Correr pode prolongar a sua vida 3 anos. Como prevenir lesões para correr até o final

correr-alonga-vida você Tem 10 minutos para correr e alongar sua vida? Pois coloca os chinelos e sal um pouco de tempo, você garante mais 3 anos de vida
Não ter tempo não é desculpa para não sair a correr. Um novo estudo realizado na Clínica e Instituto Cooper, em Dallas, com 55.137 pessoas de 18 a 100 anos, diz que as pessoas que correm ou fazem outro tipo de exercício extenuante, pelo menos, 10 minutos-a-dia, diminuem o risco de morte prematura em comparação com as pessoas que não o fazem.

Os dados são significativos: as pessoas que corriam diariamente diminuir o risco de morte por qualquer causa de 30% em comparação com as que não corriam. E 45% menos de risco de morrer por problemas cardiovasculares, mesmo se tinham excesso de peso ou fumava.

No estudo verificou-se que as pessoas corretoras viviam uma média de 3 anos a mais do que com as corretoras. As explicações para a longevidade dos corredores, que podem ser várias. Desde a importância do exercício de intensidade para a saúde cardiovascular e prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento, como a diabetes e a deterioração mental. Que correr coloca de forma rápida e eficaz, sem esquecer que o exercício aeróbico actrunning happinessúa como antidepressivo.

Correr é mais barato que se pode fazer em qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, etc. Muitas razões para começar a correr e desfrutar de execução.

Todos parecem vantagens na hora de correr, mas sempre há um lado negativo. Neste caso, todos os que corremos o que temos claro: correr é um esporte com grande risco de lesões em comparação com outras atividades aeróbicas. As articulações sofrem muito, principalmente os joelhos, tornozelos e quadril, e também pode ser um risco para as costas. Como os que corremos nós sonhamos com chegar aos 100 anos com as chinelos colocados, é importante que nos cuidemos, não seja que a corrida prolongue nossa vida, alguns anos, mas acabamos sem poder correr com as articulações depois de tanta pedalada, sem prevenir lesões.

yolanda-correr-ponte-pesados-(27-of-70)De meus erros você pode aprender uma lição. Após estes anos, a corrida é um dos esportes que mais alegrias e bons momentos me deram. Na minha memória, há sempre um sorriso ao lembrar a minha primeira maratona em Madrid por uma aposta com a Fran Chico (meu marido) que disse que era mais difícil uma maratona ou um parto, os 3 maratonas de Nova York, disfarçada de igreja católica, o medo na maratona de África do sul vendo pegadas de leões, a emoção do primeiro maratona de meu chefe e amigo Willy Montero na maratona de Estocolmo ‘vintage’, ou a minha última maratona em Londres este ano de 2014, com a prudência e o medo de não saber como estavam a funcionar os meus joelhos depois de duas operações…

Como corretora de 19 maratonas e muitos quilómetros nas pernas, já acumulo meus ferimentos, com operações e meses de reabilitação em dique seco, infelizmente. O lado positivo é que aprendi de meus erros e agora corro com meus ferimentos, sofrendo, por vezes, mas tentando desfrutar da carreira de uma forma diferente.

Me dá medo de que, com o auge da carreira em que estamos vivendo, especialmente em mulheres, também está aumentado assustadoramente o número de lesões em corredores e corretoras. Como correr é algo social e se fala muito e de tudo enquanto corre, vejo que, em muitos casos, os ‘novos’ repetindo os meus erros, com a euforia que caracteriza o que descobre a corrida e seus benefícios, ao cabo de alguns meses eu vejo, lesionados, quando poderia ter sido evitada com um pouco mais de preparação para a hora de começar a correr.

Eu sei que correr se torna um pouco egoísta com o seu tempo você pode ajudar, mas é importante estar consciente disso, e de prevenir o risco de lesões a partir da primeira pedalada. Os conselhos populares são básicas: correr em terrenos moles sempre que se possa, escolher os sapatos adequados para cada momento, que devem ser analisadas para ignorá-los antes que se desgaste da sola e perdemos o amortecimento. Escolher bem as competições cada ano e treinar adequadamente para cada distância e especialidade. etc.

Há também mais coisas para prevenir lesões que são menos óbvias: Alternar esportes nos afasta das lesões. Combinar corrida, bicicleta e natação, não é apenas para triatletas, também ajudam a manter o peso, equilibrar a musculatura ao fazer trabalhar outras partes de seu corpo, como o tronco e os braços e dá um descanso para os músculos e articulações dos quadris e pernas quando há dor ou lesão, e nos entra o ‘macaco’ e queremos continuar com a nossa dose de endorfinas.

É muito importante se acostumar com o treinamento cruzado, aprender alongamentos específicos para os atletas e para a nossa anatomia. Fazer uma pequena tabela de exercícios funcionais para reforçar a musculatura de pernas e costas, perder gordura e ganhar velocidade ao mesmo tempo. A minha, não apenas o triatlo me ajuda, o treinamento tipo crossfit, de boxe e de defesa pessoal feminina, me ajuda muito a equilibrar meu corpo de maratona, perder gordura e ganhar massa muscular sem lesionarme.

Não nos esqueçamos de fazer exercícios de equilíbrio e propriocepção. Os descobri tarde, quando eu rehabilitaba de meus ferimentos, mas agora me parecem o melhor para evitá-las, pois são uma forma muito diferente de trabalhar as articulações e criar músculos estáveis e muito eficientes.

E no meu caso, um dos maiores problemas dos corredores é que não respeitamos os sinais de dor que nos envia o corpo, quando estamos ‘presos’ ao descarga de endorfinas que nos fornece a corrida. Eu não parei apesar da dor, até que meu corpo, já não podia continuar a correr, a claudicação havia se transformado em algo crônico. Muito mal feito por minha parte. Devo a meu paciente fisioterapeuta muitos ‘desculpe, você tinha razão’.

Se te dói algo correndo, para e descansa, recorre a um especialista e respeita o tempo de descanso e recuperação até voltar a correr novamente. Esses meses sem correr são um investimento para as suas carreiras futuras.

Agora o que eu aprendi, cabeçuda fui e me custou muito, mas eu sei. Assim que, no meu caso, se traduz em não mais de uma maratona por ano, e escolher com cuidado os meus competições e desafios pessoais.

Eu sou feliz, eu continuo gostando do meu tempo de correr, então você tem que olhar para frente e pensar que sou corretora, já consegui ganhar mais 3 anos de vida, sair 10 minutos, o que me vale, se não posso fazer mais esse dia!

Fonte: Duck–chul Lee and Timothy Church et al, “Leisure-time Reduzir All-Cause and Cardiovascular Mortality Risk,” Journal of the American College of Cardiology, doi:10.1016/j.jacc.2014.04.058

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