Alimentação para cuidar do coração

coração-mãos

Doenças cardiovasculares: hipertensão, colesterol alto, e má circulação e infarto… Mas são várias doenças, estão todas relacionadas com o envelhecimento e endurecimento dos tecidos e a falta de oxigenação e fornecimento de sangue para as células.

O coração é um dos tecidos que mais sofre a nossa forma de vida, felizmente avisa muitas vezes antes de parar a máquina irreversivelmente.

Os primeiros sintomas que indicam o cuidado com o coração, são as doenças cardiovasculares (aterosclerose, colesterol elevado, hipertensão, má circulação, etc.) quebra-cabeça-coração.

Infelizmente, tornaram-se uma verdadeira epidemia que afeta as sociedades avançadas. Estamos na Semana Mundial do coração, e mesmo que sejamos atletas e colher boas condições de saúde, ou mesmo de uma genética privilegiada, é importante não perder de vista que a maioria dos problemas cardiovasculares não são de nascença ou de nascimento, e que uma
boa alimentação saudável e equilibrada, evita muitos dos problemas atuais e ajuda a viver melhor com os problemas de coração de nascimento ou já diagnosticados.

Dicas básicas para cuidar do coração

São óbvios, mas não é de mais repeti-los

  • Evita o excesso de peso e segue uma dieta rica em produtos vegetais, nozes e peixes sem gorduras saturadas
  • Pratique exercício todos os dias de sua vida. O coração precisa de mudanças, desde o batimento rítmico e constante de uma caminhada ou corrida tranquila de 25 a 60 minutos, os altos e baixos que aceleram com os exercícios de alta intensidade que te fazem suar. Tudo soma.
  • Evita o estresse e a tensão, e viva a vida com calma.
  • Pensa positivo, ou ao menos, sorri a cada dia. Está comprovado que as pessoas que veem a vida em cor-de-rosa, e as que lhes custa menos sorrir, são menos propensas a doenças cardiovasculares.
  • Cuide de sua saúde emocional, a família, os antigos amigos, os novos que farás, são alimento para a alma e o coração
  • Se o de fazer yoga ou meditação não é o seu, não importa, procure ter alguns minutos de silêncio a cada dia, para verificar como você se sente, física, mental e emocionalmente.

Que não faltem na sua mesa

doutora-coracao-4

  • Vitaminas B6 e B12 (levedura de cerveja, peixes), que reduz os níveis de homocisteína no sangue.
  • Alimentos ricos em potássio, com efeitos diuréticos e hipotensores, como legumes e frutas (abacate, espinafre, brócolos, banana, batata, aipo, repolho, legumes e aspargos)
  • Flavonóides e rotina (frutas ácidas, trigo), para fortalecer a parede vascular e mantê-la flexível.
  • Alimentos anti-coagulantes, como o alho, cebola, alhos-porros.
  • Cálcio dos produtos lácteos, que ajuda a manter a pressão arterial baixa.
  • Ácidos graxos ômega-3, nozes e peixes de águas frias, que evitam a formação de placas de colesterol nas artérias e ajudam a baixar a pressão sanguínea.
  • A fibra reduz o colesterol, o encontra nas frutas, legumes, frutos secos, cereais e derivados integrais.
  • A Vitamina E (abacate, gérmen de trigo, nozes, óleos vegetais), com propriedades antioxidantes e preventivas para reduzir o LDL-colesterol e melhorar a circulação sanguínea.

Plantas tradicionais que ajudam

Sem nos esquecer de que as plantas medicinais tradicionais também podem ter efeitos colaterais, por isso é necessário consultar o nosso médico. Há duas plantas mediterrânicas com propriedades cardiotónicas (tonificantes para o coração) que foram tomadas desde a antiguidade para cuidar do coração e apenas tem efeitos colaterais.

As folhas e flores do espinheiro-branco, são reguladoras cardiovasculares, previne a tensão alta, são diuréticas e mantêm a circulação sangüínea.
A infusão de folhas de oliveira têm efeitos hipotensores.
Menu-exemplo de 1 dia para prevenir e cuidar do coração

Pequeno-almoço
Infusão de camomila com limão natural, mingau de aveia com iogurte natural e um kiwi

Meio Da Manhã
Uma banana, uma infusão de chá rooibos e uma onça de chocolate preto de mais de 80%5 ao dia coração

Comida
Lentilhas cozidas com legumes (cenoura, tomate, pimentão, cebola, alho, etc.)

Peito de frango grelhado com tomate natural aliñado com óleo CARNAVAL.
Maçã lavada, com pele

Lanche
Meio tangerina em gomos, e se há fome, um copo de leite ou um iogurte vegetal, com 5 nozes

Jantar
Salada de quinoa com fatias de peras, cebola e pimentão vermelho cru
Uma omelete de 1 ovo com ervas aromáticas
Um cacho pequeno de uvas vermelhas

Antes de dormir
Infusão relaxante (melisa, flor de laranjeira, tila, etc.)

Deixo-vos um link para o site da Semana do Coração, onde você pode encontrar mais informações sobre atividades, workshops em diferentes cidades.coração-maçã

E não podia terminar sem incluir algum vídeo, o primeiro é o oficial da Semana do coração:

E o vídeo especial… a Marisol cantando a música ‘Coração Feliz’, nada menos que, em 1968, um clássico para se alegrar, junto o coração.

Leave a Reply