Descodificando a letra pequena as tags

De certeza que não favor, assine um contrato sem ler a letra pequena, mas certamente compras e comer todos os dias alimentos sem ler a letra pequena das etiquetas.

Mesmo que te pareça uma perda de tempo, os rótulos dos alimentos que te dão muita informação útil.

A publicidade de alimentos pode ser bastante ‘enganosa’. E para as pessoas que precisam seguir uma dieta especial para perder peso ou por doenças e alergias (doença celíaca, diabetes, hipertensão, etc.) as etiquetas são a única forma de cuidar de si mesmo e comprar o que podem comer.

Não fique apenas no número de calorias que contribuem com o conteúdo em sal ou sódio, o tipo de gordura que foram utilizados, o teor de glúten, os adoçantes que são adicionados, se têm vestígios de frutos secos, etc., Todos estes dados devem estar em rótulos, para que possamos escolher os produtos que nos convém.só para perder peso, principalmente por doenças e alergias (doença celíaca, diabetes, hipertensão, etc.), as etiquetas são a única forma de cuidar de si mesmo e comprar o que podem comer.

Não se iluda com embalagens em que se destaca a palavra ‘saudável’ ou ‘sem gordura’, ou ‘sem açúcar’, etc., em letras grandes, você pode surpreender bastante com o conteúdo extra de outras substâncias que não concordam em tudo.

Pense por exemplo na famosa tag ‘0% gorduras’, no primeiro caso, é possível que o alimento não aporte de calorias em forma de gordura, mas a contribuição mais calorias na forma de carboidratos, e no final você esteja comendo mais quantidade de calorias do que você pensa. É o caso de biscoitos ‘0% gorduras’, você come pensando que estas a dieta e não engordam e, no final, se tiver tomado o pacote inteiro e mais se tivesse valido que se tivesse comido um bocata de presunto…

No caso das tags ‘0%gorduras saturadas ou animais’, tendem a ser substituídas por gorduras hidrogenadas, parcialmente hidrogenadas ou trans, ou simplesmente dizem que são gorduras vegetais, e não especificam a origem, e se provêm de gorduras de coco ou de palma, são pouco saudáveis.

De igual forma, a tag ‘sem açúcares adicionados’ não significa que o produto não tenha açúcar… as frutas são doces, por exemplo, e um suco de fruta ou uma lata de abacaxi em seu suco é um alimento doce, por si mesmo. Também pode mascarar o uso de adoçantes artificiais como aspartame, sucralose, amido de milho, xilitol, etc., dos que não convém abusar, e algumas pessoas notam que quando abusam destes produtos, por exemplo, doces sem açúcar, têm diarreia ou problemas digestivos, porque estão tomando uma dose alta de adoçantes.

A maioria das pessoas com alergia ou intolerância a algum alimento (ovo, glúten, amendoim, leite, etc.) são as que mais se preocupam em ler os rótulos, por conta que eles tem. No meu caso que tenho alergia à soja e à malta, no final eu decidi não comer nada embalagem, a seguir a regra de comer o mais natural possível, e fazer em casa, com receitas caseiras muitos dos produtos que não confio, no final, eu saio ganhando, pois um bolo caseiro sempre estará mais bem que um comprado, e como tenho pouco tempo, eu faço quando posso e eu não tenho a tentação tão à mão, como se você pudesse comer um comprado em qualquer padaria.

Outro problema das tags é a quantia a que se referem. Na maioria dos casos, os dados nutricionais referem-se 100 gramas, uma unidade genérica, mas quem sabe quantas batatas fritas são100 g? Ou quantas bolachas de chocolate são100 g?. Você teria que entrar com a calculadora, o peso total do produto ou uma balança de precisão e… no final, ninguém calcula quantas calorias você come por dia, mas é importante saber se o que se come é rico em gorduras, carboidratos e proteínas, não apenas calorias, sem complicações. Por esta razão, muitos países estão incluindo os dados por porções médias, algo que também é enganoso porque o que para mim é uma ração de frutos secos, pode ser muito ou pouco para ti.

Meu conselho é que leiais todas as marcas e diante de qualquer dúvida chameis o telefone de atendimento ao consumidor da marca. Eu o fiz, em alguma ocasião, e na maioria dos casos eu já expliquei o que não punha ou disseram-me sinceramente: não sei, melhor não o tome e lhe devolver o dinheiro. Como estas chamadas são registradas, com os anos, os fabricantes garantem mais informações como compromisso de qualidade com os consumidores, e assim ganhamos todos.

E se você tem dúvidas, opte por uma alimentação mais natural e simples, uma maçã não precisa de um rótulo nutricional, pode ser grande, média ou pequena, vermelha, verde ou amarela… o final é uma maçã. Mas se nós tolos e pensamos em insecticidas, preparações para dar brilho, câmaras de conservação, etc., melhor pegar maçãs biológicas, plantar uma árvore ou comprá-las no jardim de teu povo… olha o que aconteceu com Adão por comer uma maçã pequena de nada…

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