Cafeína e rendimento desportivo | Medicina e saúde

Café, chá, mate, refrigerantes de cola,… faz parte da vida social de todos nós. Esses alimentos têm em comum um princípio ativo, a cafeína.

Desde há já alguns anos, a cafeína tem entrado no mundo esportivo. O motivo principal deste post é a melhoria do desempenho esportivo, mas, o fato de que a cafeína melhora o desempenho no esporte? Como funciona a cafeína? Neste caso, surgem inúmeras perguntas.
A cafeína é uma substância farmacológica ativa, conhecida quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina (fig.1).

Premissas sobre a cafeína:

• Desde o início da humanidade, todas as culturas têm consumido cafeína.
• O risco para a saúde que isso comporta é mínimo.
• A partir de um ponto de vista ético é uma substância absolutamente legal.
• Já em 1939, Boje, recomendou o uso da cafeína nas competições atléticas.

Qual é o mecanismo de ação da cafeína?

1. Oxidação de gorduras:

Embora não está claro como intervém a oxidação de gorduras, aumenta a lipólise em repouso, ajudando a controlar o peso.

2. Glicogênio muscular:

Existem estudos que evidenciam a menor utilização do glicogênio durante o exercício prolongado não extenuante. Outros estudos com exercícios até 30 minutos melhora a resistência, sem variação do glicogênio.

3. Glicose sangüínea:

Em um estudo relativamente freqüente de Yeo e colaboradores (2005) indicam que quando a glicose é ingerida em conjunto com cafeína durante o exercício, ocorre uma maior oxidação exógena de carboidratos que se ingere a glicose sozinha.

4. Status energético:

De acordo com os estudos de que dispomos na atualidade, parece que a cafeína podria melhorar o estado de energia, diminuindo a utilização de fosfocreatina, mas é necessário continuar a realizar estudos a respeito.

5. Catecolaminas:

A ingestão de cafeína induz um aumento dos níveis de adrenalina.

6. Equilíbrio iônico:

Com a ingestão de cafeína tem sido observado, por um lado, o aumento de potássio no plasma durante o exercício e, por outro lado, a nível do cálcio no retículo sarcoplásmico do músculo estriado.

7. Sistema nervoso:

A cafeína pode melhorar significativamente o desempenho físico e mental durante e após o exercício de resistência. É de salientar que a melhora no desempenho cognitivo com cafeína ainda estava presente depois de realizar um exercício extenuante.

As bebidas energéticas contêm aproximadamente a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café caseiro. O teor médio de cafeína por unidade (250 ml) de bebida energética é de 80 mg (ver Tabela)

café-grafica

www.energydrinkseurope.org/coffee-vs-energy-drinks/

Sports training – Sport fitness

www.pponline.co.uk/encyc/0204.htm

The Effects of Caffeine on Exercise Performance

http://www.weightlossresources.co.uk/exercise/workouts/caffeine-performance.htm

What about caffeine after exercise?

http://www.velonews.com/article/84963

Does Caffeine Help Exercise?

http://www.diet-blog.com/archives/2008/12/23/does_caffeine_help_exercise.php

Leave a Reply