Alimentos que te ajudam com a enxaqueca

A enxaqueca aparece como uma dor de cabeça muito aguda, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao ruído, tontura e outros sintomas que impedem de manter a atividade normal.

No dia 12 de setembro é o Dia Europeu de Acção contra a Enxaqueca. A Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) estima que mais de 3,5 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca em Portugal e eles, quase um milhão sofrem de forma crônica, ou seja, têm dor de cabeça a mais de 15 dias por mês.

A Drª Patricia Poço Rosich, Coordenadora do Grupo de Estudo de Cefaléias da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) adverte que muitas das pessoas que sofrem de enxaquecas crônicas não vão ao médico com os riscos e problemas que acarreta: “Um elevado percentual de pacientes que nunca visualizaram costuma utilizar drogas de livre dispensação, sem o consequente controle médico e este é um dos principais fatores que aumentam significativamente o risco de cronificación das enxaquecas e dores de cabeça”.

Além de que a enxaqueca crônica é um grande impacto no âmbito pessoal e social, afectando gravemente a qualidade de vida, deficiência e atividade diária, essas pessoas têm o dobro de chances de sofrer depressão, ansiedade e dor crônica, em relação aos outros que a sua enxaqueca não é crônica.

A Dra Patrícia comenta: “quase todos os casos de enxaqueca são susceptíveis de melhorar manejados de modo adequado. Em um estudo epidemiológico português, foi feito um acompanhamento dos pacientes com cefaléia crônica diária, depois de ter realizado uma intervenção terapêutica, e até 60% dos pacientes melhorou”.

Por que aparecem as enxaquecas?
A enxaqueca tem uma base genética que faz com que os pacientes sejam potencialmente mais vulneráveis ao sistema da dor. Isto, aliado a fatores ambientais, como hormônios, alteração do sono, estresse e de outro tipo, modulam a expressão destes genes envolvidos em aspectos como a plasticidade e a excitabilidade do cérebro, assim como na memória da dor ou dos estados anímicos, o que faz com que a rede complexa de dor do sistema límbico está em um permanente estado de instabilidade. Os ataques de enxaqueca são acionados por a soma de vários desses fatores, provocando a ativação do sistema trigeminovascular de nosso cérebro.

De acordo com o Estudo FACTOR, realizado em Portugal por membros do Grupo de Estudo de dores de cabeça da SEN entre quase 1.000 pacientes, quase 97% dos participantes foram capazes de identificar, pelo menos, um fator precipitante de suas crises, sendo o estresse (71%), alterações hormonais da menstruação, gravidez ou menopausa (75% em mulheres) e os distúrbios do sono (68%) os mais referidos.

Os fatores ambientais (59,55), principalmente pelas mudanças de tempo (33,5%) ou a exposição ao sol ou a clareza (22%), são a quarta razão mais assinalada, seguida de certas condutas dietéticas (55%) –o jejum e o consumo de álcool (31%), principalmente, e relacionados com esforços ou atividades físicas (21%).

Do ponto de vista da alimentação, cada pessoa é di

ferente, mas existem alimentos que podem ajudar a prevenir e aliviar as enxaquecas, como:

  • Dieta rica em vegetais e frutas pobres em sal e rica em potássio (couve, brócolos, aipo, batata, aspargo, banana, abacate) por seu efeito vasodilatador e diurético, que podem aliviar a vasoconstrição.
  • A vitamina C (frutas cítricas, pimentão, kiwi) atua como analgésico natural, e pode inibir a síntese de prostaglandinas responsáveis da dor.
  • Vitamina B2 ou riboflavina (levedura de cerveja, brócolos, cereais integrais) que, em estudos clínicos alivia a intensidade e a duração da enxaqueca.
  • Alimentos ricos em magnésio (soja, feijão, banana, frutas do bosque) mineral envolvido na manutenção das membranas das células nervosas.
  • Identifica-se a enxaqueca aparece depois de tomar certos alimentos, como o chocolate, queijos curados e bebidas alcoólicas, fumados, etc., que são ricos em tiramina. Assim como alimentos ricos em nitratos e nitritos, como as carnes processadas (salsichas, hambúrgueres, etc.). Cada pessoa é diferente, tente excluir os alimentos que parecem relacionados com sua enxaqueca.
  • Beber água e líquidos para hidratar a discrição.

Plantas que ajudam com a enxaqueca

  • Essência de hortelã para aplicar sobre os pontos dolorosas por seu efeito descongestionante e analgésico suave.
  • Raiz de gengibre para temperar as refeições e em infusão e prevenir as náuseas.
  • Infusão e óleo essencial de lavanda com efeito sedativo.
  • Infusão ou extrato de pasiflora, com propriedades ansiolíticas e miorrelajantes.

Menu-exemplo para prevenir e melhorar a enxaqueca

Ao notar os primeiros sintomas, o melhor é se hidratar adequadamente, seguir uma dieta muito clara e

descansar em um lugar escuro, até que se passe. No dia seguinte, continuar com uma dieta leve e semi-purificação.

Pequeno-almoço
Frutas frescas e sucos naturais

Comida
Salada variada
Queijo fresco

Jantar
Legumes ao vapor
Omelete

Quanto ao exercício, se feito de maneira constante, o esporte pode ser uma forma de prevenir e aliviar enxaquecas leves, como aponta esta entrada no blog www.Midolordecabeza.org: dores de cabeça e exercício, um cérebro saudável em um corpo saudável.

Deixo-vos este vídeo da Dra Patricia Poço:

E este vídeo com uma postura de yoga para aliviar a enxaqueca e a dor de cabeça, a postura do ângulo ou Prasarita Padottanasana. Você pode encontrar mais posturas com explicacions e vídeos para prevenir e melhorar outras doenças em www.yogafit.es:

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