Alimentos que parecem partes do corpo como Funcionam?

Desde a Antiguidade, as pessoas usavam alimentos com parecidos razoáveis a partes do corpo com a crença de que podiam ajudar a prevenir e curar problemas por semelhança. Por exemplo, a noz, se a vista é realmente parecido com um cérebro humano, e, curiosamente, o seu conteúdo em vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega 3 e 6 fazem um alimento muito nutritivo para a saúde cerebral.

Os antigos não dispunham de laboratórios ou de publicações em revistas científicas, algumas vezes, a semelhança acertaba, e outras, não, como é o caso do chifre de rinoceronte e a impotência, que, apesar de hoje se sabe que contém algumas substâncias que podem aumentar a testosterona, a caça indiscriminada de rinocerontes tem feito muito mal e foi levado para a extinção da espécie. Mas quando falamos de alimentos naturais, vegetais, frutas, peixes, etc., os similares não só não fazem mal, também foi visto que a cultura popular não ia desencaminada, e até foi encontrado nutrientes em sua composição que, do ponto de vista da ciência, eles são válidos na hora de proteger os órgãos ou tecidos a que se parecem.

Deixo-vos um infográfico do chefe de design da Sport Life, Fran Yestera, que foi feito com um texto que lhe passei com alimentos e partes do corpo com ‘parecidos razoáveis’ sim que demonstraram o seu efeito protetor e medicinal sobre a sua ‘natimorto’. É muito visual e realmente resume muito bem a idéia para tê-la à mão na cozinha.

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Uma fatia de cenoura – OlhosBolo de cenoura portion on white
Ao cortar uma rodela de cenoura, você pode ver como os anéis concêntricos se assemelham às do olho humano. As cenouras contêm beta-caroteno, a provitamina A, que lhes dá a cor laranja e ajuda a melhorar a visão, especialmente a noturna.

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As nozes têm um elevado teor em ácidos omega-3 e omega-6, vegetais, na proporção de 3:1, relacionados com a função cerebral.

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Aipo-Ossos
O aipo contém silício, um mineral que faz parte da estrutura molecular que mantém os ossos fortes.

Abacate-Aparelho Genital Feminino
Os abacates, semelhante ao útero, são ricos em gorduras saudáveis que mantêm o equilibr

io hormonal e ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural

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Amêijoa-Testículos
Esses moluscos são ricos em zainc e ácido fólico, que melhoram a qualidade do esperma e a fertilidade masculina.

Conceitual Image To Illustrate Breast Enlargement.Toranja-Peito
Os pomelos contêm fibras e substâncias antioxidantes, que ajudam a regular a produção de estrogênio e podem prevenir o aparecimento de câncer de mama.

bebida-vinho-sangue-iStock_000050720944_LargeVinho tinto-Sangue
O vinho vermelho ou tinto contém resveratrol e antioxidantes que ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos que estão associados com maior risco de infarto e doenças cardíacas.

Gengibre-Estômagogengibre-estômago-iStock_000012504167_Large
A raiz de gengibre contém fitoquímicos chamados gingerósidos que ajudam a prevenir náuseas e vômitos na gravidez, viagens e tratamentos de quimioterapia.

Batata-Doce-Pâncreaswhole and halved sweet potatoes
As batatas-doces são ricos em beta-caroteno antioxidantes que mantêm-se em bom estado da pele e das mucosas e ajudam a prevenir tumores, como o de pâncreas.

Mandarinas-Pulmões
São ricas em flavonóides, ácidos cítricos e vitaminas antioxidantes C e licopeno, que cuidam da saúde pulmonar e reduz o risco de desenvolver doença pulmonar

Feijão pintas-Rins
São fonte de proteína vegetal, sem a gordura saturada da carne, que aliviam a função de depuração dos rins junto ao seu conteúdo em fibra solúvel e insolúvel. O aporte de minerais como o potássio e o magnésio ajuda a evitar as pedras nos rins.

Tomate-Próstata
Os homens que tomam mais de 10 porções de tomates por semana reduzem o risco de câncer de próstata em 20%, segundo um estudo inglês. O papel protetor se deve ao alto teor de licopeno, um antioxidante dos tomates, especialmente quando são cozinhados.

Maçãs-Coração
Trazem flavonóides, vitamina e e vitamina C, que ajuda an a regular os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, melhorando a saúde cardiovascular e o seu conteúdo em fibra pectina previne a obesidade e a diabetes.

Peixes-Músculos
Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade para manter e criar novas fibras musculares. Além disso, fornecem ácidos graxos ômega-3, gordura saudável para evitar o inchaço durante os treinos intensos para ganhar volume muscular.

Deixo-vos um vídeo que achei em inglês com alimentos, que se parecem com partes do corpo:

Seguro que me escapam outras semelhantes Tendes algum alimento que se pareça com alguma parte do corpo que mais? Entre todos nós podemos fazer uma lista de compras com que pareça um tratado de Anatomia e Alimentação Saudável. Partilha!!!

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