Dicas para melhorar sua alimentação, ao deixar de fumar

Sim, eu nunca tinha fumado e não sei o quanto é difícil deixar de fumar, mas vejo o que custa deixar o tabaco para as pessoas que tenho ao meu redor, e eu sou consciente de que é um desafio para eles, uma fase muito difícil que se desespera e acaba com a paciência de muitas pessoas que considero inteligentes, com força de vontade e energia para fazer as coisas bem e ter uma vida saudável.

A Cada 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, Portugal é o nono país da União Europeia com maior percentagem de fumadores. Um 29% de sua população, nada menos.

Stop smoking sign in front of the smoothie and fresh fruits

Deixar de fumar é um desafio difícil, mas não impossível, fazer exercícios e mudar a sua alimentação, podem ajudá-lo a obtê-lo. Com o esporte, você encontrará que você ‘envicias”, sem atrapalhar sua saúde e com a alimentação, evitar ganhar quilos a deixar de fumar e pode ajudar a desintoxicar-se dos anos de fumo e tabaco, melhorando a sua saúde e ajudando-o a atingir os seus desafios esportivos.

1. Evite incluir um logotipo da sua dieta. Sua vontade já está no limite. Simplesmente, escolhe um plano de alimentação que se possa manter toda a vida e que contenha alimentos que lhe agradarem. É normal ganhar entre 2 e 5 quilos de parar de fumar, pois o tabaco não só se entretém e evita que picotees, também te tira a fome e aumetna um pouco o metabolismo. Se você está preocupado com ganhar peso, observar o que você come, mas sem o estresse de incluir um logotipo da sua dieta, simplesmente organiza suas refeições e siga os conselhos dos seguintes pontos.

2. Segue-se um plano de “prazeres saudáveis”. Date o gosto de incluir em sua alimentação alimentos saborosos e saudáveis como frutas tropicais, vegetais exóticos, comida japonesa, ou pratos de cozinha mediterrânica, baixos em calorias e muito saborosa. Você precisa de um respiro para não pensar no cigarro, e ao cabo de semanas você vai notar que você recuperou o gosto e o olfato perdidos com o tabaco, assim que você vai desfrutar mais dos sabores e aromas dos alimentos.

choosing healthy life style - fresh fruits or cigarettes?

3. Torne-se um plano de recuperação de vitaminas e minerais. O tabaco é uma fonte de radicais livres que lhe são ‘enferrujado’ e envelhecido durante anos. Além de que você “roubou” as vitaminas e minerais antioxidantes dos alimentos. Começa a tomar alimentos ricos em antioxidantes naturais como frutas, legumes, frutos secos, peixe, carnes magras, legumes, algas, etc.

4. Tenha à mão as frutas. Muda o cigarro na mão por uma maçã. As frutas apenas se acrescentam calorias e sais a ganhar com o seu conteúdo em fibra e vitaminas para compensar os danos do tabaco. É verdade que custa muito ao princípio, mas aproveita a temporada de verão, com frutas frescas e evite comê-las de forma compulsiva.

Dinner time, Animal humor

5. Torna-te um pouco verde. Os vegetais contêm substâncias fitoquímicas, com ação antioxidante que ajudam a remover e reparar o dano causado pelos radicais livres produzidos pelo tabaco em seus tecidos.

6. Evite refeições muito elaboradas ou já cozido. Fornecem mais calorias do que as refeições caseiras e não são tão ricas em vitaminas e minerais, e você precisa dar sabor com o fundamento de sua vida depois do tabaco.

7. Beber álcool com moderação. Não substitua um vício por outro. A melhor bebida é o vinho tinto, pelo seu conteúdo em flavonóides, antioxidantes que ajudam a reparar os danos que o tabaco foi produzido em seus tecidos. Se associar o tabaco para as canas e copos com os amigos, você deve mudar a sua mentalidade e reforçar a sua vontade, quando sai daí se seguem fumando e bebendo, ou propor-lhe uma vida social com planos de saúde…

8. Bebe-se entre 2 e 3 litros de água por dia. Especialmente quando você faz esporte, o seu corpo precisa de água para eliminar as toxinas acumuladas e evitar a desidratação.

9. Evite os alimentos gordurosos. Especialmente as carnes vermelhas, a pastelaria industrial e os molhos e pratos preparados com gorduras (manteigas, óleos, etc.) Tenta tomar gorduras saudáveis, como as de origem vegetal (frutos secos e óleos de sementes) e as gorduras polinsaturadas de peixe (ômega-3).

10. Segue-se um plano de 5 refeições por dia. Não se pular nenhuma, para manter os níveis de glicose no sangue estável e evitar o aumento de glicose, que te faz sentir-se mal e vulnerável e enfraquece sua força de vontade.

11. Não te prives de um bom pequeno-almoço. Muitas pessoas começam o dia com um café e um cigarro sem mais. Mude sua rotina e começar a tomar um pequeno-almoço saudável e completo, com frutas, cereais integrais e produtos lácteos.

Stop smoking word written with broken cigarette concept for quitting smoking

12. Aprenda culinária japonesa. As algas são um ingrediente básico da culinária japonesa e são um alimento muito interessante para os fumantes, pois contêm substâncias que “arrastam” e eliminam as toxinas acumuladas nos tecidos, e ajudam a limpiarte da nicotina que ainda resta em seu corpo.

Aqui estão alguns links para o site de sportlife.é que podem te ajudar na hora de deixar de fumar:

Deixar de Fumar com Desporto

Plano para deixar de fumar com o running

Benefícios de deixar de fumar e começar a fazer desporto

E um conselho extra de última hora: um estudo levado a cabo a partir das universidades Texas Tech University e da Universidade de Oregon, diz que meditar é uma técnica muito eficaz para conseguir deixar de fumar e deixar este tipo de vício.
Os fumantes têm menos atividade nas regiões cerebrais relacionadas com o auto-controle, no entanto, de acordo com os especialistas, meditar serviria para reforçar essa capacidade.
No Mundo Pránico, o espaço de formação, terapia de cura energética e de medicina integrada, podemos aprender a meditar através de seus cursos e formações ou, usando-o desafio mundial e gratuito, “Desafio de 21 dias de meditação”.

Muita sorte e muito ânimo para deixar de fumar, estou desejando que me enviam histórias de como haveis deixado de fumar com esporte e boa alimentação, a cada ano recolhemos essas histórias de motivação para www.sportlife.es com alguns casos de ex-fumadores são atletas:

http://www.sportlife.es/adelgazar/club-perdida-peso/articulo/francisco-javier-reina-dejar-de-fumar-y-adelgazar-con-sport-life

http://www.sportlife.es/adelgazar/club-perdida-peso/articulo/manel-escalante-la-bici-como-comienzo-del-cambio

http://www.sportlife.es/adelgazar/club-perdida-peso/articulo/carlos-redon-adelgazar-con-marcha-nordica

E o artigo com algumas dicas: http://www.sportlife.es/salud/articulo/dejar-fumar-con-deporte

Deixo-vos uma compilação de vídeos de humor que falam de deixar de fumar, alguns são engraçados, outros são para pensar.

Este vídeo está em inglês, é uma campanha de Saúde do Canadá para deixar de fumar que enfoca o tema dos ‘fumadores sociais’ de uma forma peculiar… sim, com o ‘pedorreo social’. Para pensar!

Este vídeo é um anúncio para pensar…

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