5 sinais que indicam que você não está comendo carboidratos suficientes

Os carboidratos são nutrientes essenciais e imprescindíveis na alimentação humana, são uma fonte de energia, fácil de obter, especialmente para os atletas que precisamos de uma maior quantidade de glicose para mover os músculos e manter a atividade física.

Até agora, uma pessoa com uma actividade normal e umas 5 horas de exercício por semana, é recomendado que entre 45-65% de sua ingestão diária fora em forma de carboidratos. As novas tendências em nutrição vão diminuindo o percentual de carboidratos na alimentação, especialmente quando há um problema de excesso de peso ou obesidade.

Em pessoas desportistas há polêmica. Por um lado, reduzir a ingestão de carboidratos em favor de gorduras saudáveis e proteínas, pode ajudar a perder o acúmulo de gordura extra, mas só se não ficarmos sem energia para treinar. Por outro lado, aumentar a quantidade de gorduras e proteínas na dieta de um atleta, nem sempre funciona bem em esportes de resistência requer um treinamento prévio e para algumas pessoas, as deixa sem energia para manter o ritmo. Como eu sempre digo, o que vale para o seu companheiro de treinos, não tem que valer para você. O melhor que você pode treinar em jejum ou fazer uma maratona com uma dieta proteica, mas não o seu parceiro ou seu camarada de séries.

Tenha em mente que você não pode eliminar os carboidratos da alimentação, dos necessitamos para viver, andamos um pouco perdidos na hora de escolher dietas baixas em hidratos de carbono ao fazer esporte. Se reduzir muito os carboidratos, você vai notar esses sintomas:

  1. Você tem mau hálito. Quando a dieta é pobre em hidratos de carbono se obtém energia a partir das gorduras de reserva por um processo chamado cetose, que libera algumas substâncias químicas que são chamados de cetonas e são as responsáveis pelo mau hálito.
  2. Se falta energia para treinar. Se cada vez que sais a correr ou ao ginásio notas que não avança, não pode ir mais rápido e custa-lhe muito treinar 1 hora, quando antes não tinha problemas, é provável que seus músculos não tenham suficiente glicogênio para manter o ritmo e a velocidade.
  3. Seu cérebro está lento e sonolência. A glicose é a fonte de energia do cérebro, e quando não vem suficiente, não funciona bem, perdemos a memória, estamos confusos sobre e temos o sonho de todas as horas.
  4. Ficar bravo por bobagens. As dietas baixas em hidratos de carbono são conhecidas como as dietas da ‘malaleche’ ou de ‘divórcio’, porque a falta de glicose baixa os níveis de neurotransmissores associados à felicidade e bem-estar.
  5. Não vai ao banheiro a cada dia. Se você não tomar carboidratos suficientes, nem tomadas fibra suficiente, o que geralmente está associada a um problema de prisão de ventre.

Se você proposto perder peso, reduzindo o nível de hidratos de carbono, o mais importante é que elimine o açúcar branco e os carboidratos refinados, em forma de farinha, pão, macarrão, biscoitos, pães, etc., E que você aprenda a escogers alimentos com carboidratos saudáveis e naturais, ricos em fibras, vitaminas e minerais, fitonutrientes e de médio a baixo índice glicêmico.

Aqui tens algumas dicas básicas para escolher carboidratos ‘bons’:

  • Você deve comer frutas todos os dias, de temporada e cruas. Evite tomar sucos, shakes ou frutas muito maduras.
  • Também não podem faltar verduras e legumes em suas refeições, cruas ou levemente cozidas. Desde as saladas de folhas (alface , da família das couves (brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, etc.) e as hortaliças de cores (cenoura, abóbora, alho-poró, pimentão, tomate, aipo, etc.)
  • Procura cereais em grãos integrais como o arroz, milho, trigo, espelta, cevada, centeio, aveia, milho, etc., preparados de forma simples (panela, ensopados, paellera, wok, etc.).
  • Descubra os novos pseudocereales como a quinoa e o amaranto, são outra boa fonte de carboidratos, sem se alterar.
  • As leguminosas são uma boa mistura de carboidratos, fibras e proteínas. Cozida com verduras, legumes e alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como o frango, também ajudam a perder peso e manter a energia.
  • E não tem porque eliminar as batatas de sua dieta, basta comê-las cozidas ou assadas em sua pele, que fiquem um pouco duras. Evite colocar purês, ou as batatas fritas.
  • Evite os hidratos de carbono ‘líquidos’. as bebidas energéticas para atletas, os refrigerantes com açúcar, sumos e batidos, etc.

Deixo aqui um vídeo da famosa blogueira Isazaweiss com os diferentes tipos de carboidratos. Nunca vem mal apanhar a partir da base e explica de forma simples e agradável.

Você já tentou reduzir a quantidade de carboidratos em sua dieta atleta? Que tal você fez?

Partilhe conosco a sua experiência, acho que estamos no início de uma nova forma de nos alimentar, aprendemos todos a cada dia, fazendo experiências com a comida e os treinos e ouvindo os que o fazem.

Leave a Reply