Correndo com Jay Blahnik, o ‘capo’ da Apple Health and Fitness

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Nosso Apple Watch de teste, cheio de aplicações esportivas.

Desde a última atualização de software, o relógio inteligente da Apple permite aos desenvolvedores externos uma maior liberdade para criar conteúdo específico, e essa característica tem sido aproveitada por uma multidão de empresas de apps ‘Health & Fitness’ (a saúde e forma física) para tirar mais partido das suas sofisticados sensores e suas possibilidades de medição. Já tive a oportunidade de compartilhar uma jornada com Jay Blahnik, diretor de ‘Health and Fitness Technologies’ da Apple, que mostrou parte do que o Apple Watch pode fazer para melhorar seu estado de saúde e, principalmente, por motivador para isso.

O encontro foi no centro de Londres, em seus escritórios centrais, sobre a Apple Store, toda uma experiência, já que pudemos ver de dentro de um território que até há bem pouco tempo era uma área proibida para jornalistas ou pessoas não relacionadas diretamente com a Apple. Se me tivessem chamado verme não tivesse me ofendido porque lá estava Sport Life, escavando o interior da maçã.

“Há duas categorias de apps que são especialmente atraentes para a Apple na área de Saúde e Forma Física: as que chamamos os ativadores inteligentes ou “smart triggers e as aplicações de treinamento de terceiros”.

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O Fotos no interior…? Não, senhor…só por fora.

Jay é um californiano muito em forma, sorridente, comunicativo, simpático, de atitude positiva e mais que curtido em todos os tipos de frentes esportivos. De sua anterior ligação com a Nike, como atleta e como desenvolvedor, fica a herança de aplicativos tão poderosos e elaboradas, como a Nike Training (se você não a conhece, recomendamos que faça o download e experimente). Não pudemos tirar fotos no interior do ‘templo’ de londres Apple por questões de segurança e privacidade, mas as imagens que entraram por nossas retinas sim que nós pudemos levar postas. Os imaginaréis áreas amplas, com predominância de tons de branco, a decoração minimalista, um forte toque artístico e vanguardístico e uma estética muito relaxante…e acertaréis. Isso é o que se vê e o que não se vê mas se nota, nós achamos que o bom ambiente e a sensação de companheirismo entre as pessoas que ali trabalham, em uma espécie de Babel tecnológico, com pessoas de todas as nacionalidades, aspectos e abordagens possíveis, desde sofisticados e formais à alternativos mais hippies, passando por todo o potenciômetro intermédio do possível, uma boa base humana para entender um produto que busca atender à maior parte de consumidores possível.

Voltamos a nossa branca, enorme e extensa mesa de reuniões com vista para a city e com Jay Blahnik ao meu lado. Após as apresentações de rigor entramos no abate e Jay-me começar a mostrar as potencialidades do Apple Watch no campo da saúde e a pôr em forma, através de um passeio por um monte de apps, muitas das quais não conhecia em absoluto.

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O ‘amigo’ Lark tem umas conversas mais interessantes, a única coisa é que só entende inglês, mas é melhor, assim praticamos o idioma de Shakespeare.

Jay começa me mostrando Lark , uma aplicação surpreendente ao que lhe diga o que você comeu e lhe responde, como se fosse uma conversa em forma de bate-papo. É uma boa ajuda para saber se seus hábitos alimentares estão corretos e também uma forma de motivação para perder peso e mantê-lo em parâmetros saudáveis. Se pergunta por seus costumes, se você tiver descansado o suficiente, há um acompanhamento de seu sonho com base na utilização do móvel, você diz o que você comeu… Tu lhe falas por meio de Siri, diretamente no relógio, e Lark lhe responde com o texto digitado na tela e tira temas de conversa relacionados com as suas refeições, alimentos saudáveis, os menos saudáveis… é quase como um professor particular.

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Com ‘3 Minute Mindfulness’ você vai controlar a sua respiração com um olhar para o relógio. O curioso é que algo tão simples funcione tão bem para relaxar e baixar a digitação.

Outra nos chamaram a atenção é Headspace, que lhe permite conhecer o mundo da meditação, relaxar e reduzir o estresse com sessões de apenas 10 minutos. É algo que muita gente desconhece ou recusa porque pensa que, para meditar, você precisa de um monte de tempo ou a um lugar muito especial e, no entanto, podem-se obter grande parte de seus efeitos positivos em pouco tempo. E nesta mesma temática de relaxamento e saúde outra aplicação muito interessante é o3 Minute Mindfulness .

São exercícios de respiração a diferentes ritmos que você pode fazer a partir de seu Apple Watch. Um círculo se vai marcando o ritmo, que hás de seguir…inspira…volta… e relaxar de verdade. Existem vários tipos de respiração e é curioso como notas diferentes efeitos.

Jay continua mostrando seu catálogo de aplicativos e nota-se que o entusiasma…como a mim me empolgar também, a verdade, é algo contagioso.

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O círculo vermelho representa o seu movimento e consumo calórico, o verde, o exercício que você fez naquele dia e o azul o tempo que você está em pé. Por saúde deve levantar-se ao menos uma vez a cada hora.

