Algo parecido com um push-up

pushup-okÉ difícil de ver em uma sala de treinamento para pessoas realizando um push-up adequadamente. É comum ver compensações e padrões incorretos neste super exercício.

O push-up é um grande exercício que põe em ação toda a cadeia muscular anterior; os abdominais intervêm estabilizando o tronco, peitorais e tríceps trabalham de forma enérgica e toda a cintura escapular começa um movimento coordenado para proporcionar um adequado ritmo escapular… isto é a teoria, porque muitas pessoas só conseguem algo parecido com um push-up

Se em uma das entradas anteriores analisou como nem tudo squat pode ser considerado como tal, o mesmo acontece com o push-up, muitas pessoas descem e sobem do fundo tentando fazer um push-up, mas tão somente um movimento cheio de compensação mecânicas de descoberta geralmente uma falta de força estabilizadora ou coordenação intermuscular. Alguns caras fortes de um centro de fitness viciados no supino, têm grande força extensora em seus enormes peitorais mas, no entanto, dá pena vê-los contorcendo-se no chão, ao fazer push-up por uma evidente falta de estabilidade escapular, também há o caso de pessoas que adentram o mal-entendido “treinamento funcional” e escolhem situações instáveis para realizar seus fundos pensando que é legal e que dará um plus de benefício ao movimento, no entanto, não só se enganam, mas a maioria ainda não dominam o push-up no chão quando já se encontram lutando com elemento em suspensão ou em apoio sobre o bosu, bolas, kettlebells ou qualquer elemento que, sem pensar, têm-se colocado debaixo dos apoios.

Dominar um bom push-up é uma das bases motoras que, além disso, permitirá transferências de e para outros movimentos, é uma ação que, além de força, requer uma grande estabilidade no tronco e cintura escapular. Se nesta situação estável e de cadeia fechada, não se é capaz de dominar esses aspectos mecânicos, serão gerados padrões incorretos que passarão a outros exercícios, perdendo os benefícios que pode gerar um push-up. Os erros mais comuns são:

– Não se dispõe de força e se projeta a cabeça para o chão, deixando o corpo para cima

– Os braços encontram-se separados. Os cotovelos devem estar apontando na diagonal para trás.

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– Não se dispõe de força estabilizadora na faixa abdominal e o corpo aparece vencido para baixo com o quadril baixa ou lombar excessivamente arqueada

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– Aparecem as escapulas aladas, sintoma de falta de estabilidade no serrato anterior

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Neste vídeo onde comparo um push-up errado com uma técnica muito mais correta, pode-se observar a grande diferença que existe entre fazer um push-up e uma coisa que… se parece com um push-up

Agora você terá um pouco mais claro quais devem ser os pontos-chave para obter um bom push-up e não algo parecido com isso

– Se o seu nariz toca o solo antes que o peito, não está fazendo um bom push-up

– Se suas escápulas são salientes para cima, não é um push-up adequado

– Se sua curva lombar ou baixa seu quadril, não é um push-up estabilizado

– Se seus ombros não se encontram à frente de seus cotovelos, não é um push-up saudável para seus ombros.

Estes são os critérios mínimos para garantir que você está realizando um verdadeiro push-up. Grave-se, obsérvate para obter um padrão correto, o que além de melhorar os seus fundos no chão, se conseguir transferir ações corretas a outros movimentos de press

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