5 dicas para evitar a gripe e resfriados

Parece que já chegou o frio, e que estamos no mês de novembro e o veroño nos tem mantido quentinhos durante todo o mês de outubro.

Já apetece, e nos toca a tirar a roupa de abrigo e ir se preparando para as quedas de temperaturas que se esperam nesta semana.

Como não tivemos período de aclimatação, podemos ser mais propensos a pegar gripes e resfriados, e é aconselhável ir preparando o sistema imunológico, especialmente quando saímos para fazer esporte no exterior com frio.

Aqui vos deixo com vocês cinco dicas nutricionais que me ajudam a reforçar as defesas e prevenir as infecções de inverno:

1. Caldo de frango caseiro. As receitas da avó funcionam muito bem, e os especialistas também sabem. De acordo com um trabalho da Universidade de Nebraska, nos ESTADOS unidos, os nutrientes de um caldo de frango com cebola, alho, cenoura e aipo, contém uma mistura de vitaminas, minerais e outras substâncias que ajudam o sistema imunológico a destruir vírus e bactérias, reduz o muco e a inflamação.
2. Reduzir a quantidade de açúcar que comemos. Para mim, o açúcar é um veneno, mas é a minha cruzada pessoal. Para te convencer vou te dizer que o açúcar branco produz inflamação e enfraquece o sistema imunitário, assim que eu não tenho açúcar em casa, e eu prefiro usar o mel é um alimento que ajuda a reforçar as defesas e a manter e acalmar as mucosas e tecidos irritados pelo frio.
3. Tomar 3 probióticos ao dia. 85% de nossas defesas estão no intestino, e os alimentos probióticos ajudam a manter a flora intestinal, não está apenas no iogurte, você também pode tomar iogurte, chá kombucha, repolho ou couve fermentada, ou suplementos específicos.
4. Escolher gorduras saudáveis. As gorduras são essenciais para a vida e a sua ausência enfraquece o sistema imunitário. É importante que evitemos as gorduras hidrogenadas artificiais e escolhamos gorduras vegetais e de frutos secos, abacate, azeite de oliva extra-virgem, de coco, etc., Sem esquecer os famosos ácidos graxos ômega-3 dos peixes e de que podemos incluir algumas gorduras saturadas provenientes de ovos, carnes vermelhas de fazendas orgânicas ou de animais alimentados com pasto natural.
5. Beba água filtrada ou de nascente. A desidratação abre a porta para a infecção, não só porque enfraquece o sistema imunológico, também seca as mucosas do nariz, garganta e boca, a primeira barreira que devem atravessar vírus e bactérias para entrar em seu interior. É importante beber a quantidade de água adequada para o seu tipo de vida e exercício, mas, além disso, a água deve ser o mais natural possível. A água da torneira contém cloro, desinfetante que não só mata as bactérias prejudiciais, também afeta a flora intestinal e reduz a sua defesas-frio-alimentosarmada defensiva. Eu tenho a sorte de viver entre montanhas e poder beber água de nascente natural, mas se você não pode obtê-la, dispõe de sistemas de filtragem de água para a casa.

Você tem mais dicas para se preparar para o frio e evitar infecções? Por favor, compartilhe com todos nós. A sabedoria e a experiência popular são muito prudentes, e as redes sociais permitem-nos e ajudar-nos entre todos.

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