5 coisas que você pode fazer para evitar os resfriados e recuperar de forma natural

CheerPinkBkgrndNo outro dia correndo pela montanha disse-me uma mensageira enfermeira que com o inverno tão suave que tivemos este ano não começou a gripe, que os serviços de urgência estão chegando de todo o tipo de constipações e gripes, com sintomas diferentes, a partir de apenas uma dor de cabeça intensa durante vários dias, conjuntivite de várias semanas, dores de ouvido ‘raros’, diarréia, vomitonas que te deixam com o solo, em 1 dia, etc., e que vêem que este ano ‘sem gripe’, vai ser pior que os outros, porque no final, nunca eWinter infectionstás tão mal como para ficar na cama a suar a febre como costuma acontecer quando se ataca com todo o seu arsenal vírus da gripe, mas de constipação a constipação com resfriados, por meio, acaba esgotando as defesas e não levanta a cabeça. Me contava que a frase mais ouvida no serviço de urgência, é: ‘se eu não estou tão mal como para me meter na cama, mas é que não levanto a cabeça há alguns meses.’

As defesas enfraquecidas com tanta infecção atacando por todos os frentes. E embora as gripes e o frio não tenham chegado, devemos cuidar mesmo e fazer tudo o que pudermos para fortalecer as defesas de forma natural e recuperar o quanto antes das infecções que são inevitáveis.

Aqui vos deixo 5 coisas que eu faço no inverno e que eu funcionam muito bem:

  • Sempre gorduras saudáveis. As gorduras são essenciais para a vida e a sua ausência enfraquece o sistema imunitário, não devemos eliminar a gordura da nossa alimentação, você só tem que aprender a escolher as gorduras ‘boas’. É importante que evitemos as gorduras hidrogenadas artificiais e escolhamos gorduras vegetais e de frutos secos, abacate, azeite de oliva extra-virgem, de coco, etc., e também podemos incluir gorduras animais, como as do peixe, famosos pelo seu conteúdo em ácidos gordos omega-3, e lácteos, ovos, aves e carnes vermelhas, mas de animais ‘cuidados’ como os que vivem em liberdade e se alimentam de pastos naturais, ou com certificado de alimento orgânico.
  1. Hidratar o corpo com qualidade. A desidratação abre a porta para a infecção, não só porque enfraquece o sistema imunológico, também seca as mucosas do nariz, garganta e boca, a primeira barreira que devem atravessar vírus e bactérias para entrar em seu interior. É importante beber a quantidade de água adequada para o seu tipo de vida e de exercício, especialmente no inverno, que não se trabalha e não se tem tanta sede como no verão. E também é importante que a água seja de qualidade, o mais natural possível. A água da torneira contém cloro, desinfetante que não só mata as bactérias prejudiciais, também afeta a flora intestinal e reduz a sua armada defensiva. Você pode beber a água engarrafada ou água filtrada em casa ou simplesmente ferver água para remover o cloro é um gás que evapora). Em casa também fazemos o chá com a casca de limão e de raiz de gengibre em água fervente, para tomar quente ou deixe esfriar. É uma bebida que nos agrada a crianças e adultos, muito refrescante e que te ajuda a prevenir infecções e cuidar das defesas.

Sources of omega-3 fatty acids: flaxseeds, cirese, salmon and walnutsCom isso não quer dizer que não nos ‘preso’ a gripe, e um par de catarros a cada ano, mas ‘batendo na madeira’, na casa dos ‘bichos’ passam, mas ficam pouco tempo, em um par de dias de cama, calditos, própoleo e muito gengibre e limão vamos nos recuperando e assim evitamos tomar anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, a menos que nos prescreve o especialista ou o pediatra.

E deixo-vos sem vídeo hoje que eu tenho a Fran ‘malito’ e eu tenho que aplicar todas as dicas que vos tenho contado. Quanto mais cedo você chegar em casa e se possa meter na cama com o seu caldo de galinha e sua infusão de gengibre e limão, antes se pode recuperar e voltar a ser o FranChiconopara o que nos tem a todos acostumados. Vai por ti Franchico!

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