Abdominais, vale tudo | Fitness Sport Life

Parece ser que todo o mundo sabe treinar o peitoral ou fazer um agachamento, no entanto, mais uma vez, os abdominais continua sendo essa área confusa e difícil de interpretar, onde vale tudo, expandiu-se e ficar esgotado, continua a ser para muitos o objetivo a conseguir.

Há poucos dias estive em um centro desportivo que se supõe que está na vanguarda dos motivos do Fitness; instalações surpreendentes e treinadores pessoais em cada área. No entanto, ocorre-me muito ver como o final é de um centro de fitness com conteúdos do passado envolto em um eclipsante design contemporâneo.

Foi anunciado que uma aula de abdominais, de 30 minutos, o espaço cheio de usuários desejosos de receber sua dose de six-pack e, finalmente, uma sessão de abdominais tradicionais centenas, sem ordem e muito menos sentido. Como podemos seguir fazendo essas coisas nos centros que parecem ser inovadores em nosso setor? Não me estranha que, às vezes, o coletivo médico ou investigadores da atividade física, ainda desconfiando do trabalho, que se desenvolve nos centros de Fitness.

Do meu ponto de vista, fazer uma aula específicas de abdominais já é por si só um erro, eu não acho que os abdominais são para machacarse de forma isolada, com inúmeras repetições, essa insistência, sem sentido de fazer centenas de abdominais continua calada fundo na consciência colectiva, e ao final, o critério de que os centros que se vende não o que os usuários precisam, mas que eles querem. Os músculos do tronco em geral e os abdominais em particular, não devem treinar, mas se envolver. Para mim, acho que é mais interessante e útil, uma sequência de exercícios gerais, onde o core seja o protagonista, que repetições intermináveis localizadas nos abdominais.

Mas este não foi o grande erro, mas a maneira e a ordem dos exercícios propostos. Os primeiros 20 minutos foram um repertório de crunchs à base de elevação de quadril e elevações de tronco deitado até o ponto de que a grande maioria (para não dizer todos) estavam contorcendo-se como podiam para tentar flexionar a coluna, sem sucesso, tudo isso com mensagens de superação do “instrutor” (embora eu acho que era um monitor desses) animando a todos que podiam fazer algumas repetições a mais. Mas o final da sessão foi o auge do elefante branco e a confirmação de que aquilo era produto da improvisação e o desconhecimento mais básico. Nos últimos exercidos o instrutor-monitor veio e decidiu incluir exercícios funcionais, incluindo várias placas prono e, além disso, eliminando apoios. Depois de ter esgotado até a extenuação dos músculos da parede abdominal é fácil de ver que para conseguir uma prensa onde atua toda uma cadeia muscular, a postura seria muito comprometida, já que os principais estabilizadores, os músculos abdominais, já eram incapazes de estabilizar; quadris em anteversión e lordose acentuadas era a única opção que se pode esperar desta ordem.

Como podemos pensar em colocar em ação a uma cadeia muscular quando o principal estabilizador não pode fazer o seu trabalho? Isso deve ser o senso comum. Ninguém “esmaga” os seus lombares até não poder mais antes de fazer agachamento, no entanto, parece ser que, dentro dos abdominais vale tudo, quando você terminar a sua sessão, exausto, suando e exausto, parece que tudo estava bem, surpreendentemente esta é a sensação que observei, ao terminar a sessão de gente feliz e satisfeita, com um aplauso ao monitor e agradecimentos à espera de ir para a próxima. Definitivamente o nosso trabalho é o de educar, mais do que treinar, tenho claro que a gente não distingue um trabalho adequado de um sem nenhum sentido, mas que um instrutor, dentro de um centro supostamente inovador ainda cometa estes erros, me parece já anacrônico. É uma mostra mas como se consegue vender academias tradicionais a preço de bem-estar, não importa o que seja bom, o mais importante é… parecer.

, Devemos ter presente que “a cadeia é tão forte quanto o elo mais fraco”, neste exemplo, podemos colocar-nos em posição de prancha, os braços e pernas têm força e capacidade para suportar o apoio, mas o que os estabilizadores do tronco? É fácil observar como esse elo não é capaz de suportar a força transmitida ao longo de toda a cadeia. Em todo o caso, teria sido uma solução menos traumática começar com alguns exercícios funcionais com placas e terminar com alguns analíticos deitadas sobre o chão.

Senhores clientes, usuários, atletas, instrutores, monitores e treinadores, ¡¡¡não tem sentido de esgotar a um estabilizador para, posteriormente, propor um exercício funcional com grandes demandas estabilizadoras!!! Não é muito bem sucedido fatigar os músculos da parede abdominal para, posteriormente, exigir que estáveis eficientemente a pôr em ação de uma cadeia muscular. E lembrem-se, os músculos da parede abdominal não estão lá para ser “musculosos”, mas para nos ajudar a estabilizar e receber carga e tensão ao colocar em ação a grandes cadeias cinéticas, então se você quiser uma cintura em forma, uns músculos abdominais fortes e bem tonificados, você já pode começar a empurrar, traccionar e elevar cargas.

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