Alimentação Flexitariana, uma boa forma de ser-quase, quase vegetariano

Gostaria de ser uma pessoa vegetariana, mas não quer renunciar à cobertura de presunto, o cozido ou ovos mexidos com chouriço para sempre? Pois, uma boa opção é o flexitarianismo, ou ser vegetariano flexível.

Na prática, significa que você é vegetariano a maior parte do tempo, 80-90%, mas você pode incluir carne ou de alimentos de origem animal um 20-10% de sua dieta.

72cb30eac6a99a1de144b1319e0bbe83E isso não é novo, conta Wikipédia que o termo começou a ser usado no ano de 1992 na revista ‘Austin American-Statesman”, quando a jornalista Linda Anthony escreveu um artigo sobre um novo café Acorn, que servia comida ‘Flexitariana’, apta para vegetarianos e não-vegetarianos. E no ano de 2003, foi eleita como a palavra mais útil do ano pela ‘American Dialect Society’ que definiu o flexitarianismo como: um vegetariano, ocasionalmente come carne.

A dieta vegetariana não é para todo mundo, e eu digo isso por experiência pessoal, depois de várias tentativas, e por amigos e amigas que querem ser vegetarianos, ou tentaram, mas tivemos que deixá-la por problemas de saúde diversos (anemias, fadiga, depressão, etc).

Eu acho que ser vegetariano é uma opção, não uma obrigação, e que nem todo mundo sai ganhando ao comer verde. Se depois de 6 meses de uma dieta vegetariana equilibrada não se tenha adaptado, não te sentes bem ou você sonha toda noite com umas tapitas de lombo, pois algo não vai bem. Se, além disso, você vai ao médico porque não te sentes bem e as analíticas começam a indicar problemas, como anemia, há que repensar a dieta vegetariana.fontes-proteina-vegetalhires

Acho que seguir uma dieta flexitariana é uma opção mais simples e saudável quando o vegetarianismo não se funciona, mas quer comer verde. Você pode ser vegetariano 90% de sua vida, mas nesse 10% do que você é, você pode continuar a desfrutar de um bom presunto ibérico, o cozido de sua mãe, aos domingos, um t-bone, um par de vezes por ano, ou o cordeiro ou a pescada ao forno de festas familiares, entre outros pratos, é que a cozinha espanhola, há muitos pratos tradicionais que incluem carnes e peixes, e é uma pena renunciar a eles, especialmente quando são compartilhados com a família e amigos, cozido em casa ou no restaurante com carnes e peixes de boa qualidade, e compartilhados em um bom ambiente. No final, se você é vegetariano, ou ficar em casa cozinhando sua comida, você acabar sendo o raro, e você toca aguentar as piadas na mesa, e ainda por cima, pagar a decote comida que não tocou, mas em Portugal há muitas pessoas que não entendem seus motivos para não comer produtos animais, mas pouco a pouco vamos mudando, e a tendência a comer o verde está em alta.

Ser flexitariano é confortável, permite-lhe cozinhar e comer pratos vegetarianos, como base de sua alimentação, compartilhar a sua comida e cozinha com a família e amigos, e não agobiarte se te falta alguma coisa e você tem que suplementarte com proteínas, vitaminas B e minerais como o ferro para evitar anemia e carências. Você pode desfrutar da grande variedade da cozinha vegetariana e permitir um capricho ‘animal’, sem arrependimentos. No final, come de tudo, mas você decide quando, quanto e a origem dos alimentos animais que entram em sua boca.

Segunda-feira sem carne

Uma opção flexitariana que está se tornando cada vez mais popular é incluir um ‘dia sem carne’ o ‘Meat Free Monday’ a cada semana, geralmente na segunda-feira para começar bem. E, pouco a pouco, evitar comer qualquer tipo de alimento de origem animal naquele dia, e até mesmo ir ampliando a dois, três, quatro e até seis dias por semana sem carne ou de alimentos de origem animal, deixando-o com um único dia para dar ao luxo de ser carnívoro. Assim se chega ao flexitarianismo de forma gradual e sem esforço. É um método simples de seguir, que permite que o sistema digestivo se acostumar com a dieta vegetariana, que costuma representar um esforço extra, pois contém maior quantidade de fibra que relaciona-se a digestão, e se você pensar em termos económicos e de tempo, permite-lhe poupar dinheiro do que o custo extra de carne de boa qualidade e tempo, pois as carnes são alimentos que avariam mais rapidamente do que os vegetais.

músculo-verde-istock_000078259919_largeE o que diz a ciência do flexitarianismo

Já existem estudos que mostram os benefícios da dieta flexitariana, como o ‘Estudo Prospectivo Europeu em Investigação sobre Dieta e Câncer’ da Universidade de Oxford-EPIC, que encontrou que as pessoas que seguem este tipo de dieta tem vantagens semelhantes às que seguem uma dieta vegetariana estrita, em questão de peso e saúde cardiovascular.

A Associação Americana de Dietética (ADA) e a Associação de Nutricionistas do Canadá, já se declararam a favor da dieta flexitariana como uma opção saudável para evitar problemas de excesso de peso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outros.

Deixo-vos um par de vídeos

O vídeo em inglês o Do flexitarians Live Longer? Como vivem os vegetarianos mais anos? do Dr. Greger do canal ‘Nutrition Facts’, que está bem documentado com os estudos que mostram que comer mais alimentos vegetais melhora a saúde e evita os problemas que se relacionam com o envelhecimento.

E porque você sabe que eu sempre acho que você tem que explicar a ciência com humor, deixo-vos um vídeo do blogueiro, youtuber e desportista Valentí São João, com Jordi Barro, que conseguem fazer os temas mais chato em vídeos divertidos e fáceis de entender, com Valentí até um Ironman parece fácil.

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