Cuida do teu coração; come, diverte-te, ama, ri e descansa

dia_mundial_del_corazonHoje é o Dia Mundial do coração, já não há necessidade de mencionar a importância que o exercício e a alimentação têm para prevenir e melhorar os problemas cardiovasculares, sabemos todos, mas a cada ano aumenta o número de pessoas com doenças cardíacas. Algo que fazemos de errado, ou algo que nós não fazemos bem.

Umas vezes é a genética, a responsável pelos problemas de coração, nasceu com uma doença que, muitas vezes, tão leve que não é detectado até que seja feito um teste médico, um preo-operatório, ou uma prova de esforço para atletas, daí a importância de fazer os testes de esforço de cada ano, independentemente de onde se encontre o bem ou o mal em sua vida e esporte.

Não há que agobiarse se em testes nos detectam um problema cardíaco, não tem porque evitar javier gomez-1continuar a fazer exercício. Há vários atletas olímpicos com problemas cardíacos, meu exemplo favorito é o do triatleta Javier Gómez Noia, 5 vezes campeão do mundo e medalha de prata olímpica, que nasceu com uma valvulopatía aórtica congênita. Ao ser diagnosticado o problema em exames médicos lhe retirou a licença para competir. Javier não cejó em seus esforços, porque eu sabia o que seu coração pudesse dar de si. Depois de um calvário de exames médicos, burocracia e treinos e competições javier gomezinternacionais em que continuou ganhando, conseguiu voltar a competir e dar o melhor de sua carreira desportiva. Gómez Noia, se tornou um exemplo a seguir por outras pessoas com problemas cardíacos que querem continuar fazendo seu esporte favorito sem medo. Como diz Javier, saber que tem um problema fez amadurecer, conhecer-se melhor e ser mais consciente dos sinais que o seu coração lhe envia durante os treinos, os triatobesidade-centrolones ou na vida normal.

A maior parte dos problemas cardiovasculares vêm da ‘má vida’ que damos a um coração ‘saudável’. O sedentarismo, a obesidade, o tabaco, álcool, má alimentação, estresse, insônia, etc., vão atropelando nossa saúde desde pequenos e com os anos começam a aparecer os primeiros avisos de que o coração não vai bem: hipertensão, colesterol e triglicérides altos, má circulação, retenção de líquidos, etc.. Infelizmente, o número de pessoas afetadas está aumentando a cada ano, é como uma epidemia que se espalha por todo o mundo.

Da mesma forma que o seu coração esteja ‘tocado’ de nascimento ou porque não se tiver cuidado, porque em ambos os casos, a combinação de dieta e exercício são fundamentais para evitar problemas e cuidar do coração.World-Heart-Day-Run

Segundo o Dr. Willett, presidente da Escola de Saúde Pública de Harvard, uma boa dieta é muito mais poderoso do que os medicamentos para o coração. As estatinas, os medicamentos mais eficazes para reduzir as doenças do coração, somente para reduzir o risco de 25 a 30%, enquanto os estudos têm demonstrado que até 70% das doenças do coração podem ser evitados com uma dieta adequada. Com a vantagem de que os alimentos não têm efeitos colaterais, como os medicamentos.

Nas sociedades tradicionais, onde vivem em condições precárias de saúde, higiene e alimentação, há apenas pessoas com doenças cardiovasculares. Sua dieta é muito básica e condicionada, comem o que costumam cultivar e cozinhar de forma simples… mas nos últimos anos em que as cadeias de fast-food têm chegado de todos os cantos do mundo, e não apenas as crianças e os adultos começam a engordar de forma visível, também aumentam os problemas cardiovasculares e os adultos acabam no cardiologista com quilos a mais e corações doentes.road-healthy heart-

Isto é um tema para refletir, nosso coração precisa de uma volta às origens da alimentação para funcionar como uma máquina perfeita de design com que viemos ao mundo. Assim que entrar as pilhas, que agora você pode encontrar os melhores alimentos para o seu coração, sem ter que pescarlos, todos os dias joão ou encharcada, mas você também pode encontrar os piores alimentos a um preço muito barato, e sem precisar ir muito longe. Depende De você escolher o bem e rejeitar o mal para manter o tic-tac que marca os teus dias na terra.
food-pills-300x225A dieta pode ser tão eficaz na hora de prevenir e melhorar os problemas cardiovasculares (colesterol, triglicerídeos, etc) e diabetes, que a revista “British Medical Journal’ publicou um artigo sugerindo que os médicos devem esquecer-se de buscar uma ‘Poli-pílula”) para substituir uma única dose vários medicamentos que tratam os pacientes para o coração, para prescrever a ‘Poli-dieta’: um menu de alimentos saudáveis e saborosos, como o peixe, nozes, o chocolate branco, o alho, as amêndoas, várias porções de frutas e legumes cada dia, tudo isso aliñado com azeite virgem e extra e regado com um copinho de vinho tinto para acompanhar a refeição.

