Alimentos que te ajudam com alergia

alergia[1]Alguns de vós me haveis perguntado como se pode prevenir ou aliviar as alergias, agora que a primavera chega, eu conto como eu, aviso que há que ter força de vontade e aguentar os dias de espirros, mas a mim me compensa.

Eu tenho alergia a vários tipos de pólen de primavera e de outono, à oxidação e a alguns alimentos. Não quero que soe a presunção, mas não tenho tido nunca um anti-histamínico. O que eu faço? Tentativa de prevenir e controlar os sintomas com alimentação e medidas lógicas. Não é fácil e não é infalível, os sintomas se reduzem ao mínimo se você tem força de vontade e lógica, e a cada ano eu vou aprender algo novo.homem-alergia

Para reduzir os sintomas da alergia, tentativa de seguir uma dieta anti-inflamatória e livre de alimentos com histamina ou que me provoquem inflamação. Alguns alimentos agem como anti-histamínicos naturais, pelo seu conteúdo em flavonóides, vitaminas e minerais que reduzem a inflamação e cooperam com o sistema imune para obter o equilíbrio frente aos alérgenos.

É muito importante que você comece com a dieta antes da época de alergia, melhor se passar uns dias a frutas e sopas de legumes para fazer uma boa depuração e ir preparando o corpo para a temporada, e a mente para os pequenos sacrifícios que você vai ter que fazer. E que se você trabalha, seja constante, você terá que organizar os seus menus durante toda a temporada de alergia, no meu caso são mais de 7 meses por ano.

alimentos-alergia

Alimentos melhor do que medicamentos

Estes são os 20 alimentos básicos na minha dieta antialergia

  1. Abacate. O seu teor em vitamina e e ácidos graxos monoinsaturados tem ação anti-inflamatória. Toma-Se cru.
  2. Alho. Seu cheiro se deve ao seu conteúdo em alicina, uma substância rica em enxofre, um mineral detoxificante com ação anti-inflamatória, ajuda a prevenir a asma, favorece a circulação e a sua ação bactericida, ajuda a prevenir gripes e resfriados que podem aparecer se o seu sistema respiratório está enfraquecido pela alergia. Toma-Se cru, sim, não é muito agradável, mas quanto mais você cheira a alho, mais protegido você está.
  3. Alcachofra. É uma hortaliça de primavera famosa como alimento laxante e depurativo pelo seu conteúdo em cinarina, uma substância amarga que protege o fígado e estimula a vesícula biliar. Também traz caroteno, vitamina C, Bs, e magnésio. Um bom computador para fortalecer o corpo na temporada de alergias. Deve-Se tomar cru ou levemente cozido ou grelhado.
  4. Cebola. Contém quercetina, um flavonóide que diminui a produção de histamina e reduz o número de leucócitos e leucotrienos no sangue perante a inflamação. Se consumida crua, sinto muito por seu parceiro.
  5. Couves. Repolho, lombarda, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, etc., da família das couves contém isotiocianatos e vitamina C, com ação anti-inflamatória e anti-histamínica. Podem ser consumidas cruas em saladas ou ligeiramente cozidos no vapor.
  6. Cúrcuma. A raiz crua contém curcumina, que inibem as prostaglandinas e têm um grande efeito anti-inflamatório. Tomam-Se fatias de raiz crua.
  7. Espargos. É uma hortaliça de primavera com princípios depurativos e tonificantes. O seu conteúdo em vitaminas B (B1, B2, B6, ácido fólico, potássio e zinco, que lhe dá energia para quando a alergia te deixa perdida. Tomam-Se crus, levemente cozidos ou grelhados.
  8. Gengibre. Outra raiz com efeitos anti-inflamatórios pelo seu conteúdo em óleos essenciais voláteis (zingerona, granulometria)). Sua gostosura tem ação descongestionante. Teste a morder fatias finas de raiz crua de gengibre quando não consegue respirar pelo nariz.
  9. Kiwi. O seu alto conteúdo em vitamina C (1mg por g de kiwi), reduz a liberação de histamina, prevenindo a inflamação, retenção de líquidos e congestionamento. Também fornece magnésio, um mineral essencial para o metabolismo e ajuda a vitamina C For tomada cru, em jejum, à primeira hora ou entre as refeições.
  10. Limão. É uma fruta rica em vitamina C, ácidos cítricos, hesperidina ou vitamina P. Em conjunto é um alimento anti-inflamatório, e fortalece o sisteman imunológico. Toma-Se cru ou recém-espremido em um copo de água em jejum e de origem biológica.
  11. Nozes. Seu conteúdo equilibrado em ácidos gordos omega-3 e omega-6 e magnésio ajudam a prevenir e reduzir a inflamação associada à alergia. O melhor é começar nozes com casca de temporada.
  12. Abóbora. Cor-de-laranja se deve ao seu alto teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A, que fortalecem o sistema imunológico e protegem as mucosas respiratórias que se enfraquecem pela reação aos alérgenos. Deve-Se tomar crua, em chapas ou em sumo ou levemente cozida.
  13. Peixe azul. Seu alto teor em ácidos gordos omega-3 ajuda a evitar a inflamação. Além disso, é uma boa fonte de proteínas, para evitar abusar das carnes, que deve reduzir em épocas de alergia. Toma-cozido, assado ou grelhado.
  14. Pimentas. Contêm vitamina C, e, se picam, também são ricos em capsaicina. Ambas as substâncias são anti-inflamatórias, e o picante é descongestionante. Toma-Se cru ou você pode adicionar caiena ou pimenta nos pratos.
  15. Abacaxi. É rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que se encarrega de digerir as proteínas inflamatórias. Além disso, é rica em vitamna C anti-histamínica. Toma-Se fresca e crua, não vale conservas.
  16. Toranja. É outro cítrico muito rico em vitamina C, que protege o sistema imunológico e atua como anti-histamínico. A polpa se concentram os flavonóides, que protegem as células, melhor tomar o tangerina em gomos que em sumo.
  17. Rabanete. Esta pequena e picante hortaliça contém isotiocianatos. É um ótimo descongestionante nasal, aumenta as secreções eliminação de muco e te ajuda a respirar. Tomam-Se crus.
  18. Alcaçuz. A raiz seca em infusão contém glicirrina, com ação antimucolítica e anti-inflamatória. Se ferve a raiz por alguns minutos em água fervente para soltar os princípios.
  19. Chá rooibos. É um chá sem cafeína, rico em quercetina, que atua como modulação imunológico, bloqueia a produção de histamina e hidrata as mucosas danificadas por alérgenos. Melhor escolher rooibos ecológico para fazer infusões diárias.
  20. Cenoura. Outra hortaliça e laranja, rica em beta-caroteno, que protegem as mucosas respiratórias e cuidam o sistema imunológico. Se consumida crua ou pouco cozida.

