A alimentação e o exercício para prevenir a Doença de Alzheimer

Uma-vida-melhor-ativa-e-mal de AlzheimerNo dia 21 de Setembro é o dia Mundial do Alzheimer, a doença do esquecimento, uma doença associada ao envelhecimento, que com o aumento de esperança de vida cada vez afecta mais pessoas e os que vivem de perto, sabem o duro que é. De momento, não há uma cura, os pesquisadores de todo o mundo vão avançando pouco a pouco e descobrindo a sua origem e como ele afeta o cérebro, e isso ajuda-o a encontrar as melhores formas de prevenir e retardar o aparecimento da E. de Alzheimer.

O exercício e a alimentação parecem ser cruciais para conseguir manter o cérebro jovem e evitar o aparecimento de Alzheimer.

iStock_000036919986_SmallAqui vos deixo três estudos médicos apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer mostram que o exercício físico pode prevenir o aparecimento de demência senil e doença de Alzheimer:

1. Estudo dinamarquês. Realizado com 200 pessoas com sintomas moderados de E. Alzheimer demonstrou que, após 16 semanas de exercício aeróbico, melhoraram os resultados dos testes de velocidade e foco mental, os participantes que tinham treinado, pelo menos, 70% da sua freqüência cardíaca máxima durante o 80% de cada sessão. Eles também descobriram que tinham menos ansiedade, depressão e irritabilidade.
2. Estudo da Universidade Baptista de Wake Forest. Participaram 65 adultos com deterioração Humor_grafico11cognitivo leve que eram sedentários e que tiveram que fazer exercício de 45-60 minutos durante 6 meses, 4 vezes por semana com um personal trainer. O grupo que fez exercício aeróbico a 70% da FC max. apresentava níveis mais baixos de proteína ‘tau’ (marcador característico da doença de Alzheimer) no líquido cerebrospinal que o grupo que fez exercícios de alongamento 35% da FCmax, durante os 6 meses do estudo. O grupo aeróbico também melhorou o fluxo sanguíneo no cérebro nas áreas relacionadas com a memória e o processamento de informações e os resultados dos testes que afiche_wam_2014_bigmedem a resposta executora.
3. Estudo canadense. Incluiu 71 participantes com declínio cognitivo vascular leve que realizaram exercício aeróbico durante 6 meses por 3 dias por semana, durante 1 hora. Ao comparar os resultados antes de começar e, depois, com as provas ADAS-Cog de Alzheimer verificou-se que as 62 pessoas que acabaram os 6 meses de treinamento aeróbico melhoraram sua pontuação, especialmente em testes de memória e atenção.

Três dicas básicas
Evite as gorduras saturadas para manter as artérias limpas e jovens a salvo das placas escleróticas provocadas por níveis elevados de colesterol.
Dormir entre 7 e 8 horas, no mínimo.
Treinar a memória com exercícios especiais.

No que diz respeito à alimentação, uma dieta mediterrânea parece a mais saudável para prevenir todo o tipo de doenças associadas ao envelhecimento, a partir dos problemas cardiovasculares, a Doença de Alzheimer.

Estes ingredientes são os mais relacionados com a memória e a saúde cerebral:healthy nutrition is good for brain

  • Ácidos graxos poli-insaturados de peixes e óleos vegetais de sementes, como óleo de oliva, nozes, amêndoas, etc., que ajudam a eliminar a placa de gordura nas artérias e melhoram a circulação sanguínea e com isso a oxigenação cerebral.
  • Vitamina E, germe de trigo, abacate, amêndoas, óleos, etc., que protege dos efeitos oxidantes de radicais livres e contribui para a reparação dos neurotransmissores danificados.
  • Vitamina C, kiwi, morangos, laranjas, limões, pimenta, etc., é conhecido por ser um antioxidante natural que retarda o envelhecimento neuronal. Além disso, o cérebro está em uma concentração quinze vezes superior ao resto do corpo.
  • Vitaminas do grupo B (B1, B3, B6 e B12), essenciais para o funcionamento do sistema nervoso e transformar a energia dos alimentos em glicose para alimentar os neurónios. As encontra na levedura de cerveja, gérmen de trigo, cereais integrais, frutos secos, vísceras e carnes vermelhas sem gordura.
  • Minerais como o selénio (germe de trigo), o que previne a oxidação das gorduras, o zinco (frutos do mar), envolvido nos processos de aprendizagem e memória, o fósforo (peixe) para formar a membrana das células, o iodo (algas) imprescindível para a glândula tiróide e o ferro (carne vermelha e legumes), que transporta o oxigênio para os tecidos.

iStock_000038572716_SmallErvas e suplementos que podem te ajudar

  • O extrato de Gingko biloba melhora a circulação e o fornecimento de sangue ao cérebro, aumentando a quantidade de oxigênio e glicose, que são necessários para as células neuronais.
  • Infusões de alecrim para estimular a vitalidade e o funcionamento geral.
  • A lecitina de soja aumenta a quantidade de fostatidilcolina necessária para regenerar a camada de mielina e manter os níveis do neurotransmissor acetilcolina no cérebro.

Para que seja mais prático aqui há um menu com ingredientes-chave para manter a memória e retardar o envelhecimento cerebral, que pode servir de exemplo para uma dieta para prevenir a Doença de Alzheimer:

alzheimers-Café Da Manhã
Batido de iogurte com uma colher de chá de levedura de cerveja e outra de gérmen de trigo
Bolo caseiro com farinha integral, óleo de oliva e nozes

Meio da manhã

Infusão de gengibre e limão com um punhado de nozes.

Comida
Feijão pintas com arroz
Salmão ao forno com limão e tomate fresco
Kiwi

Jantar
Salada de agrião com queijo, maçã, passas e nozes
Lombo de porco com batata assada
Pudim de leite caseiro de ovo

E para terminar deixo-vos um vídeo, em inglês, praticar idiomas também ajuda a retardar o envelhecimento cerebral) que explica, em 3 minutos a Doença de Alzheimer:

E este vídeo grego se toca a parte sensível:

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