“Agora é possível ganhar todos os dados dos seus treinos de a jornada, já que todos os dados de treinamento são contabilizados e acumulados nos anéis de Atividade”.

“Os anéis de Atividade serviram de inspiração para os desenvolvedores e estamos vendo o surgimento de novas e excelentes apps do tipo “ativadores inteligentes”, que lembram ao usuário algo concreto e útil, no momento oportuno. Com o tempo, estes breves momentos, podem dar lugar a grandes mudanças positivas no estilo de vida”.

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Gymaholic é espetacular, como levar o ginásio no bolso, mas sem ter que carregar com as máquinas…

E, com certeza, você também irá gostarGymaholicporque há muitas aplicações para corrida e outros esportes aeróbicos, mas não tantas para controlar os seus treinos de força e menos desde o relógio, sem ter que tocar no iPhone. Além de permitir-lhe manter um registo dos exercícios, séries, repetições, quilos que interessa…vai captando a sua freqüência cardíaca com o sensor do Apple Watch e integra-se com a app Treino e com os anéis de Atividade do relógio. Gymaholic está pensada para os que treinam com intensidade e os seus treinos são criados por um campeão mundial de fisiculturismo, Tibor Roman.

A partir do relógio você acessa as rotinas de exercícios de cada dia, com as séries e repetições que você tem que fazer, uma imagem de cada exercício e um cronômetro que marca a cada repetição e a duração do descanso, tão importante no trabalho de força.

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‘Seven’ põe-te em forma e se ele colocou a voz do sargento para guiá-lo, pois você vai ver…que besta!

Pois é certo que a aplicação é poderoso, sim, e outra que também me pareceu muito poderoso e muito motivadora que me mostrou Jay é o Seven . São propostas de sete minutos de exercícios, com auto-carregamento, sem a necessidade de aparelhos ou pesos livres, estruturados em intervalos de alta intensidade. Quem não dispõe de 7 minutos? O Apple Watch de vez em quando se pergunta, você tem 7 minutos? E a verdade, visto assim, você remove as desculpas para não se mover. O melhor é que se vai ensinar na pantallita do relógio como são os exercícios que tem que fazer, assim que você pode passar do seu telemóvel. À medida que vai progredindo, os 7 minutos podem aumentar, ou seja, que suas propostas também se valem para quando você tem mais tempo. E com os diferentes treinadores que colocam a sua voz para dar-lhe indicações do tempo que resta e os exercícios que tem que fazer, para não se cansar, desde o sargento com seus gritos ao treinador hippy e descontraído, passando pela torcida, o sensei ou o apresentador, cada um dá o seu toque pessoal.

Também os que se coçam até com a sua sombra têm disponível para o Apple Watch a app Strava para ciclistas e corredores que analisa o seu desempenho dividindo o seu percurso em trechos e comparar seus tempos com os de outros atletas para se sentar em um ranking. A partir de agora, olhando para a boneca veja se você está a ponto de marcar um novo recorde.

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Não eram ainda as 10 da manhã, por isso só usava a 24% da hidratação diária recomendada. WaterMinder se torna consciente do que bebês.

Como continuamos a rever apps? Há um muito simples, mas nem por isso menos útil, ao contrário. Trata-Se de Water minder(1,99 €) e com ele você pode manter um registro da água que bebe cada dia e controlar o seu nível de hidratação. Primeiro a personalizas com seus dados de peso e sexo e em seguida o Apple Watch avisa-o para que não se desidratado. Cada vez que bebês basta clicar uma vez para digitar a quantidade que você tomou, e assim vai tendo um registo até chegar a seu objetivo diário. A integração com o relógio é muito boa.

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Exercícios simples e controle de pressionamentos de teclas para estar em forma não é uma complicação.

Isso não para, porque também não queremos nos deixar no tinteiro que há uma aplicação, com versão para Apple Watch, mais prática para quando você não tem tempo de ir ao ginásio ou está de viagem. Chama-Se SworkitPRO (3,99 €) e com ele você pode fazer sessões completas de exercícios guiándote por isso que indica o relógio, controlando seus batimentos médias e máximas e com um resumo final de seu desempenho. Escolhe entre Força, Aeróbica, Ioga ou Alongamento e você também pode personalizar as rotinas com a sua própria combinação de exercícios. Há uma versão gratuita, Sworkit a secas.

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O Apple Watch mostra com Pocket Yoga, os exercícios que você pode fazer as rotinas que escolheu.

E, embora no meu caso particular, o yoga não tenho muito precisamente controlado, depois de ver a app Pocket Yoga (0.99 €) me pareceu mais fácil de testar. É claro que você não vai começar com uma aplicação, você precisa de um professor para começar, mas uma vez que você conhece os movimentos, Pocket Yoga se apresenta no relógio, para que se faça uma sessão em qualquer parte apenas com uma olhada de vez em quando a sua boneca.

