Com fantasiar não basta | treinar-se para a vida

Os estudos de Oettingen sobre o poder das fantasias na consecução de objetivos demonstraram que a fantasiar com o que você deseja pode fazer você se sentir bem, mas não é suficiente para atingir a meta. É mais, muitos dos que fantasiar com um mundo maravilhoso e indicam que conseguem o que querem, deixam de se esforçar ninguneando o trabalho que requer o objetivo. Fantasiar é um passo, elaborar o plano perfeito, o segundo.

Em um estudo de Richard Wiseman (59 segundos, ed. Integral) estuda-se quais eram as estratégias que as pessoas usavam para conseguir seus objetivos. Das dez que foram criados, houve cinco ferramentas que foram totalmente ineficazes para atingir os objectivos de:

basket-pensador1. Motivar pensando em alguém que admira: como pode ser pendurado a imagem de uma modelo, se pretende perder peso, ou o corpo apertos de um atleta que gostaria de parecer.

2. Pensar sobre as consequências negativas de não conseguir seu objetivo: imaginar obeso, comprando um tamanho de roupa por cima da sua ou com um câncer de pulmão, se a ideia é deixar de fumar.

3. Tentar NÃO pensar no que resta. Quando um pensamento relacionado com a comida, como por exemplo “venha o homem, se a vida são dois dias, toma hoje a sobremesa, que por um dia, não acontece nada” entra em sua mente, muitos são os que tentam eliminá-lo, racionalizar, ser julgada. Mas estas técnicas são ineficazes. O melhor é não prestar atenção ao pensamento, aceitar que pode acontecer e deixar de lutar.

4. Confiar na força de vontade. Não basta confiar, há que pô-la à prova.

5. Fantasiar sobre o super que será a vida uma vez alcançar o objetivo. O excesso de otimismo às vezes, leva-o a relaxar e a não ser cauteloso com as imprudências ou perigos que podem distrair do seu objetivo.

Em contrapartida, outras cinco ferramentas acabaram por ser muito eficazes. Essas são as que você pode usar de agora em diante, para trabalhar em seus sonhos.

prioridades-objectivos1. Fazer um plano detalhado. Se você quer conseguir um emprego novo, começar a fazer exercício ou a comer de forma mais saudável, coloque por escrito, o objetivo final e a cada passo que se aproxime dele. Quanto menos você deixe para a improvisação, melhor. É que esses objectivos intermédios possam ser medidos e que dependem de ti.

2. Comprometer-se com outras pessoas contando seus objetivos. A fidelidade que temos com nossas promessas é maior quando fazemos partícipes para outras pessoas. Aumenta o nível de compromisso que tomamos. Falhar os outros nos custa mais.

3. Pensar nas conseqüências positivas que você obtém quando alcançar o seu objetivo. Essas pessoas não fantaseaban com uma vida maravilhosa, mas que se centravam em pequenas mudanças que resultariam em suas vidas para alcançar o seu objetivo: sentir-se mais forte quando perder peso, comprar roupas de tamanho menor, se sentir mais atraente, ficar mais saudável. A idéia era detalhar o que vai melhorar significativamente a sua vida.trampolim-nadadora

4. Lhe recompensar a si cada vez que avanços. Sabemos que o reforço nos ajuda a ser constantes, é um prêmio ao esforço e é uma técnica de motivação. Ver sua série favorita se estuda o acordado, tomar uma onça de chocolate preto o fim-de-semana se cumprir a dieta da semana, comprar um pequeno capricho, se você executar o plano de exercício semanal, etc. Pensar no reforço permite ilusionarte enquanto você faz renúncias em prol do objetivo.

5. Manter um diário ou notas em que as histórias e tome consciência de seus avanços. Está provado que o cérebro aumenta o compromisso com aquilo que registramos. E se possível, leva um diário escrito à mão. Escrever à mão é um processo mais complexo do que escrever umas letras e exige que o cérebro se esforce mais. Há que fazer uma representação mental das letras que vão escrever, e isso implica um maior esforço cognitivo. Tomar notas com o computador é menos eficaz para o aprendizado do que fazê-lo à mão, de acordo com um estudo publicado este mês na revista “Pychological Science”.

Se você tem um objetivo a cumprir, venha com ele. A investigação científica tem demonstrado que as cinco ferramentas podem ser seus aliados.

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