7 dicas para prevenir a diabetes

A Cada 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes, com palestras, oficinas, caminhadas e com a iluminação em azul (cor dos monumentos mais representativos do mundo. Um lembrete de que a diabetes pode prevenir e que as pessoas diabéticas podem controlar a sua doença e viver com uma boa qualidade de vida durante muitos anos.

dia-mundial-diabetes-monumentos-azul Sabias que…? Se escolheu esta data por ser o aniversário de Frederick Grant Banting, que, juntamente com Charles Best descobriu a insulina, cuja descoberta permitiu que a diabetes passará de ser uma doença mortal em uma doença controlável.

Os casos de diabetes tipo 2 aumenta a cada ano, afetando atualmente a 13,8% dos espanhóis maiores de 18 anos. Por que cada vez há mais diabéticos? Os especialistas têm claro que os números aumentam, porque cada vez temos um pior alimentação e mais as taxas de sedentarismo, dois fatores-chave para o desenvolvimento de diabetes. E são dois fatores fáceis de evitar.

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O que podemos fazer? Seguir hábitos de vida saudável, com alimentação e exercício é a melhor forma de prevenir a diabetes e desfrutar de uma vida mais saudável, como você pode ver abaixo:

7 Dicas para prevenir a diabetes

Different types of sweet foods, and a device for measuring blood glucose, sweet abuse, the threat of diabetes, the concept of limiting sweet

  1. Come saudável. Um bom controle alimentar reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, uma vez que ajuda a prevenir outras doenças, como a hipertensão ou aumento do colesterol, habitualmente associados com a diabetes e que aumentam a possibilidade de sofrer de doenças cardiovasculares. Segundo a Fundação de Diabetes, a dieta mediterrânea reduz o número de novos casos, 50% a mais que a dieta hipocalórica tradicional.
  2. Escolhe bem os carboidratos. Controla a ingestão de hidratos de carbono e açúcares simples, escolha alimentos com Índice Glicémico médio-baixo, ricos em fibra, como nozes, legumes, cereais integrais.
  3. Mantenha-se no seu peso e não engordes. O excesso de peso, sobretudo a abdominal, está associado a um maior risco de ter diabetes tipo 2 e mais possibilidades de sofrer de doenças coronárias.
  4. Cada refeição à hora. Evite “beliscar” entre as refeições e faz cinco refeições por dia, distribuindo-se a ingestão de calorias entre elas.
  5. Come verde. Não tem por que seguir uma dieta vegetariana, mas tente comer frutas e vegetais de baixo Índice Glicêmico todos os dias, já que liberam a glicose de forma lenta e em função da necessidade energética de nosso corpo, fazendo com que os nossos níveis de glicose no sangue mais estáveis.
  6. Mova-se a cada dia. O exercício regular é a melhor maneira de prevenir o diabetes e de ajudar a regularla uma vez que foi lançado. Não é necessário fazer um exercício extenuante, com andar todos os dias 30 minutos pode ser suficiente para prevenir a diabetes tipo 2. Ao mover-se, estimulas o funcionamento do sistema circulatório, evitando os chamados problemas de pé diabético, disminuyes os riscos de sofrer doenças cardiovasculares, você fortalece os ossos, reduz o colesterol, aumenta o número e sensibilidade dos receptores de insulina, melhorar o desempenho do coração e pulmões e a oxigenação e depuração dos tecidos, baixas, o número de batimentos por minuto e o mais importante, mantém estáveis os níveis de glicose no sangue.
  7. Actívate. Esqueça-se de estar durante horas assistindo tv, sal a dar um passeio no parque, vá fazer compras a pé e não de carro, procura subir para casa sem usar o elevador, use a bicicleta, brinca com as crianças e animais de estimação, ou para a praticar o esporte que gosta mais frequentemente. Não basta fazer 1 hora de exercício por dia na academia ou correndo pelo parque, nem com furar espancamentos cada fim de semana, isso não basta, é mais importante ser ativos a cada dia, levantar-se do computador a cada hora para dar um pequeno passeio ou fazer umas flexões, ou colocar o despertador 5-10 minutos antes de cada manhã para fazer um circuito em casa ou saudação ao sol de yoga. No fim, tudo conta, tanto o que não se move durante 8 horas no trabalho, como os 5 minutos que você se move cada hora quando o seu dia-a-dia se desenvolve sempre em uma cadeira.

Eu recomendo andeis pelo blog www.sportlife.es Raul Notário: ‘Um dia’. Não só porque aprendemos muito com todos os seus posts sobre exercícios, nutrição e dicas de treinamento. É que Raul é diabético e desportista, licenciado em Educação Física e do Esporte e professor de Educação Física em uma escola, é um exemplo para todos, muitas famílias com crianças, diabéticos motiva vendo o bem que o leva e o saudável que está, e o resto, motiva-nos cuidar e pensar que se Raúl pode furar essas agressões treinando enquanto controla o açúcar, os outros não temos desculpa para ficar assistindo uma série no sofá, ao menos para mim funciona para colocar as pilhas, comer melhor e tentar fazer seus circuitos, as dores musculares estão garantidas!

Aqui vos deixo um vídeo de Raúl Notário muito engraçado: ‘Treina no metrô’

Mais informações: Fundação Diabetes

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