Como fazer com que a sua dieta funcionar

Há pouco li em um artigo que cerca de 80% das pessoas que iniciam uma dieta para perder peso acabam deixando. ¡¡80%!!, ¿quantos de vosotr@s foi posto a dieta alguma vez? e quantas vezes fostes abandonado essa dieta antes do tempo?

O mais importante quando desenhamos uma dieta, não é a quantidade de carboidratos, proteínas ou gorduras. O mais importante é fazer com que a pessoa a que se destina essa dieta não se canse dela. Como tudo na vida, é uma questão de motivação.

Infelizmente, a maioria das dietas de emagrecimento são pouco atraentes para o consumidor. Sempre o mesmo, de forma rotineira, pouca capacidade de escolha,… Isso se traduz no que vos tinha antes, mais de 80% das pessoas que começam uma dieta acabam deixando. O Que podemos fazer para que isso não aconteça?

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Vamos reconsiderar as grandes verdades nutricionais que estão ao alcance de todos nós e que devemos saber.

  1. Devemos fazer 5 refeições por dia
  2. Você deve consumir calorias em função do gasto energético. Se você pretende emagrecer, você deve consumir em torno de 15% a menos de calorias, em relação às que dão ao longo do dia.
  3. Você deve incluir na dieta frutas, legumes, verduras, legumes, carne e peixe, ou seja, de tudo, mas com proporção. Os alimentos mais recomendados são os quatro primeiros da lista, o peixe pode tomá-lo sem problemas, mas escolha os que têm menor quantidade de gorduras (peixes brancos). Se você come carne, você escolhe a carne com pouco teor de gordura, como o coelho, frango, peru ou carnes cozidas, grelhadas.
  4. Não tome hidratos de carbono à noite, já que, a não ser que tenha turno da noite no trabalho, o normal é que o nosso corpo desça o ritmo metabólico e gastar menos calorias. Além disso, se vamos descansar ou ver um pouco da TELEVISÃO, também não precisamos desse excesso de energia.
  5. Evite o álcool, refrigerantes e petiscos desnecessários (não saudáveis).

Até aqui tudo bem, então, qual é o problema?

Seguindo estas orientações, você já pode criar a sua própria dieta. Vou dar-vos alguns exemplos para que você possa escolher as combinações adequadas. Quando temos poder de escolha, normalmente nos sentimos menos “escravos” da dieta e esta torna-se muito mais fácil, portanto, obtém-se uma maior percentagem de sucesso. Abaixo deixo alguns pequenos exemplos, que vosotr@s mesmos podem configurar. Um par de dias por semana, você pode tomar macarrão ou arroz, mas é coerente e selecione os dias que mais atividade você faz. Aplica a lógica e tudo irá bem.

Exemplo de dieta:

Café da manhã: Flocos de aveia com leite desnatado (com ou sem lactose). + Café sozinho (estimulante e acelerador do metabolismo) + peça de fruta

Almoço: você Deve escolher algo saudável, como, por exemplo, uma peça de fruta, uma barrinha de cereais ou um suco natural.

Comida: Aqui vem a grande dúvida. Muitas pessoas decidem não tomar apenas pequeno-almoço e à hora da refeição, comendo o que lhes coloca à frente. Erro. Escolha entre estes 3 exemplos e vai girando

  • Salada de tomate com queijo fresco, peru, cebola e ovo cozido
  • Filetes de contras de frango com ervilhas (2 filetes)
  • Pure de legumes a gosto

Se você comer fora de casa tem mais complicado, mas com certeza há opções saudáveis e que irão ajudá-lo a atingir seus objetivos, é uma questão de escolher bem.

Lanche: deve ser semelhante ao almoço, neste caso pode incluir um iogurte natural ou tipo 0% de matéria gorda.

Jantar: para jantar, você pode escolher entre estas opções

  • Pescada ao forno
  • Espargos trigueiros
  • Espinafre
  • Acelgas

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Agora que você já sabe que você deve escolher, faça-o bem e toma o controle. Se você quiser, pode fazê-lo, escreva uma lista de comidas que você gosta e que sejam saudáveis quanto à quantidade de gorduras, carboidratos, etc. Agora, coloca as que tenham maior quantidade de carboidratos e gorduras na refeição e as que tenham menos no jantar. Outra vantagem deste tipo de dietas com várias opções é que não há desculpas. Quando não houver algo em casa, você pode escolher outro alimento da lista e continuará a respeitar a sua dieta.

Aliás, se você decidir pesarte para controlar o seu peso, o ideal, mas você deve ter em mente que se, além de dieta você faz exercício, pode ser que a sua redução de peso, veja-se mais lentamente. NÃO se preocupe, o tecido muscular é mais pesado que o adiposo e, por isso, o seu peso não baixa como você esperava.

Como sempre, espero que vocês tenham resultado útil minhas dicas. Lembre-se, se quiser, você pode e que a vida é o melhor esporte. Espero que passeis um bom fim-de-semana desportivo SPORTLIFER@S.

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