Coruja a cotovia É melhor acordar ou trasnochar?

coruja-relógio-iStock_000014427147_Doubleeu Sou uma pessoa noturna, ou como os americanos dizem um ‘coruja’. Isso significa que eu me levanto dormindo, eu não falo nem me ligo muito pela manhã, tem que passar um tempo para que eu active. Não tenho nem vontade de tomar café da manhã.

Sinto muita inveja das pessoas como a Fran, minha ‘cara’, que se levantam super-ativos e ‘cotovias” ou “early birds”, como as chamam em inglês. Eu não posso, impossível.

Meus melhores momentos são sempre a tarde e a noite. Sou melhor desportista, mais criativa, mais divertida e até mais positiva. É a minha natureza, eu nasci assim, o ruim é que às vezes preciso ser cotovia.

Now this is what I call a view!Estes dias de verão, o horário de 8 a 3 é uma tortura para mim. Eu coloquei o despertador calculando quantas horas vou dormir, e claro, à 1:30 da noite é quando eu vou dormir, e pesa-me pensar que assim eu não vou descansar mais de 5-6 horas, se eu quero me levantar cedo para chegar a tempo às 8 ao trabalho.

Aos fins-de-semana pode dormir mais, mas me dá pena não aproveitar a manhã para treinar, mais a hora com o treinamento do Meio Ironman para Budapeste. As melhores horas do dia para nadar na piscina sem pessoas e rolar em bicicleta pela estrada sem trânsito e sem calor são cedo, não há maneira de sair à luz do sol e se fazer à estrada com este sol de agosto. Assim que eu coloquei o despertador e me meto na piscina e eu vou contando longos lentamente, impossível fazer uma série até que passa um tempo na água.

Uma noite encontrei um artigo interessante no Huffington Post, que me tem servido de inspiração para escrever este post de hoje: ‘Early Birds versus Night Owls: What your bedtime really says about you’

O artigo fala sobre as vantagens e desvantagens de ser coruja ou cotovia, vos resumir os 5 pontos:

Inteligência

Embora o ditado que diz que: ‘A quem madruga, Deus ajuda” ou em inglês ‘Early bird gets the worm” algo assim como: “O pássaro madrugador é que começa o verme’, os estudos dizem que as corujas são os que melhores resultados têm nos testes de inteligência. Vamos lá, você já viu que as pessoas talentosas ou muito inteligentes costumam ser corujas em geral. Embora as cotovias matinais costumam ter um resultado mais constantes na escola, porque o horário de 9 às 5-lhes, vai muito bem com o seu padrão de atividade e são mais sociáveis com seus colegas, mas deixam de ser tão produtivos segundo passa o dia.

CharmeDJ_EarlyBirdOwlFinal2

As corujas caçam de noite, e parece que os homens-coruja também, de acordo com um estudo, os homens que têm padrões de coruja têm o dobro de parceiros sexuais do que os que são cotovias tempraneras. A má notícia é que as corujas costumam ser pouco dados a ter casais de longa duração, em comparação com as cotovias. Até mesmo um estudo australiano diz que as corujas têm a ‘tríade escura’ um transtorno de personalidade que está associada ao narcisismo, maquiavelismo e psicopatia, e é que a noite confusa para muitos.

CriatividadeCinqüenta e dois milhões, trezentos e cinqüenta e seis mil cinqüenta e nove

Aqui ganham os corujas que costumam ser os mais criativos em geral. Pintores, músicos, artistas, escritores, etc. são amigos da noite, desde há séculos. Em troca, as cotovias o que perde em criatividade o que ganham em produtividade. Um estudo da Universidade de Barcelona diz que as corujas costumam ser mais prováveis para tentar experiências novas e desconhecidas, tomam mais riscos, e que seus níveis de cortisol, ou hormônio do stress, é mais alta do que as cotovias. As corujas ganham mais riscos, e isso pode ser uma vantagem na hora de criar e descobrir novas formas de trabalhar, mas também pode ser um fracasso se você tomar a decisão errada.

ResistênciaFull Moon Runner

Acordar cedo depois de uma reparadora noite de sono deve ser perfeito para ganhar mais resistência e ser um corredor de fundo, mas… embora os resultados dos testes de tempo de reação que se fazem na hora de acordar são os melhores para as cotovias, as corujas ganha porque, às 10 horas de que o despertador tocou continuam ativos e dão bons resultados ao avançado o dia. Ao final, o coruja aguenta o tipo e não baixa a guarda, apesar de acordar sonolência.

