Army Race 2015, desafio blindado

Army Race 2015

No passado dia 31 de outubro, teve lugar na Base Militar O Guloso BRIAC XII , a corrida chamada Army Race, desafio blindado. E o título, desafio, nunca foi mais oportuna. A todos os amantes deste tipo de eventos-lhes eu tenho que comunicar que, a partir de agora, quadro em vermelho no calendário com a data desta corrida.

A organização, a distribuição das provas, a exigência (de menos a mais), a segurança e sobre tudo, o divertido do traçado, fazem com que a minha avaliação sobre esta primeira edição do desafio blindado seja praticamente 10.

A prova começou com alguns metros de corrida, para em seguida começar salvando o primeiro obstáculo, uma barreira elevada de madeira, que tinha que superar usando o impulso necessário (força explosiva). Em seguida, após algumas centenas de metros mais, chegamos a um pequeno fosso com água. Atravessá-lo supunha que a água chegará à altura da cintura, aproximadamente. Imediatamente depois tinha que superar uma série de degraus, atravessando jatos de água laterais (caso ele ainda não tinha molhado o suficiente).

Após correr alguns metros mais e superar uma série de obstáculos, como pneus de caminhão e outros, chegamos à pista americana, típico percurso militar com vários obstáculos. Paredes verticais, fossos, você arrastá-la por debaixo do arame farpado, equilíbrios…

Após isso, para continuar aquecendo, chegamos a uma área em que tivemos que nos colocar óculos de proteção para evitar áreas com fumaça, passar por umas trincheiras com pouca visibilidade, superar escombros e salvar os desníveis do terreno.

Um pouco mais a frente chegamos a “charcha”, mas não foi só uma, foram várias as áreas de água e barro que tivemos que superar (e muito amplos, por certo). Ao final, esses obstáculos são os que dão o ponto de humor e resistência a este tipo de testes e a organização, era consciente disso.

Não posso me esquecer das provas que tivemos que passar por cima e por baixo dos carros de combate, o caminhão que tivemos que atravessar por cima!, passando por sua banheira cheia de água e lama, atravessar “esgotos”, em que dificilmente cabia uma pessoa agachada e com uma chuva de mangueiras por cima, subir desníveis de até 80% , enquanto os soldados se apontavam, com poderosos jatos de água… Para quando já pensávamos que tínhamos quase terminado, chegamos à piscina para nadar com roupa de largura! Chamai-me louco, mas eu passe em grande escala. Além disso, ao finalizar a organização tinha preparado para cada um de nós,@s um caldito quente, água, bebidas isotónicas, etc. Por se fosse pouco, a hora de profissionalismo, tínhamos tendas gigantes, com aquecimento e chuveiros individuais com água quente!

Eu tenho que dizer que eu gostaria de fazer o curso de pelo menos 10km, mas à tarde (7) teve uma corrida muito divertida, Run Halloween e eu pensei que talvez seria demais. O ano que vem não me perco. Embora os advirto que esta corrida não pode ser ultrapassado assim como assim, se quereis participar neste tipo de eventos vocês devem planejar bem a vossa preparação. Realizar trabalhos de força e força-resistência, além de fazer exercício aeróbico de forma regular. Graças a isso, você pode desfrutar da corrida, sem necessidade de sofrer, de um modo desnecessário. Para isso você pode consultar o meu blog e nossa página web, onde há um grande número de planos de treinamento, rotinas, etc. www.sportlife.es

Entrando na BM Entrando na BM Após a linha inimiga Após a linha inimiga Preparações Preparado Primeiro obstáculo Primeiro obstáculo
O primeiro mergulho O primeiro mergulho Mais assombrar o banho e lama Mais a assombrar o banho e barro Não era apenas atravessá-lo por cima, era o barro do interior... Não era apenas atravessá-lo por cima, era o barro do interior… Correndo para a galeria de tiro, Correndo para a galeria de tiro
Atravessando carros de combate Atravessando carros de combate Verificando que está tudo bem, Verificando que está tudo bem Em branco Em branco Se eu acabou

Lembre-se que, depois de este tipo de eventos (e mais quando você faz duas corridas em um dia) o descanso e a alimentação são fundamentais. Embora, em uma corrida normal de cerca de 7 km, a intensidade média, não se esgotarão os depósitos e reservas de glicogênio, por se tratar de um evento especial, com momentos de alta intensidade e exercícios de força, eu preferi prevenir e após a corrida (antes de 1h após a sua conclusão) receber o HC de lenta absorção, e algo de potássio em forma de frutas (banana). Para comer, tomei arroz integral, algo de carne e fruta natural. Uma hora e meia antes da corrida, um pouco de fruta (banana) e um café. Entre meias, faça cerca de 15 minutos de exercícios de flexibilidade e mobilidade articular e a verdade é que eu achei muito bem durante todo o dia. Depois da segunda corrida, segui a mesma estratégia, incluindo alongamentos suaves ao chegar em casa. Como imaginaréis, dormi muito bem essa noite.

Você também pode obtê-lo, tudo é uma questão de levantar e tentar novamente. O certo é que não foi nada de extraordinário. Muito humor com o fim-de-semana desportivo Sportlifer@s.

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