Carregando pilhas | Preparando um Ironman com Phil Maffetone

Levo todo o mês de abril, somando-se quilômetros e quilômetros de bicicleta, correr e nadar, embora os exercícios na água têm sido mais espaçados e mais curtos, mas feita com um mimo especial e tentando que sejam da máxima qualidade. Além disso, eu cuidados com a nutrição. Não tenho comido qualquer coisa, em qualquer momento. Sempre com o objetivo de ter o máximo de energia neste mês de carga de volume.

Até agora não houve nenhum dia em que sentisse o cansaço, um detalhe que sempre me entristeceu e me surpreendeu. Não sentir o cansaço habitual quando se treina entre 13 e 14 horas por semana é no mínimo curioso.

Depois da euforia que senti quando pela primeira vez na minha vida eu deixei puxado para o meu marido, na partida do fim de semana anterior, neste sábado, apenas por estar em cima da bicicleta e, depois de ter aquecido a poucos quilômetros está o tio e me diz: “você Sabe qual vai ser o título de seu post desta semana? Que pouco dura a alegria em casa do pobre“. Questão psicológica ou não, mas rapidamente me dei conta de que Curris não ia deixar escapar esta oportunidade para colocar as coisas em seu site (coisas de casais, piques inevitáveis).

Logo percebeu que não enfrentaria como o treino. Pensei que aquelas palavras não deveriam debilitarme mentalmente, mas a verdade é que a acumulação de treinos, me passaram fatura e desta vez foi ele quem me deixou rodada.

Treinos de abril concluídos

Treinos de abril concluídos

Reconhecer suas próprias limitações é um grande treino de cabeça. Em alguns casos, a acumulação de treinos provoca ocasionalmente uma queda de desempenho pontual. Um passo para trás para pegar carrerilla e dar um salto para a frente.

No dia seguinte, domingo, eu saí sozinha: 90 km com um dia cinzento e um forte vento que não convidava a pedalar. Foi desses treinos, nos quais se cuestionas se valeu a pena: “se poderia estar em casa lendo a imprensa tão ricamente, tomando o pequeno almoço com o pijama posto!” Mas tinha que ser forte mentalmente, cumprir com a disciplina de trabalho e de estar sentada na bicicleta durante 4 horas. Me incomodava o selim, o que diminui o ânimo e só pensava em terminar o mais rápido possível. (Espero resolver esse problema em minha visita, na próxima semana, Victor Calsamiglia de Ciclystlab).

Surpreendentemente, apesar do meu estado de desconforto ao descer da bicicleta, eu me encontro com um treino de 90 km em 3 horas e 37 minutos. Um bom registo para mim. Isso significa que, apesar de que as sensações não foram boas, tenho feito grandes avanços na bicicleta. Estou forte, cada dia mais. Apenas o pequeno detalhe do selim me incomoda, mas se consigo resolver isso eu acho que posso fazer uma boa bicicleta em Zurique. Ou seja, melhorar consideravelmente o tempo que eu fiz no meu primeiro Ironman. Este é o objetivo.

Segunda-feira, estava cansada. Foi a primeira vez que o senti. Não esgotada, mas sim com o corpo confortavelmente lento. Em nenhum momento senti um cansaço muscular, isso me chama muito a atenção, os músculos não estão sofrendo. Eu estou ciente de que o descanso também faz parte do treino e vou estar uma semana com um treino de manutenção para voltar a aumentar o ritmo na próxima semana.

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