Abdominais para remover tripa! | Um dia

O treinamento da região abdominal sempre tem gerado grande controvérsia entre os profissionais dedicados à atividade física e o esporte. A simples palavra “abdominais” gera na internet em torno de 15 milhões de resultados! No entanto, ainda hoje continua em vigor um desconhecimento generalizado sobre o seu emprego, a sua utilidade e benefícios.

Devemos ou não devemos fazer abdominais? Essa é a primeira pergunta que devemos questionar. Há pouco li uma manchete que dizia que fazer abdominais é uma aberração. Já há muitos estudos que confirmam os aspectos negativos de fazer os clássicos abdominais crunch e no entanto, a certeza de que para muitas pessoas este tipo de exercício lhes traz grandes benefícios e até mesmo ajuda para alcançar seus objetivos.

Como tudo na vida, no meio do caminho está a virtude, nós podemos continuar fazendo abdominais sempre e quando seleccionamos os exercícios corretos. Se me fizerdes escolher uma seqüência de exercícios para treinar seu abdômen, os crunch não se enquadram meus selecionados “quase” em nenhum caso, porque, para certas coisas podem nos ajudar.

Então, devemos deixar de fazer abdominais, tal como os conhecemos? Como são bons todos os abdominais? Ultimamente está muito na moda o trabalho de core e se coloca como a grande alternativa para os abdominais de sempre. É visto como algo inovador e muito benéfico e assim é, mas o certo é que este tipo de trabalhos já existiam e eram difundidos por alguns profissionais da atividade física e o esporte (apesar de ainda não tinha um nome tão legal). Lembre-se que o trabalho de core não é outra coisa que realizar gestos que envolvem a região lombar, abdominal e glúteos, ao mesmo tempo, ou seja, o núcleo do corpo.

Portanto, se temos que escolher, façamos exercícios abdominais que envolvam todo o core.

A próxima questão que podemos colocar é se os abdominais podem servir para reduzir cintura. A resposta é sim, mas não penseis mal, não é questão de repetir uma e mil vezes um exercício de abdominais, isso não é suficiente. Evidentemente, um bom trabalho de abdômen pode ajudar-nos muito, muito mesmo, mas deve ser acompanhado de uma dieta equilibrada e de um planejamento correto de todos os aspectos relativos ao treinamento. Trabalhando a região transversa e oblíqua do abdômen podemos ajudar o nosso objetivo. Estes músculos são constrictores do abdômen e funcionam como uma cinta natural muito eficaz, que ajuda a conter a distensão do abdômen e a manter uma correta posição do corpo durante a marcha, corrida e outras situações.

Hoje proponho um exercício que trabalha todo o core, envolvendo principalmente o transverso do abdômen, juntamente com o oblíquo e, além disso, põe a trabalhar o equilíbrio dinâmico e a nossa propriocepção. Você só precisa de um TRX para levá-lo a cabo. Se você quiser encontrar mais exercícios como este, você só tem que comprar a revista Sport Life deste mês, onde proponho um artigo completo sobre abdominais que vos ajudarão a reduzir cintura. Além disso, ofereço-vos dicas e truques interessantes que irá ajudá-lo a obtê-lo. E não só isso, agora que as corridas de obstáculos estão na moda, você também pode encontrar um artigo com uma comparação de todos os fornecedores das principais provas da modalidade e um treinamento que irá ajudá-lo a preparar este tipo de corridas.

Faça 3 séries segurando 15-20 segundos de cada lado para completar o exercício. O fato de ter as pernas em suspensão faz com que o glúteo tenha mais trabalho, algo muito interessante para os runners. Ao separar as pernas, o transverso do abdômen, se parece muito mais solicitado e, portanto, o trabalho se torna mais eficaz.

Como sempre, espero que minhas dicas vos tenham resultado de utilidade e desejo-vos um feliz início de semana desportivo.

Agradecimentos: Reebok Sports Club Da Propriedade, em cujas instalações realizamos as imagens para este artigo.

Foto: Gonzalo Forma

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