Dicas e vídeos para o Dia Internacional da Menopausa

Two ladies after yoga classem 18 de outubro é o Dia Internacional da Menopausa, um dia normal, mas até há pouco tempo, não se podia falar do tema, era um tabu que se obviaba na vida da mulher.

A menopausa não é uma doença nem uma fraqueza ou um problema que deve preocupar as mulheres, simplesmente é o início de uma fase na vida da mulher. Uma fase desconhecida, porque até há pouco tempo, a esperança de vida das mulheres era curta. Os altos índices de mortalidade no parto faziam chegar à menopausa fora um triunfo, e as ‘mulheres mais velhas’ ficavam deixadas em casa, transmitindo sua sabedoria feminina para as seguintes gerações de mulheres da família, discretamente.menopause-cartoon-069-humor

Agora as mulheres temos uma esperança de vida muito promissora, na Espanha, em 2014, subiu até chegar a 82,98 anos. Em mulheres chegou a 85,71 anos, maior que a dos homens, que foi de 80,17 anos. Assim que a menopausa tem deixado de ser um assunto tabu ou do que não se dispunha de dados sobre um tema que interessa e o que há muito o que aprender, porque nos faltam muitos anos depois que a regra desapareça.

Tive a oportunidade de fazer tantas entrevistas a mulheres atletas, e as que mais gostei e mais me trouxeram, como a mulher foram as das mulheres mais velhas, cheias de histórias, ensinamentos, conselhos e uma fonte de motivação para cumprir anos fijándome no seu exemplo e seguindo seu caminho de pioneiras.

menopausaA maioria delas me ign disse que haviam passado da menopausa, quase sem se dar conta, sem os problemas habituais que contavam suas amigas que não faziam esporte. Graças ao esporte, não souberam o que são as ondas de calor, tristeza, falta de energia e não ganharam nem um quilo de gordura. Sua imagem é tão juvenil que muitas me confessavam que tinham melhor corpo, após a menopausa, quando eram adolescentes, alguns tiveram fotos de biquíni que me ensinavam, com orgulho.

cabelo-longo-mulher-mais-iStock_000021625188_SmallAgora conheciam melhor o seu corpo, sabia que alimentos deviam evitar e treinamento que lhes seria melhor para melhorar e evitar lesões. A perda da menstruação tinha longe dos petiscos síndrome pré-menstrual, os ataques ao sorvete de chocolate com as mudanças de humor durante a menstruação ou a falta de motivação para treinar os altos e baixos de estrogênio.

Há muito o que aprender com elas, eu gosto de chamar de ‘mulheres sábias”, as avós, que deixaram de menstruar, mas são de uma fertilidade generosa na hora de cuidar, inspirar-nos e ensinar-nos a viver como mulheres em qualquer idade.

Minha contribuição ao Dia Internacional da Menopausa é pequena, mas espero que vos seja útil com essas dicas.

os anões da menopausaDicas para aliviar os transtornos próprios da menopausa de forma natural

Quando as mulheres entram na menopausa, os níveis de estrogênio caem, o que aumenta o risco de doença cardiovascular, não podemos evitar a queda do estrogênio, mas se podemos estar preparadas para os sintomas que provocam e combatê-los de forma natural.dwarfs_menopause

