Curiosidades do ginásio | Um por dia

Agora que chegou setembro e as salas de fitness começam a encher de novo, convém que conheça alguma das coisas que você pode encontrar. Se já és um/a asidu@ das salas de fitness, estará acostumbrad@ ver e ouvir quase de tudo, deve ter visto a partir do exercício de mais peculiar e rocambolesco, ao ouvir os gritos mais sobrecogedores. Mas se você é novo@, alguns comportamentos seguro que lhe estão surpreendendo. Não se assuste, hoje vou tentar explicar (com base em estudos científicos) dois dos comportamentos mais comuns entre os “pro” das salas de fitness e vosotr@s!@s pode verificar se é conveniente ou não desterrarlos ou mantê-los.

  1. “Você Me coloco mais forte, se grito?”

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Você serve de algo gritar quando já não podes mais e acha que não pode chegar a essa última repetição? De acordo com estudos realizados por Ikai e Steinhaus (1961), o grito, além de chamar a atenção de toda a sala, serve para aumentar a força de tensão do músculo em 12,2%. De acordo com esses estudos em que se utilizou o grito para inibir a dor e a fadiga, os sujeitos que começaram a gritar antes de realizar um esforço máximo conseguiram aumentar a força de tensão muscular, em comparação ao mesmo exercício, sem gritar. Neste estudo, inclusive, chegou a comparar o grito com as ajudas ergogénicas que levam os atletas como suplementação. Os gritos não só se podem ouvir no gym, também são comuns em outros esportes como o tênis ou para os esportes de luta. Portanto, quando estiver assistindo a um jogo de tênis, Maria Sharapova, um combate de luta ou entrar em uma sala de fitness e ouvir esses gritos que vêm da área de peso livre e se perguntar Por que gritam?, já sabe que esse grito antes de cada raquetazo, ou antes de se levantar pela última vez os pesos, além de ser um grito motivador, o que ajuda a concentração, pode servir para imprimir um plus de força e alcançar nossos objetivos. Outra coisa é que alguns o façam para que todos saibamos que estão levantando muito peso, e que são realmente fortes. Se não pretende chamar a atenção e sim aumentar o seu rendimento, já sabe, coloque o grito no céu.

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  1. Como Funciona lançar os pesos no chão fazendo muito barulho?, Este é um dos comportamentos que a mim mais me seguem “surpreendendo”, quem não viu, alguma vez, no ginásio alguém soltando os halteres “como se não houvesse amanhã”?

Ao terminar a última repetição, há muitas pessoas que costumam lançar os pesos no chão desde muito acima provocando um ruído tremendo e um tremor digno de escala de Richter. Se alguma vez haveis vos interessará saber que isso, além de poder vos uma lesão (luxações, torções, contusões…), não é bom, senão todo o contrário. Soltar os pesos antes de completar a fase excêntrica, remove a parte do movimento em que o músculo mais se desenvolve. Em estudos fisiológicos realizados com sujeitos que apenas realizavam ações excêntricas e concêntricas, observou-se que, após 30 sessões de treinamento, os sujeitos que realizavam o treinamento excêntrico, registou-se um aumento no tamanho de suas fibras e um aumento de força de até 10 vezes maior do que os sujeitos que apenas realizaram trabalho concêntrico. Se você realmente pretende mostrar que está em forma, pretende terminar os seus exercícios com uma boa fase excêntrica, lenta e controlada e verá como logo você vai perceber os resultados. Além disso, todos te agradecem, já que seus pés tinham deixado de correr risco de esmagamento.

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Espero que vos tenha sido útil a informação. Na próxima quinta-feira você pode ler mais sobre treinos, dicas e rotinas para nos sentirmos bem e aumentar o nosso desempenho e capacidades físicas. Não se preocupe Sportlifer@s!

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