Por que tem que comer mais frutas e legumes para cuidar do coração?pill in the food
Sabemos, comer verde ajuda a ter um coração saudável, mas ainda há mais, se o seu coração já doente, não perca a esperança e come frutas e legumes todos os dias. De acordo com um estudo publicado na revista “Circulation”, as pessoas que comem uma dieta rica em frutas, legumes e peixe têm 35% menos de risco de morrer de um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral, e 37% menos risco de sofrer de insuficiência cardíaca. Este trabalho analisou os hábitos alimentares de 31.546 pessoas com antecedentes de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 durante cinco anos, e descobriram que aqueles que seguiam uma dieta saudável rica em frutas e legumes tinham menos chances de sofrer um derrame ou ataque cardíaco de repetição. E quanto mais verde comiam, melhor, já que os que seguiam dietas mais ricas em legumes e frutas eram até 28% menos propensos a desenvolver insuficiência cardíaca congestiva.

Com isso em mente, o Que podemos comer para cuidar do coração? Não há necessidade de seguir uma dieta vegetariana, simplesmente faz com que em cada uma das refeições que você faz cada dia ter um representante do mundo vegetal e não repita, você pode escolher entre frutas, verduras, legumes, frutos secos e legumes, etc. Assim, quando fizer a compra, varia o que você procura em seu carro, não se alimentar só de brócolis, maçãs, nozes e alfaces que são alimentos muito saudáveis, mas há que variar e escolher outros alimentos como acelga, rúcula, pêra, pistache, bananas, etc. Este é elverdadero segredo para um coração saudável e feliz, evitar as rotinas e desfrutar comendo saudável.

world-heart-day-jump“Conselhos muito básicos para cuidar do coração: come, diverte-te, ama, ri e descansa”

E além disso:

  1. Evita o excesso de peso e segue uma dieta rica em produtos vegetais, nozes e peixes sem gordura saturada.
  2. Pratique exercício todos os dias de sua vida, mesmo que seja 10 minutos por dia.
  3. Evita o estresse e a tensão, e viva a vida com calma. Respire, relaxe e não se agobiees.

Que não faltem em sua mesahealthy_heart_foods

  • Vitaminas B6 e B12 (levedura de cerveja, peixes), que reduz os níveis de homocisteína no sangue.
  • Alimentos ricos em potássio (abacate, espinafre, brócolos, banana, batata, aipo, repolho, legumes e aspargos) com efeitos diuréticos e hipotensores, que ajudam a equiñibrar a pressão arterial.
  • Flavonóides e rotina (frutas ácidas, trigo), para fortalecer a parede vascular e mantê-la flexível.
  • Alimentos com enxofre, que fluidifican sangue, como o alho, cebola, alhos-porros.
  • Cálcio dos produtos lácteos, que ajuda a manter a pressão arterial baixa.
  • Ácidos graxos ômega 3, os peixes de águas frias e sementes vegetais que previnem a formação de placas de colesterol nas artérias e ajudam a baixar a pressão sanguínea.
  • A fibra reduz o colesterol, o encontra nas frutas, legumes, cereais e derivados integrais.
  • A Vitamina E (abacate, gérmen de trigo, nozes, óleos vegetais), com propriedades antioxidantes e preventivas para reduzir o LDL-colesterol e melhorar a circulação sanguínea.

Menu-exemplo

Pequeno-almoço
Mingau de aveia integral com iogurte natural e frutas vermelhashealthy food
Se rooibos com limão natural e gengibre
Banana

Meio da manhã
Iogurte com nozes
Pera

Comida
Lentilhas vegetarianas
Peito de frango ao curry grelhado com tomate natural aliñado com azeite de oliva extra-virgem
Maçã

Lanche
Guacamole de meio abacate e cebola

Jantar
Salada de repolho com ovo duro, anchovas e pimentos vermelhos recheada com azeite de oliva extra-virgem.
Uma posta de pescada com batata ao forno recheada com sumo de limão e salsa
Iogurte natural com microplaquetas de chocolate preto

Esquece…

  • Excesso de cafeína
  • Enchidos gordos
  • Fritos e lanches
  • Pastelaria industrial
  • Alimentos ricos em ácido araquidônico, como carnes processadas e comida embalada

E não podia faltar um vídeo motivador, e desta vez fiz uma pesquisa de músicas que falem de coração, sorprendiéndome de que existem muitas mais que cantam o coração quebrado, abanderadas ‘Corazón partío’ e ‘A Força do Coração’, de Alejandro Sanz, mas também há outras que alegram o coração, como esta de Marisol do ano de 1968:

E muito o que pensar depois de ouvir a letra de ‘Listen to your heart’ de Roxette:

Por certo, perguntando na redação do Sport Life por músicas que falem de coração, descobrimos que existem centenas delas, em inglês e em português.

Deixo-vos o link para a página de Listology com as músicas que têm a palavra ‘heart’ no título e a página de 20 minutos com músicas com a palavra ‘coração. Acho que ouvi-las é uma boa forma de ter presente o Dia Mundial do Coração. Eu fico com a mensagem de Dolly Parton em ‘Put a little love in your heart’

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