500 calorias a menos… venha!!! | Fitness Sport Life

stk72137corNo outro dia notei um titular de uma revista voltada ao público feminino, onde sua grande titular de capa era “Dieta para comer 500 calorias a menos”. Um titular super para obter hábitos alimentares errados e mentalidade de comer menos, um caldo de cultura ideal para promover transtornos da alimentação.

Acho que depois do natal, todos nós nos preocupamos um pouco os excessos alimentares desses dias e começamos o ano com bons propósitos. É uma época super de venda para os ginásios e clínicas de emagrecimento. Os titulares de perder peso e entrar em forma, enchem as capas de inúmeras publicações. No entanto, algumas destas revistas devem ter um cuidado especial com o que os seus titulares podem provocar.

Essas idéias de comer menos, o único que produzem são resultados a curto prazo e fracassos, a médio e longo prazo. Está mais do que provado que comer menos do que o necessário apenas produz uma perda de peso por diminuição das reservas de glicogênio muscular, o organismo não pode funcionar com esta premissa, menos ainda quando contemplamos uma vida ativa e com a prática do exercício físico, ocorre um mecanismo de defesa que faz descer o ritmo metabólico, torna-saver e nosso corpo acaba acumulando gordura como um mecanismo de defesa, por que não dizer também a diminuição do rendimento por falta de energia ou o desenvolvimento de transtornos da alimentação a longo prazo, desenvolver uma osteoporose galopante, sobretudo na mejer.

Uma mulher média e desportista, ingerir menos 500 calorias, significa a eliminação de uma parte de suas necessidades. Uma incompatibilidade que não levasse a eliminar a gordura, como se costuma pensar, mas todo o contrário, como vimos desenvolver um metabolismo poupança. Se você comer de forma compulsiva, comer 500 calorias a menos, é claro, é uma medida eficaz, mas se você tem uma alimentação equilibrada e faz exercício, é uma estratégia errada.

Eu sempre digo que não é tão importante quanto se ingere, mas como é ingerido. Uma pauta de 2000 calorias (e até menos) em uma mulher desportista mal distribuída pode fazê-lo ganhar peso. No entanto, uma pauta de 2000 calorias adequadamente distribuída em 5, 6 ou mesmo 7 refeições por dia, é praticamente impossível que acumule gordura, é até possível que eleve o gasto metabólico e queime mais gordura em estado de repouso.

Não nos deixemos levar por artigos sensacionalistas e falsas promessas que estão fora de qualquer rigor dos fundamentos bioquímicos e do metabolismo humano. Olhe para a sua alimentação, seguro de que você tem muitos aspectos para melhorar antes que deixar de comer 500 calorias por dia, qual será o próximo passo? o comer outras 500 menos?… Estes titulares são tão prejudiciais para as condutas alimentares como recomendar fumar para não ter apetite. Não sejamos ignorantes e nos deixemos enganar com essas dicas tão vazios, não só nos fará perder tempo, mas também a nossa saúde.

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