Alimentos a evitar:alergia-evita-chocolate

  • Álcool
  • Café, chá preto
  • Berinjela
  • Carnes vermelhas
  • Chocolate
  • Enchidos
  • Ovos
  • Leite e queijos curados
  • Frutos do mar
  • Batatas
  • Tomate

Um prato que funciona muito bem: a sopa de galinha californiana

Estou sempre atenta a esta receita de sopa de frango para toda a vida, hidrata e tem um sabor estimulante. Diz a lenda que a receita tinha 800 anos, vinha da Europa e as grandes epidemias de gripe, mas que se popularizou há um anos, quando a modernizando o Dr. Ziment na Califórnia.

Ingredientes: 1 frango cortado em pedaços, 1 cabeça de alho, 1 cebola, 1 batata doce, 1 nabo, 1 chirivia, 3 ramos de aipo, 3 cenouras, salsa e tanta pimenta como você pode suportar.
Preparação: Troceas os ingredientes e cueces na panela de pressão com 1 litro de água, durante pelo menos 30 minutos.
Por que funciona? A pimenta ajuda a descongestionar o nariz, o alho e a cebola, que têm efeito antibiótico e fluidifican as secreções, a cenoura e a batata doce lhe dão os beta-caroteno, a salsa fornece vitamina C e o frango contém cisteína, um aminoácido antioxidante e fluidificante.

Aí vai um remédio popular mediterrâneo: Alecrim e mel.

A mel cru ou sem pasteurização da zona onde vive, pode ajudá-lo como se uma “vacina” natural se tratasse, ao conter pólen das flores da região. Mas há que ter cuidado, a reação pode ser forte.

O alecrim é uma planta medicinal com efeitos estimulantes, anti-inflamatórios, bactericidas e protetores das defesas. Uma infusão de alecrim é amarga, mas te ajuda a evitar a fadiga e falta de energia que costuma vir com a primavera e a alergia

Um conselho proteínas: Como durante a temporada de alergias reduzco o consumo de carnes vermelhas e aves, consigo mais proteínas tomando peixe e dois iogurtes naturais sem adição de açúcar ou adoçantes todos os dias.

alergia-beber-águaA hidratação é sempre importante, mas na temporada de alergia há que se hidratar durante todo o dia, eu faço-o com água com limão natural e chás de ervas naturais de gengibre e limão caseiras.

Não quero enganar ninguém, eu sou alérgica e tenho meus dias ruins, mas são poucos, em geral, eu posso respirar, treinar, até que chega o verão e um dia eu me levanto e percebo que a temporada acabou, que já me posso relaxar até setembro, mas para mim é importante evitar tomar medicamentos de forma prolongada, e com a alergia, teria que tomar um comprimido de quase todo o ano. Então, enquanto me funcione, um par de dias de lagrimeos, muco e dor de cabeça me compensa.

Este vídeo de ‘o canto da Mavi’ é bastante útil para saber os sintomas de alergias, traz dicas, truques, remédios, etc., que ajudam a prevenir e reduzir os sintomas de alergia.

Você e seus truques? Por favor, compartilhe seus truques e dicas para a alergia conosco. Entre todos aprendemos algo novo, porque #loquehacescadadiacuenta

Leave a Reply