  1. Chás para acalmar a ansiedade e irritabilidade. Combina duas ou três plantas relaxantes, como tila, flor de laranjeira, camomila, lavanda, melissa, pasiflora e outro. Você pode criar as suas próprias misturas e tomar quantas vezes por dia você precisa para concentrar sua mente.
  2. Regula o seu intestino para não ganhar gordura abdominal. Evita os quilos e a prisão de ventre tomando verduras, legumes e cereais integrais. Aumenta a dose de alimentos probióticos, como iogurte, kefir e fermentado (chucrute, soja, etc.).
  3. Regula o seu sono, evitando excitantes como o café, chá e chocolate antes de dormir. Os exercícios respiratórios do yoga antes de dormir também irá ajudá-lo a descansar melhor.
  4. Adapta o seu esporte para ganhar musculatura. Com os anos custa mais manter a massa muscular, mas se você treinar, você verá que não só mantém um corpo definido e em forma, além de você evitar que se acumulem os quilos de gordura em áreas críticas, que ao perder a menstruação não só serão quadris, seios e coxas, porque com a perda de estrogênio começa a acumular gordura abdominal como os homens.
  5. Esporte em equipe. Não tenha medo de experimentar novos esportes, como os esportes de equipe. Nunca é tarde para ganhar novas habilidades esportivas.Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, foi encontrado que o desporto de equipa com intervalo pode compensar esta perda de estrogênio, melhorar a forma física, reduzindo a pressão arterial e, em conjunto, proteger o sistema cardiovascular.
  6. Diminui a intensidade das ondas de calor e as sudoraciones noturnas tomando fitoestrógenos naturais de legumes, óleo de prímula, rico em omega-6 e infusão de sálvia.
  7. Evita a secura vaginal, aumentando a dose de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6. Encontrado em peixes, frutos secos, como nozes e sementes de linhaça e chia. Também te ajuda a tomar infusões de maca ou cardamomo.
  8. Acabou-Se a fertilidade, mas não o desejo. Agora é quando muitas mulheres descobrem que seu corpo era algo mais que um ventre para ter filhos. O desejo sexual está no cérebro, não nos hormônios e manter uma vida ativa com o seu parceiro te fará se sentir melhor, mais feliz e com mais auto-estima.

Por que está promovendo a idade da menopausa?Hockey_kvinder_sundhed

Agora é cada vez mais comum encontrar mulheres com menos de 45 anos, com os primeiros sintomas de menopausa, que estão preocupadas com a falta de menstruação.

A chegada da menopausa é inevitável, é marcada por fatores genéticos, principalmente, mas existem alguns fatores que podem influenciar neste ultrapassagem, aqui vos deixo os mais comuns:

  1. Tabaco. As mulheres que fumam têm a menopasia um ano e meio mais rápido de média do que as que não fumam. Quanto mais tempo tenham fumado, mais chance você tem de que se frente a menopasia.
  2. Stress. Não podia faltar nesta lista, mas a vida agitada e sem descanso que levamos também pode antecipar a menopausa.
  3. Excisão de glândula pituitária. Nesta glândula localizada no cérebro, na realidade, muitos hormônios chaves, que, embora não sejam hormônios sexuais diretamente, influenciam o ciclo menstrual feminino e podem alterar.
  4. Tratamentos médicos. A quimio e a radioterapia também podem acelerar a chegada da menopasia.
  5. Anormalidades nos ovários. A remoção dos ovários, insuficiência ovariana precoce também pode alterar o ciclo hormonal e antecipar a menopausa, obviamente.
  6. As dietas radicais que limitam grupos de alimentos. As dietas mais restritivas: veganas e sem nenhum tipo de alimento de origem animal, macrobióticas, crudívoras, muito baixas em hidratos de carbono ou muito altas em proteínas, etc, também estão relacionadas com menopausa precoce.
  7. O percentual de gordura inadequado. Tanto um excesso de gordura (mais de 25%) (menos de 19%) como um percentual muito baixo teor de gordura (menos de 19%) pode causar alterações no ciclo menstrual e antecipar a menopausa. Manter um peso adequado com uma alimentação saudável e exercício físico é a chave para a saúde do ciclo menstrual.
  8. O exercício físico de mais ou de menos. Tanto a falta como o excesso de exercício físico podem antecipar a menopausa. As atletas de especialidades em que o baixo peso é muito importante, como maratona, ginástica, patinagem, etc., têm mais chances de sofrer da tríade: anorexia, osteoporose e de amenorréia, o que pode levar a uma menopausa precoce. As mulheres obesas e inativas também podem perder a menstruação e antecipar a menopausa por desequilíbrio hormonal.

E para nos motivar a cumprir anos com vontade, saúde e exercício, deixo-vos um par de vídeos que eu fico quando penso que os anos estão me ganhando a partida.

Aqui é a história de Ernestine Shepherd, a concorrente de fitness mais, não digo mais, há que ler o artigo que deixo com legendas em português:

E aqui o último que me enviaram minhas irmãs no dia do meu aniversário para que soplara as velas com muita, muita vontade. Uma compilação dos conselhos que nos dão as mulheres sábias as mulheres mais jovens.

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