Como fazer para perder peso… bem

, No passado sábado, realizamos a Jornada de Força e a perda de peso, colocamos um pouco de luz na via do treinamento de força para pessoas com excesso de peso e mais uma vez eu penso sinceramente que devemos prestar mais atenção ao último passo, que é a “traduzir”, de forma prática todos os conteúdos teóricos que já sabemos que funcionam.

A primeira parte da jornada ficou a cargo do Dr. López Chicharro, uma exposição clara e baseada em suas experiências com este tipo de pessoas, onde nos deu via livre para trabalhar com garantias, com o treinamento de força, mas sempre como um complemento ao trabalho cardiovascular e a partir de então, o ponto-chave, a alimentação (que não dietas e suplementos milagrosos)

A palavra-chave já não é mais o que fazer, mas como fazê-lo, a maioria já sabemos (ou deveríamos) que o desenvolvimento da força é um método muito eficaz para ajudar as pessoas com excesso de peso em seus objetivos de eliminar gordura e, além disso, com inúmeros benefícios para a sua saúde, mecânica e postura. No entanto, ainda vejo alguns erros, ou melhor dito, aplicações de treinos que me custa vê-los; pessoas bbw treinando com coletes ponderada paralela, superfícies instáveis para todo subindo e descendo de gavetas, press vertical com barra, exercícios no TRX, abdominal no chão, curl de bíceps… prefiro não seguir…

Nosso desafio não está no que fazer, mas em como aplicá-lo. Devemos ter presente que estas pessoas com excesso de peso apresentam inúmeras limitações anatômicas e mecânicas que reduzem suas possibilidades para desenvolver diversos conteúdos de força e, sobretudo, exercícios “funcionais”. Não vale tudo, não tudo o que se demonstra que queima mais calorias, já é uma prova para aplicá-lo, não por ser um exercício funcional é melhor do que uma máquina, que eu possa fazer não é garantia de que o possa assumir… devemos ter muito presente das cargas que devem suportar estruturas, como o colo do fêmur ou dos discos intervertebrais, a nível lombar em uma pessoa com excesso de peso, que chegam a se multiplicar até por 4 com relação a uma pessoa normal, por esta razão, os apoios monopodales, subir escadas e já para não falar, correr, são exercícios que podem trazer mais desvantagens que vantagens, por outro lado, uma pessoa com excesso de peso é justo isso de uma pessoa que vem com um peso extra, assim que… o que colocar um colete ou uma barra? A auto-carregamento é mais do que suficiente para aplicar estímulos de força a seus músculos e carga articular

Além de um design de acordo com as particularidades mecânicas deste coletivo, é fundamental que o façamos divertido… !!!!! A principal causa do abandono é a baixa adesão aos programas de atividade física. Não podemos nos permitir ser tão técnicos que possam vir a ser chato, então usa os teus conhecimentos, mas também seus recursos; a música, a interação em grupo, elementos alternativos, em forma de jogo… são elementos tão importantes como os critérios técnicos

Lembre-se, não se pergunte sobre o que fazer, pergunte a si mesmo melhor como fazê-lo, como fazê-lo bem, seguro, eficaz, comodidades para… divertido, divertido, atraente, aderente.

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