Felicidadeexercício-noite-iStock_000058095378_Large

Aqui ganham as cotovias, pois as corujas não são muito sociáveis no horário normal de vida de 9 a 5 no colégio, faculdade, trabalho ou da vida diária, enquanto as cotovias são a ‘alegria da horta’. Isto leva a que as corujas são mais propensos a desenvolver a ansiedade, a depressão e até mesmo problemas de vícios.

A sociedade em geral foi organizado com o horário de cotovia, por que as corujas nos toca ser considerados huraños, raros e escurridizos, apesar de tirar à tona nossos melhores momentos quando ninguém nos vê, em casa, à noite. Tanto é assim que as cotovias têm mais matéria branca no cérebro, com uma melhor comunicação entre as células nervosas,Também têm mais níveis de hormônios do bom humor: serotonina e dopamina, o que explicaria porque as cotovias costumam ser consideradas como pessoas mais sociáveis e simpáticos, mais otimistas e vitais.

De acordo com o artigo do Huffington Post, o resultado diante de um combate ‘Corujas frente a Cotovias’ seria:

  • Inteligência: Empate
  • Charme: Alondras
  • Criatividade: Corujas
  • Resistência: Corujas
  • Felicidade: Alondras
  • Resultado: Empate

Não sei o que pensais, vós, a mim me cabe bastante o tema, mas ao longo dos anos fui desenvolvendo estratégias para activarme pela manhã, especialmente no trabalho, competições ou em reuniões importantes como:

Excited man run to top1. Treinar cedo em jejum. Como não tomo café, me bastam 20 minutos de corrida, rolo ou nadar macio antes do café da manhã para sentir que a minha cabeça e o corpo são despertados. Assim eu posso tomar o pequeno-almoço se o dia se apresenta longo e complicado, ou posso ir desenvolvendo ideias para os artigos que devo entregar a primeira hora, ou das reuniões de trabalho em que devo estar muito acorda a primeira hora.

2. Terminar o chuveiro com água fria. É um método drástico, especialmente no inverno, mas muito eficaz.

3. Utilizo óleos essenciais e energizantes, como uva, eucalipto, alecrim, tomilho, pimenta do reino, hortelã, etc. O cheiro vai direto para o cérebro e ativa os neurônios dormindo. Bastam umas gotas diluídas em óleo de amêndoas colocadas atrás das orelhas ou levo um botecito a mão para sentir o cheiro quando me faz falta. Para mim funciona e eu gosto do cheiro.

gengibre-fresco-rodelas-1-b4. Pequeno-almoço mínimo e energizante. A fome me ativa, assim como não me levanto com vontade de comer, eu tomo o suco de um limão fresco com uma rodela de gengibre ralado polvilhado com pimenta preta. É cheiro e sabor ácido com o picante é ativador do metabolismo e põe em marcha o sistema digestivo e urinário. O que se traduz em que, ao cabo de meia hora eu começo a perceber fome, eu faço xixi e meus neurônios estão despertas em busca de comida e um banho se me pega em um engarrafamento!

5. Yoga ou circuito de 10 minutos de exercícios funcionais , como fundos, agachamento, pedaladas, burpees, ferro de engomar, etc. O yoga vai me melhor à noite, mas quando estou dormindo, o de colocar-me a dar saltos me custa e pode me causar uma lesão, assim, alguns minutos de “saudação ao sol”, para aquecer e começar o dia respirando corretamente, organizando as idéias me vai bem. Se, além disso, dá-me tempo ao circuito de exercícios, em 10-15 minutos minha cabeça está completamente desperta e o meu corpo está preparado para a ação diária com as crianças, o trabalho, os treinos e o que faça falta.

E vós o que sois corujas ou cotovias? Quais são as estratégias tendes para contrariar vossa natureza madrugadora ou trasnochadora? Estou muito interessado em sua opinião, espero que você possa compartilhá-lo com todos os comentários do facebook deste blog, para baixo.

E deixo-vos um vídeo que resume em inglês de ser cotovia ou coruja:

Esta youtuber está se tornando viral com o seu método para acordar mais cedo. Eu não provaria o seu método… eu não acho que eu fora muito bem.

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