Cinco dicas para evitar ganhar peso na véspera de Natal

Apenas um dia para o Natal, e com ele vem uma das jantar mais fortes do ano. Como sempre digo, no Natal e também no resto do ano, é fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada, mas de vez em quando, podemos usar a frase “as regras são feitas para serem quebradas”.

Eu sei que é complicado dizer que não a uma mesa repleta de comida de todo tipo: frutos do mar, peixes, carnes, salgados, bolo, nougat, marzipan, etc. Um dia é um dia, mas o fato de comer de mais e não tem por que estragar o trabalho realizado durante meses. Tão só precisa seguir alguns dicas simples para evitar que esses excessos se acumulem em seu equilíbrio pessoal e façam saltar os alarmes.

1. Equilibre o seu balanço calórico: se você não quer deixar passar nenhum prato ou quer manter a ingestão em níveis normais, ou seja, não ter a sensação de estar extremamente inchado/a você vai ter que equilibrar seu balanço calórico fazendo exercício.

Lembre-se: para evitar ganhar peso no total de calorias consumidas na ingestão deve ser igual ou inferior ao total de calorias gastas durante o dia.

2. Não fique assistindo tv depois do jantardepois do jantar é comum ficar assistindo TV com a família, enquanto continuamos a tomar os clássicos doces de Natal. Isso é ótimo, mas se quiser evitar os excessos poderia planejar uma pequena caminhada depois de jantar, ou então você pode aproveitar para passear o cão. As cidades nesta época do ano estão repletos de luz e de cor, e é bom sair para passear por aquelas ruas.

3. Se optar por fazer atividade física, lembre-se que os exercícios metabólicos mantêm o nosso organismo ativo por mais tempo e isso pode ajudar a equilibrar o balanço calórico. Se você tem pouco tempo, escolha exercícios tipo HIIT ou alta intensidade que também podem te ajudar. Além disso, são de grande utilidade para relaxar e chegar com o melhor do humor para jantar com seu cunhado.

4. Escolha bem a bebida: se você vai tomar bebidas açucaradas, a opção light é sempre o mais recomendável (sem entrar no apropriado ou não de tomar esse tipo de bebida. Se estiver a tomar bebidas alcoólicas, a cerveja e o vinho ganham inteiros em frente às bebidas de alta graduação, que só contribuem com calorias.

5. Tão perigosa é a véspera de Natal com os seus excessos, como seus restos mortais. É muito comum que sobre comida nas datas principais desta época, mas se você pode evitar o excesso de açúcar, você terá um ponto ganho em seu favor. Muda tanto doce por algo de frutas (uvas, morangos, melão…) e você poderá verificar que a sua digestão torna-se mais clara e concilias melhor o sono.

Agora só resta desearos a tod@s uma ótima noite e um bom fim-de-semana, mas antes de me despedir vos dou um último conselho. Como bons sportlifer@s, de certeza que na vossa lista para o pai Natal há um par de chinelos, uma bicicleta ou roupas para treinar. Aproveite o dia 25 para usá-los e começar a entrar em sintonia para a próxima farra, seu corpo e sua mente agradecem.

FELIZ NATAL!

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