6 truques que ajudam a perder peso

Por mais que insistamos, a estas alturas do calendário já haverá muitos que estão sobrecarregados com isso a perda de peso, a operação biquíni, tonificar as áreas “problemáticas”, etc, etc, Cada qual tem seus motivos e todos eles podem ser perfeitamente válidos, o problema surge quando tentamos suprir trabalho, esforço e dieta saudável durante meses e meses com as “loucuras” por dias e dias. O que eu quero dizer com isso? Me refiro às pessoas que, em sua ânsia por perder alguns quilos, recorrem à dieta de alface, alcachofra, cenoura ou erva boa, por dizer alguma coisa. Me refiro às pessoas que continuam a pensar que suar é igual a perder peso, e as pessoas que se esquecem de sua saúde com o tal olhar de corpos esbeltos e moldados. Essas pessoas que dizem ter ganho 10kg na última década e que querem perdê-los em um par de semanas. NÃO tem sentido.

Hoje vou indicar algumas coisas que não deveis esquecer-se o que pretendéis é ter um bom corpo.

queimar-gordura-falhas-treino1. Perder mais 6 kg em um mês não é recomendado. O corpo é extremamente inteligente e quando o submetemos a uma restrição calórica se vê submetido a algum stress, por isso, quando voltamos a uma dieta menos restritiva, na previsão de futuros períodos de fome armazena o que tomamos em forma de gordura, desse modo, o corpo tem reservas para continuar a realizar as funções vitais. É o temido efeito rebote. O que fazer para combatê-lo? Seguir uma dieta equilibrada e realizar atividade física de forma regular, parece fácil, mas não. Esqueça os conselhos de “patamar” e procura levar uma alimentação saudável e equilibrada durante todo o ano.

2. Suar mais ou menos, não é indicativo de que você está perdendo peso. O suor é um processo de termorregulação, ou seja, quando fazemos exercício, a temperatura corporal aumenta e para contrariar essa elevação de temperatura do corpo começa a suar, desse modo, a temperatura interna do organismo se mantém estável. Se você envuelves com plástico o único que vai conseguir é suar mais e colocar em risco a sua saúde. Você deve saber que, ao beber água, todo o suor que você expulso, se repõe. A gordura não é sua.

3. Sabemos que, de vez em quando, todos caímos na tentação de nos levar de um “trago” em reuniões de amig@s, familiares ou jantar com o casal. Como tudo na vida, a moderação é a chave para preservar a nossa saúde, não serei eu que exclua esses brindes tão bonitos. As cervecitas no bar da praia, ou uma taça de vinho durante o jantar, sempre sentir-se bem. De fato, a cerveja e o vinho, além de uma pequena quantidade de álcool, fornecem outros nutrientes para o nosso organismo. No entanto, as chamadas bebidas espirituosas, não contribuem com nada, a não ser calorias. Em concreto, 7 kcal por grama. De nada adianta fazer dieta se, em seguida, tomamos álcool. É preferível tomar um bom prato de sua comida favorita para beber uma taça de mais.

4. Deixar de comer não é a solução. Aproveite o verão para tomar gaspacho, fornece vitaminas e iogurte-atletanutrientes muito benéficos para a saúde, além de refrescar-se) melancia, melão e outros alimentos típicos da nossa variada dieta mediterrânea. Tal como com a perder muito peso em pouco tempo, se deixarmos o corpo sem “combustível” durante muitas horas, é mais fácil que na próxima refeição, o organismo procure armazenar todo o possível para continuar funcionando. O ideal é fazer 5 refeições por dia. Reduz a quantidade de seus pratos e come mais vezes. Está demonstrado que este método é mais eficaz do que as restrições alimentares para conseguir perder peso de forma saudável e segura.

5. Introduza o trabalho de força e aeróbicos em sua rotina. Há pessoas que pensam que para perder peso é só correr, nadar, andar de bicicleta e, de novo, voltar a correr e nadar…ERRO. Todas essas atividades trazem benefícios inegáveis, mas o trabalho de força muscular, ativa o metabolismo de uma forma muito mais significativa que o trabalho de cardio. Se quiser gastar mais calorias, o ideal é combinar o trabalho em sala de fitness com as sessões aeróbicas. Desterra daqueles mitos que dizem que você vai ganhar muito volume e você não vai perder peso, pois a gordura fica preso no músculo. Aliás, se você fizer isso, será normal que a perda de peso diminua, mas o fará em favor de uma composição corporal mais equilibrada e offset, reduzindo o tecido adiposo e aumento de tecido muscular.

correr-cidade6. Muda seus objetivos temporários pelos permanentes. Acha que agosto é o mês seguinte e mude seus hábitos para transformar o seu estilo de vida em algo mais saudável, carregado de esportes, caminhadas, passeios e atividades de lazer algo mais focada no esporte e menos nos passeios dos centros comerciais (que de vez em quando estão bem, mas não como rotina ajustada). Move-te tudo o que puder, mesmo que te pareça pouco, não é. Qualquer pequena mudança traz grandes consequências, se essas mudanças são permanentes.

Por último, e embora não seja um conselho para emagrecer, gostaria também de destacar as pessoas que vão ao ginásio com o objectivo de alcançar um corpo de capa, mas o fazem tendo treinado muito pouco, até mesmo, meses ou dias, e para isso recorrem a outro tipo de “ajudas” não muito recomendáveis e nada saudáveis. Lembro-me de pessoas que a estas alturas do ano, me dizia: “eu quero colocar forte para o verão”, ao que eu respondia, “quanto para o verão de que ano?”

Eu só quero dizer que talvez seja bom ter um corpo 10 este verão, mas o mais bonito é fazê-lo graças ao seu esforço e sacrifício (constante) e não para outras coisas, além disso, também é bom gozar dos benefícios que lhe traz o esporte, exercício ou atividade física e não as seqüelas que outro tipo de actos podem resultar para a sua saúde. Se você vê que uma pessoa muda seu físico de forma radical em menos de 2-3 meses, algo não faz sentido, tudo na vida tem seus tempos e, no caso do exercício, as regras são as mesmas.

Como sempre, espero que minhas dicas vos tenham resultado útil e que gostem de um bom fim-de-semana desportivo Sportlifer@s.

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