Dúvidas e mitos sobre a alimentação infantil

Happy-Childrens-Day-2014Hoje é o Dia Internacional da Criança, e que coincide com o que estou escrevendo o artigo de nutrição para o Sport Life Kids, revista especial anual que tiramos no final de cada ano. Este ano me toca falar sobre os mitos na alimentação infantil, um tema-chave, pois ser pai ou mãe é muito difícil, passamos a vida a ter dúvidas sobre se educamos ou não está bem, e na hora de comer, nos encontramos de levar a teoria à prática, para que nossos filhos tenham uma alimentação correta, pode ser uma batalha na mesa, na cozinha e até para decidir o que levar para o recreio, já para não falar, se, além disso, eles são os bem-aventurados avôs e avós e restante família abençoada pelo meio. O que vos parece?

Estou compilando as dúvidas mais comuns dos pais e mães na hora de alimentar seus filhos e filhas, como meninos e meninas saudáveis e, como meninos e meninas ativos e atletas. Deixo-vos que tenho até agora, mas, eu gostaria de incluir muitas mais. ¿Animam-se a enviar-me as vossas dúvidas e questões e soluções e complementar entre todos o artigo do Sport Life Kids? Cada família é um mundo e a hora de comer mais, todas as doações valem a pena.

As perguntas mais comuns sobre a alimentação infantil atletadúvidas-alimentação-infantil

Como as crianças atletas têm que comer mais? Há crianças que comem muito e outros que comem pouco, não há que se tornar obcecado com as quantidades, muito melhor do que cuidar da qualidade. Em geral, quanto mais você se move de um menino, mais fome, mas não é uma regra fixa. O apetite de uma criança atleta costuma ser maior e não ganham peso comendo muito. Mas cuidado, isso não pode ser uma desculpa para barra livre de comida lixo, recomendo equilibrar as refeições, começando com a comida saudável, que é menos atraente (frutas, legumes, frutos secos) e depois os ‘caprichos’ (chocolate, batatas fritas, hambúrgueres), porque, assim, o ‘fome’ foi reduzido e comem de tudo sem protestar.

Você tem que colocar a dieta para as crianças se estão gordinhos? Na minha opinião, não. A maiorias crianças gordinhos são inativos e/ou comem mal, e eles precisam aprender a comer bem e fazer atividade física todos os dias, se divertindo e sem se sentir isolados pelo fato de ter que comer diferente. Há crianças constituição ‘forte’, que não estão gordos, em qualquer outra época passada tivessem sido os meninos mais bonitos por seus mofletes e sua imagem de ‘boa saúde’. Para as crianças, a combinação correta de exercício e alimentação saudável é melhor que uma dieta para perder peso, que possa interferir em seu crescimento, traumatizarles e amargarles a vida.

Como conseguir que as crianças comam mais frutas e vegetais? É claro, você tem que começar dando o exemplo, em casa e na escola. Quanto mais frutas e legumes comer em casa, mais vão gostar. Além dos pratos de legumes cozida e frutas de sobremesa, tem um prato com frutas de várias cores com a mão, para que possam escolher cuando tenham fome. Evita ter outros alimentos em casa pouco saudáveis para que não os vejam, nem que os comem. As crianças sempre estão com fome, aproveite a refeição para que comprovem frutas novas e trabalha o tema da apresentação. Não é o mesmo que comer uma maçã inteira, uma maçã cortada em triângulos ou quadrados em uma tigela de cores, sozinha ou misturada com outras frutas doces como banana, manga, abacaxi, etc, O mesmo acontece com os vegetais, há que procurar opções atraentes. Por exemplo, em vez de um aperitivo ou um lanche com batata frita e nachos com queijo, experimente colocar alguns palitos de pepino, cenoura, aipo, etc., tomatitos cherry, etc. com húmus ou molho de queijo fundido em casa. Se não há outra coisa, e se vêem comê-lo com vontade, eles também experimentam e acabam gostando.

Como precisam de suplementos multivitamínicos as crianças? Da mesma forma que os adultos, se as crianças comem de forma equilibrada: um pouco de tudo, não são maníacos com as refeições, ter boa saúde e fazem esporte por hobby, não tem por que ter falta de vitaminas ou minerais. Como agora conta com suplementos vitamínicos especialmente projetados para crianças, em gomas, mastigáveis, sabores, etc., se você vê que comem mal, que estão mais cansados, são muito ativos fisicamente, ou que não chegam a todos, teste com um suplemento elaborado com as quantidades de vitaminas e minerais adequadas para crianças. Lembre-se que não são substitutos de refeição e sempre há que educar para conseguir em casa uma boa alimentação variada e com alimentos ricos em proteínas para os músculos, carboidratos para ter energia, gorduras saudáveis para o cálcio para os ossos, o ferro para evitar anemia, vitaminas B para energia e regeneração celular, etc.

O que é melhor para hidratar as crianças? Definitivamente, o agua é a bebida mais prática e recomendável para crianças e adultos. Desde pequenos, tem que se acostumar a beber água ao longo do dia. Não se esqueça de que tenham garrafinhas de água na mochila para o colégio e as atividades esportivas. Uma vez que foram hidratado primeiro com água, você pode dar-lhes alguma vez bebidas energéticas ou de minerais para atletas, verificando que não tenham cafeína ou estimulantes. Duas coisas importantes: verifique a lista de ingredientes das bebidas que bebem seus pequenos. E não reutilices garrafas de plástico, há garrafas apropriadas, que você pode usar e lavar, eu recomendo usar vidro em casa e de aço inoxidável fora.

eu Tenho em mente mais temas para o artigo: meninos e meninas vegetarianos, celíacos, os que comem muito pouco, os que não tomarem nunca, a comida lixo e as crianças, a hiperatividade infantil e o açúcar, o esporte de alto rendimento e a dieta, os transtornos de alimentação tipo anorexia, se os pais estão gordos como as crianças são gordos? Os mitos e as dúvidas são muitas mais.

Espero as vossas contribuições famílias, desportistas, contadme suas dúvidas por e-mail (yvazquez@mpib.es) ou no meu facebook e twitter.

Dia Universal da Criança: a ONU celebra nesse dia 20 de novembro, em comemoração à aprovação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção sobre os Direitos da Criança em 1989.

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