4 dicas para reduzir a gordura e combater a celulite (parte I)

Muito bom meninas!! Como estais?? Eu continuo com a operação biquíni e a reducação de gordura, porque eles poderiam escrever livros e livros… Hahahaha!

Reduzir gordura e aumentar a massa muscular é um objetivo comum para muitas mulheres e muito mais nesta época do ano. Quero ressaltar que em muitas modalidades esportivas rendimiento e os bons resultados dependem do peso e do percentual de gordura, como podem ser esportes de resistência ou esportes de combate. Em outras modalidades de esportes de contato, como o basquetebol, andebol, rugby, etc… acontece algo parecido. E de fora da competição profissional, estais vós ou a maioria de vocês, que practicáis esporte para sentiros bem, mas também com o objetivo principal de melhorar a sua imagem física e a sua saúde.

De fato, as estatísticas assim o demonstram, 80-90% das pessoas (tanto homens como mulheres que praticam o esporte, temos entre nossos objetivos melhorar a nossa imagem física. Eu, inclusive eu, não me dá vergonha reconhecê-lo e não o escondo. ¡¡Quero melhorar!!!

melhora-nutrição, Pois, vamos ao assunto: Como podemos reduzir o percentual de gordura corporal?

Uma redução de gordura estável e duradoura se consegue de forma eficaz, sem ter pressa, mas também com uma óptima combinação de exercício e nutrição onde, às vezes, também são necessários suplementos ergogênicos que nos ajudam a atingir nossos objetivos com maior rapidez.

Estes são os fatores controláveis e sobre os quais podemos agir, mas não deveis esquecer que há outros fatores importantes que também vão condicionar de forma significativa o percentual de massa gorda. A genética, por exemplo, é um fator imutável e que condiciona a nossa fisiologia e a facilidade que temos para nos livrar do excesso de gordura. Goku teve, como sempre digo, por mais que a genética ordenar, sempre podemos melhorar. Assim, não desistáis!

Para perder gordura, há uma infinidade de métodos e, acima de tudo, há muitos tópicos que às vezes fazem com que nos percamos em uma infinidade de dicas de pouco fundamento. Neste post, vou tentar deixá-los claros alguns conceitos e vos apresentarei 4 dicas práticas para reduzir gordura e melhorar a celulite.

Todos eles são baseados em estudos científicos publicados e vos podem servir como mulheres atletas a melhorar as percentagens de massa muscular/massa de gordura de forma muito eficaz e, portanto, também a reduzir a celulite. Por falta de espaço, a semana que vem volto com os outros seis.

4 DICAS QUE TE AJUDARÃO A REDUZIR GORDURA e MELHORAR A CELULITE

1-Reduz ligeiramente a sua ingestão calórica.

Não deveis cair no erro de reduzir de forma drástica o aporte calórico total diário. Isso pode conduzir a uma situação de falta de nutrientes básicos e, sobretudo, a um enlentecimiento importante do metabolismo com o risco de que, quando abandonéis a dieta, recuperéis o peso perdido e, às vezes, até mesmo mais massa gorda do que a que tinha antes de começar a dieta.

2-Aumenta o seu gasto energético.

Para reduzir a gordura de forma eficaz há que fazer exercício físico… mas oque exercício e em que quantidade e intensidade vai ser o adequado para obter melhores resultados?

Os estudos metabólicos(já vos falei sobre eles neste post) nos apresentaram um conhecimento essencial para saber que quantidade de exercício, é necessário: Mas, em linhas gerais, são necessárias cerca de três horas por semana de exercício físico aeróbico durante três semanas, para melhorar a redução de gordura.

Quanto ao tipo de exercício, parece que a maior quantidade de massa muscular, há uma maior exigência calórica, portanto, a corrida, a elíptica e bicicleta são, por esta ordem, uma boa escolha. Embora a mesma intensidade, a corrida é um exercício que nos faz gastar mais calorias.

E a última pergunta, qual a intensidade?

O ideal é exercitar-se ligeiramente acima do nosso limiar aeróbico. A nível prático, sabemos que estamos em nossa zona limiar, quando a exercitar começamos a arfar e não podemos manter uma conversa normal sem ter que interromper as palavras.

Este limiar aeróbico é dependente da condição física de cada um e vai mudando de acordo melhorar nossa condição aeróbica, ou seja, que a nossa intensidade de trabalho também deve ir variando (aumentando com o tempo.

3-Faça pesos e máquinas.

Sempre digo o mesmo, os pesos e máquinas são uma excelente estratégia para reduzir gordura. Uma combinação de musculação com exercícios aeróbicos vos ajudará a melhorar a redução de gordura e, acima de tudo, manter ou melhorar a sua massa muscular, manter seu desempenho esportivo e o vosso sistema imunitário forte.

Além disso, uma massa muscular bem tonificado vos permite melhorar o vosso aspecto estético, os contornos musculares, reduzir a celulite e melhora as proporções de forma que vos vereis mais bonitas, mais fortes e mais tonificados.

4 – Divide as calorias ao longo do dia

Está provado que a ingestão de alimento faz aumentar o VO2 (consumo máximo de oxigênio) e também o RQ (quociente respiratório), portanto, há um aumento do metabolismo e uma maior utilização de carboidratos durante, pelo menos, umas três horas aproximadamente.

Uma boa recomendação para reduzir gordura e manter massa muscular seria, pois, fazer seis refeições ao dia, distribuindo, assim, a ingestão total de alimentos durante o dia.

¡¡A semana que vem volto com os outros 6 dicas!! Se continuava o post ficava muito comprido e muito pesado de conteúdo! 🙂

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