga, ou simplesmente olhe-se no espelho ou examina suas fotos para detectar seus ‘postura’ como inclinar a cabeça para um lado, ultrapassar uma perna, desequilibrar o quadril, não meter barriga, tirar corcunda, etc.

14. Corações saudáveis. Com o bom tempo também podemos usar para melhorar a nossa saúde cardiovascular e acrescentar anos de vida, bom para nos manter saudáveis, quando tudo está bem como para recuperar a saúde quando existem sinais de alarme como colesterol, triglicérides, hipertensão, etc. A chegada da primavera é um bom momento para rever a saúde cardiovascular, ir a um exame médico, começar uma dieta cardiosaludable, um novo plano de exercício físico, passeios ao ar livre, viagens, hobbies, etc.

skd276247sdc-saúde-dicas15. Mas com o sol.
Como não decidir ir para o hemisfério Sul, é difícil livrar-se dos raios de sol que aquecem a cada mês, e como você já sabe, a incidência de câncer de pele aumenta a cada ano, não se sabe se pelo abuso que fizemos tomando sol sem cautela ou por danos à camada de ozônio. O caso é que um pouco de sol é bom, não só nos dá uma cor, também aumenta a produção de vitamina D, que previne doenças como a esclerose múltipla, melhora os problemas de pele e até sobe a testosterona e nos deixa de bom humor… mas tomar sol sem cuidado, é perigoso, é cada vez se recomenda tomar menos o sol e extremar as medidas de proteção, especialmente no caso das pessoas atletas que treinam ao ar livre e costumam ter a cor moreno todo o ano e pensam que estão protegidas permanentemente, não te confies e cuide de sua pele.

16. Proteja o seu DNA. O envelhecimento celular é marcado por nosso DNA, parte é genético, mas uma outra parte é ambiental e as células se ganham as batalhas entre os radicais livres que atacam-nos, e os antioxidantes que protegem-nos. Com o bom tempo parece mais jovens, nos esquecemos de as olheiras, as rugas e os quilos, o descanso e a felicidade também nos rejuvenescem e aumentam a eficácia dos antioxidantes, cárgate sua mochila celular de energia positiva para que as suas células sobrevivam ao longo inverno.

17. Jogue com a sua memória. É importante colocar em marcha o seu cérebro como um músculo se tratasse, não deixe de treinar a vida toda, e o mesmo que passar o tempo a treinar ou fazer exercício saudável para ter o teu coração, pulmões, articulações, ossos e músculatura, também não deve se esquecer de treinar o cérebro, pôr em marcha a sua máquina de pensar a cada dia e estimularla, desde a prática de idiomas quando viaja para jogar xadrez na praia, tem muito por onde escolher, seja em formato de papel ou digital: sopas de letras, palavras cruzadas, sudoku, jogos de cartas, xadrez, etc, só ou em companhia.

18. Controla a glicose. Não há que ter diabetes para estar preocupado com os níveis de glicose no sangue, há cada vez mais casos de doenças prediabéticas como a síndrome metabólica e que se for detectada a tempo pode ser revertida com exercícios e uma boa alimentação para perder o peso e a gordura abdominal e manter os níveis de glicose estáveis antes que a insulina vai sublevar-se sem remédio. Você pode desfrutar do doce, sem abusar de um excesso de açúcares refinados e alimentos com alto índice glicêmico, com o calor chega o tempo de sorvete, de vez em quando, não em todas as horas.

19. Não se esqueça de as defesas. Apesar de associarmos as gripes e resfriados no inverno, os agentes infecciosos estão todo o ano, e as gripes e constipações podem também ser servido no verão e podem durar mais se você não se curam-se bem. Abusamos da tecnologia do frio, e quando chega suando a casa ou o carro, coloca o ar condicionado, a bunda ou dormir à perna solta a 18ºC, quando no inverno temos a temperatura 22ºC em casa. Assim, as defesas andam loucas, recupéralas de forma natural, deixe que seu corpo se adapte às temperaturas estivais, progressivamente, vai ver como você tem um termostato que mantém a 37ºC, sem problemas.

20. Atenção para as infecções digestivas. Por cada grau que aumenta a temperatura aumenta em 17% as chances de infecções gastrointestinais graves, geralmente causadas pela bactéria E. coli. Extremar as precauções evitando tomar alimentos em mau estado ou que não tenham seguido a cadeia de frio é a melhor maneira de cuidar da sua saúde digestiva.145831398-saúde-dicas

21. E não se esqueça das outras infecções. Pela mesma razão anterior, com o calor aparecem muitas ‘ite’: otite, cistite, gastroenterite, etc. Se você tem especial tendência a alguma infecção destas, extrema precauções: elimina a água de seus ouvidos depois de nadar, passe o maiô molhado por um seco, beba mais líquidos para limpar a bexiga e não retengas a urina por muito tempo, etc.

22. Evita os cogumelos com o calor. Como você já sabe, as piscinas ou para os lugares onde há água parada e suja são fonte de infecções por fungos, como o que provoca o pé-de-atleta. Levar chinelos e não andar descalço em estes lugares, secar bem os dedos dos pés antes de entrar calçado fechado, lavar as sandálias e chinelos, etc, reduzem os riscos de infecções. E já etapa reduz o risco de infecções por herpes vírus, passar muito tempo ao sol, não hidratarte adequadamente ou dormir poucas horas diminui seus defesa e reativa a esse irritante vírus e faz com que apareçam as ampollitas em mucosas e outras áreas.

23. Fortalece o seu sistema digestivo. Nem sempre há infecção quando aparecem problemas digestivos com o calor, há pessoas com estômagos sensíveis que sofrem todo o tipo de problemas com o calor ou as mudanças de água, alimentos e de hábitos, como: diarréia, prisão de ventre, má digestão, gases, etc. Se é o seu caso, educa o seu sistema digestivo, é imprescindível ir ao banheiro todos os dias, mesmo que não esteja em sua casa, e te custe, e evite alterações bruscas de temperatura, mantenha-a seca na zona da barriga, cuide de sua flora intestinal, faça 5 refeições por dia, rica em alimentos naturais, etc.

24. Respeita as horas de digestão. Você se lembra de as duas horas que se faziam esperar para nadar após a refeição? Pois não perca os bons costumes e saltes ao água, depois de uma boa paella. Os cortes de digestão continuam a ser a maior causa de ahogamientos e resgates de salvamento, de modo que não ponha em perigo a sua vida e a dos salva-vidas por não saber esperar.

25. Protege seus olhos. Como não podemos pensar em colocar-nos sob o sol sem proteção solar, não devemos sair sem óculos de sol e você tem que levar bonés com pala e para proteger a saúde ocular, especialmente na hora de fazer esporte. Na montanha com a altitude, os raios solares são muito mais nocivos, e o mesmo ocorre na água, que age como um espelho refletindo parte da radiação solar a partir de baixo, algo que os nossos olhos não estão acostumados.

Desta vez deixo-vos dois vídeos:

Em inglês, um vídeo muito simples, divertido e instrutivo de Michelle Obama com o Elmo na rua Sésamo:

Em português, uma palestra TED: Viver 100 anos de Carlos Presman, médico, escritor e docente da Argentina.

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