Como sobreviver às refeições e jantares de natal sem engordar na tentativa

E chegou esse mês, em que uma grande quantidade de eventos e reuniões têm como principal protagonista a COMIDA. Neste mês disparam as vendas de chocolates, nougat, marzipan, etc. É típico destas datas presentear as crianças da casa um pequeno calendário em que a cada dia têm de comer um bombom de chocolate até que chegue o Natal. Procuramos desculpas para petiscar entre as refeições e o achacamos todo o “espírito de natal”.

Dezembro é um mês carregado de tradições e costumes, a grande maioria, como eu já disse, giram em torno do que comemos. Quem não terminou de jantar uma noite de Natal dizendo… – Bufff, não posso mais, ano que vem você tem que preparar menos jantar…?

Comemos pelo menos dois ou três pratos de entrada, às vezes, até mesmo salada (pensando que assim continuamos respeitando nossa dieta e, além disso, nos serve para reduzir um pouco a nossa má consciência), primeiro prato, segundo prato e, claro, a maratona de sobremesas. Oferecemos-e, em seguida, para finalizar, algum capricho típico destas datas.

Levamos todo o ano, ou pelo menos desde o Natal passado, tentando controlar mais ou menos o que comemos, monitorando as calorias, controlando o que bebemos, procurando fazer mais ou menos atividade física e agora nos vemos na situação de não poder dizer não a certas licenças. Se você está preocupado com esta situação, tranquil@. No post de hoje vou tentar deixar algum outro conselho para reduzir ao máximo os efeitos negativos de uma ingestão desproporcional.

Ceia-de-Natal-de-Empresa_Atracón

  • Reduz os de entrada para pequenos lanches, de preferência de legumes, presunto serrano ou recebidas de origem marinha, evitando, na medida do possível, levar pão. É importante terminar as refeições ou jantares com a sensação de poder comer mais, não possa aproveitar ao máximo a sua maquinaria. O marisco, por seu baixo teor de gordura e sua contribuição de tiroxina, pode ajudar a manter a linha. Se você pode substituir os alimentos gordurosos e de origem animal por este tipo de entrada, melhor. Cozido no vapor ou grelhado seria ideal.
  • Procura comer, beber água, já que o álcool apenas contribui com calorias vazias e se somarmos as cervejas, copos de vinho, doses, copos…o que já foi consumido, podemos elevar o nosso consumo calórico até cifras estratosféricas. Se você tem que tomar algo, escolhe bem. Uma ou duas taças de vinho durante o jantar, está bem, mas evite as bebidas de alta patente, na medida do possível.
  • Chega sempre 5 minutos mais tarde, à hora fixada. Normalmente, quando nos esperar que cheguem a todos os participantes, vamos bicando algo e tomar alguma cerveja, refrigerante, copo de vinho… Se as calorias que fornece a refeição ou jantar, somarmos esse aperitivo de antes, teremos como resultado ainda mais calorias, mais sensação de estar cheio e, em definitivo, mais facilidade para ganhar peso.
  • Toma um suco de água morna com limão em jejum. Isso vai ajudar a depurar o organismo, melhorando os processos digestivos e a fortalecer o seu sistema imunológico. Além disso, dois ou três cafés por dia aceleram o metabolismo e também favorece o trânsito intestinal.
  • Se você escolher o segundo prato, escolha peixes ou carnes sem gordura (frango ou coelho). Evita, na medida do possível, os HC à noite, momento em que o nosso organismo tende a estar menos ativo e é mais fácil acumular o excesso de calorias no tecido adiposo.
  • Tenta fazer todo o exercício que você pode. Inclui em suas rotinas de treinos metabólicos, de alta intensidade, força, etc. Com essas rotinas faremos com que nosso organismo se mantenha ativo por mais tempo, favorecendo a queima de calorias. Deixo-vos um link para que você possa realizar um treinamento deste tipo.

Treino metabólico HIIT FUNCIONAL Quer perder peso e não sabe o que fazer

  • Inclua em sua dieta alimentos depurativos, se serão de grande ajuda: tomate, limão, maçã, pregos, aipo e alcachofra, são alguns deles.
  • Cuidado com o “integral” ou “sem açúcar”: leia com atenção os rótulos dos produtos que afirmam não ter açúcar ou ser integrais. Integral, quer dizer, o mais íntegro, isto é, com menos aditivos e componentes químicos. Observa as etiquetas, verifique a quantidade de carboidratos e outros componentes que oferecem esses produtos. Em muitas ocasiões, te darás conta de que “sem açúcar” não é o mesmo que sem hidratos. Estes produtos podem jogar truques para as pessoas com diabetes… Cuidado!
  • Se você puder escolher, escolha sobremesas naturais (frutas, como abacaxi, seria uma opção muito válida, isso sim… não lhe ponhas creme!), mas o melhor seria algum tipo de infusão, chá ou café.
  • Se você tiver 15, 20 ou 30 minutos para sair, faça isso. Qualquer momento é bom para a activarte um pouco. E mais agora que a sua caldeira interna vai ter que trabalhar o bonito para manter as calorias a listra. Mais vale ter a maquinaria bem untada. O importante é manter uma atitude ativa. É uma boa ideia para aproveitar os dias livres para fazer mais desporto, ou sair para passear de bicicleta, andar…
  • Se tiver planeado uma maratona, de jantares e refeições, ao menos tenta seguir uma dieta o mais saudável possível entre elas.Legumes, frutas e produtos hortícolas são os seus grandes amigos, o seu corpo vai agradecer.
  • Inscrever-se para corridas ou eventos esportivos com os amigos pode ser uma grande desculpa para ver a seus amig@s, antes de almoçar ou jantar. Bem, pelo menos já teremos feito algo de exercício antes da ingestão e equilibraremos nosso gasto e consumo de calorias. Aproveite a grande oferta desportiva que temos preparada em www.sportlife.es

E depois de tanto comer e comer, é curioso pensar como nós costumamos final do ano, a grande maioria de famílias espanholas. ¡Comendo frutas! Você será um sinal que nos repete ano após ano? Dieta equilibrada e saudável, exercício e risadas com os nossos = vida Sportlife, vida feliz.

É que é difícil seguir todas as dicas da lista, mas tenta aplicar os máximos possíveis e, no fim do mês, você pode verificar que o único que tem aumentado em sua vida é a quantidade de cumprimentos e sorrisos e não a quantidade de kg¡¡ÂNIMO!!

Feliz fim-de-semana desportivo a tod@s Sportlifer@s e fins com os vossos treinos

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