Cuide de sua auto-estima | treinar-se para a vida

Muitas pessoas começam a praticar o exercício para melhorar a sua auto-estima. A autoestima é o conceito que temos de nós mesmos, positivo ou negativo. Faz referência a o que percebemos sobre nossos recursos, talentos, capacidades, aparência física, a preparação, a nossa relação com os outros, tudo aquilo que pensamos que somos capazes ou não para desenvolvernos em qualquer aspecto de nossa vida.

Uma pessoa com alta auto-estima não precisa ser bonita, alta, magra e simpatiquísima. Precisa acreditar em si mesma, independentemente de sua imagem. Uma pessoa com boa auto-estima se defende, na sua opinião, intervém, se cuida, acreditam em si mesma não se atreve, e convence.

A pessoa com baixa auto-estima limita a sua vida, se vê incapaz em muitas situações, de lidar com as demandas das pessoas ou do ambiente. Um dos principais motivos pelo qual a gente se sente rejeitada e se despreza é o aspecto físico, sobretudo o excesso de peso. É por isso que muitos decidem começar a praticar esporte. Em si a idéia de fazer exercício é maravilhoso, porque se trata de uma conduta saudável, mas não faça isso por cuidar-se, por querer-te, não por buscar a aprovação dos outros.

Deixo aqui algumas dicas para cuidar da sua auto-estima:

-1 Mais autocomiseração e menos auto-crítica. Olho, a auto-crítica positiva e bem focada nos ajuda a crescer. Mas o criticarte o dia todo te leva a pensar que não faz nada bem, que não vale para nada ou que não está à altura.
-2 A única pessoa que tem que se preocupar, de não decepcionar é você mesmo. Atua em função de sua escala de valores. É impossível ter todo mundo feliz. Se comportar da maneira que acha que os outros esperam não se garante o sucesso com as pessoas. Então, seja você mesmo.
-3 Não se compare. Tu és maravilhoso como você é. Você é único, especial e perfeitamente imperfeito. Lembre-se que ninguém é melhor do que nós, só que é diferente.
-4 Não te marcar. Quanto menos juicos de valor faça em ti, mais chance você tem de se comportar da forma que deseja. Se você acha que você é preguiçoso, feio, feio, idiota, incapaz, te comportarás como o que você vê de ti. É melhor pensar “não me levantei hoje a correr, amanhã vou”, “eu sou um preguiçoso, já sabia que não poderia com este objetivo”.
-5 Respétate: háblate com respeito, trátate com respeito, dedicar tempo e cuidado. Não se trata de ser um egoísta no plano eu, eu e eu. Mas de saber que merece ter um espaço para si, sem ter que justificarte.
-6 Abre a porta para o fracasso e deixa que entrem as oportunidades. Se você só pensa no que falhas, você terá uma imagem negativa de si. Pensa em soluções e admite seus erros como parte do processo natural. Somos pessoas e estamos certos. Aprenda a perdoar-lhe por seus fracassos e erros, tire lições de fazer isso e depois esquecer o assunto.
-7 Acéptate de imediato tal como é agora: uma pessoa em mudança, imperfeita, em crescimento e valiosa.
-8 Dedica cinco minutos do dia para pensar em tudo de bom que tem acontecido. Trabalha o agradecimento contigo, com os teus, com a vida, com tudo o que te rodeia. Ser grato nos traz serenidade e paz. Valoriza os detalhes.
-9 Aceita os elogios que te façam os outros e não se justificar. Se você diz que o seu trabalho é ótimo, dá as graças, com um sorriso, mas não digas que era fácil.

O Bye, bye perfeição! Se ser perfeito te esmaga, te exige, te impede de desfrutar e você baixa da auto-estima, o mesmo não é tão positivo como sempre tinhas pensado.

E continua a fazer exercício, mas porque fará você sentir-se melhor, não para impressionar ninguém.

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