Houve também alguns aplicativos que já conhecia, como o Run keeper ou como Runtastic ou Runtastic Pro mais clássicos, concebidos para os desportistas aeróbicos (corredores, ciclistas, caminhantes…), e com a característica de integrar os seus dados na medição da app Treino, que é instalada por padrão na Apple Watch e os anéis de atividade que registram a sua atividade diária. Nesta família também está Wahoo Runfit , pensada para exercícios cardiovasculares e com um acompanhamento contínuo de sua freqüência cardíaca.

Se você ainda quiser saber mais apps relacionadas com a saúde, em que a Apple Watch tenha um papel importante, se mencionaremos três a mais que nos parecem muito sucesso: MyFitnessPal para o controle de calorias, com uma abordagem pensado para os que querem perder peso, combinando uma alimentação saudável e exercício; extensão receptor arterial extensão receptors, com um toque de coaching que lhe permite criar listas de tarefas que você deseja realizar, como bons hábitos desportivos e que se integra com a Saúde aplicativo do iPhone, em que o objetivo é criar uma sequência de dias consecutivos, cumprindo os hábitos propostos e, por último, Lifesum com a qual você pode contar calorias do Apple Watch, e te ajuda a acompanhar o seu estilo de vida e exercício.

Um traço que de bom acontece a ainda melhor no Apple Watch é o Siri, o popular assistente de voz, que compreende e interpreta com enorme precisão o que lhe pedimos. Você não tem que pressionar o botão superior, mais de um segundo ou virar a boneca para ti e dizer, por exemplo, “Olá Siri, começa uma corrida de 30 minutos” para que o relógio abra o aplicativo de Treino, detectar suas batidas e se conecte com o GPS do seu iPhone para registrar sua carreira. Se você não tem o móvel sobre o acelerômetro do relógio, faz-se uma idéia bastante precisa da sua velocidade e distância ao correr. Há uma infinidade de comandos inesperados que você pode dar ao Siri…eu que você provaria, por exemplo, pergunte: “Quanto é zero entre zero?” e você verá.

A nova função ‘Force Touch‘ do Apple Watch, uma adaptação de algo simplificada da poderosa ‘3D Touch’ do iPhone 6S, reconhece o tipo de toque sobre a tela do relógio, o que lhe permite fazer uma pausa enquanto você treina, terminar a sessão ou bloquear a tela para evitar quebras não previstas por toques acidentais.

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O Runtastic Pro é um dos aplicativos mais interessantes para correr, guarda intervalos, você vai dizendo como você vai, então você pode ver no iPhone seu curso e, claro, ter um registro online de todo. Integra-Se com os anéis de atividade

Por certo, você pode oferecer suporte a aplicativos dentro da mesma sessão, já saiu a correr com o Runtastic Pro, pausa, paradita na fonte para meter a quantidade de bebida com WaterMinder (calculei que 4 golos são cerca de 100 ml, é fácil verificar a tua própria medida com um copo calibrado em casa), seguimos esta sessão de Runtastic Pro, nova pausa para abrir Seven e fazer uma sessão de exercícios sobre a grama, e no final voltamos para casa, voltando a abrir o Runtastic Pro e continuando a carreira no mesmo site que o tínhamos deixado.

Compartilhar suas conquistas com seus amigos (“Eis acabamento minha primeira maratona!”) é simples, diretamente do relógio em um instante por meio de Mensagem, e-mail, redes sociais, etc., E já que estamos sociais, seja notificado para compartilhar com seus amigos não poderia ser mais fácil, já que você pode usar o relógio para controlar a câmera, ver o enquadramento no ecrã da Apple Watch, concentra o foco e fotografias da exposição do ponto da tela de toque, ele colocou 3 segundos de margem, para não sair tocando o relógio e… diga cheese!

Sem levar o celular em cima, você pode ter até 2 GB de música em seu relógio, para ouvi-las enquanto você treina com um auricular Bluetooth. Os fones de ouvido também servirão para receber a informação de seu desempenho ou as mensagens de voz dos formadores nas diferentes aplicações durante sua sessão de treinamento.

Ah, e a motivação está sempre presente, o Apple Watch te vai dando feedback de como vai o seu dia, o que te resta a fazer para conseguir o seu objetivo e recompensa-o com emblemas diferentes, à medida que vais superando seu desempenho anterior, ou se um dia você fez treino extra. Além disso, como o próprio Jay disse, “também temos feito o possível para que você possa compartilhar em redes sociais, seus exercícios, seus anéis de Atividade e suas conquistas, para manter a sua motivação”.

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Chula logo que me presenteou com o Apple Watch outro dia para fazer a 200% de minha atividade programada, né?

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Quando vê este mensagem no relógio é que você treinou mais do que o normal, pegue já!

O Buff! Que quantidade de informações! Claro que foi um dia muito produtivo, que não pôde senão culminar com umas carreritas no Hyde Park, um dos parques urbanos mais populares de londres, testando novas aplicações no relógio com Jay Blahnik e alguns jornalistas mais. É surpreendente a quantidade de pessoas que nós encontramos lá correndo como nós, mas mais me surpreende, com inveja, a quantidade de pessoas que se deslocam de bicicleta pela cidade, um bom indicativo do grau de civilização e educação de um país.

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