Esporte além dos 40, sim é possível!

Se você já rodadas os 40, ou você excedeu, mas se você quer melhorar sua saúde, condição física e estado de forma, hoje no meu blog, conto-te como deve ser o seu plano de treino e que precauções deve tomar. Vou lhe mostrar os aspectos básicos de uma rotina de exercícios e te ajudar a priorizar objetivos, em função de suas necessidades.

Todos nós conhecemos alguém que ultrapassa os 40 ou ronda os 50 e se mantém em um estado de forma sensacional, no entanto, também conhecemos pessoas de cerca de 30 anos, que parece que a cada aniversário da conta-lhe o dobro. Por quê?

O segredo de gente jovem, sem ter em conta o número de IDENTIFICAÇÃO (por dentro e por fora) é este:

• Alimentação saudável e equilibrada

• Atividade física diária (moderada) ou, pelo menos, de 3 a 5 dias por semana (intensa)

• Descanso

• Atitude positiva perante a vida (controle do estresse, tensão,…)

Nunca é tarde para começar a fazer exercício. Mesmo em pessoas de terceira idade, podemos ver mudanças significativas quando começam a realizar um plano de treino, aumentando neles os níveis de força e funcionalidade de forma significativa, mas se ainda tem dúvidas, aqui tem mais informações:

Benefíciosesporte-40-yoga do esporte a partir dos 40

• Ajuda a manter a força muscular e a funcionalidade

• Reduz a dor muscular e articular

• Controla o ganho de peso

• Previne problemas cardiovasculares, favorecendo a correta contração do coração e reduzindo o gasto cardíaco.

• Ajuda a controlar a pressão arterial, mantendo a mesma em valores adequados.

• Aumenta a capacidade respiratória e melhora a oxigenação do sangue.

• Melhora a velocidade de reação, agilidade e coordenação.

• Fortalece a atividade intelectual.

• Melhora os níveis de colesterol.

• Melhora do humor, a liberação do estresse e aumento da auto-estima e sentimento de competência.

Prioriza e sai ganhando

Se sabemos organizar o nosso treinamento e priorizar nossos objetivos, podemos encontrar-nos tão bem um com 40, 50 ou mesmo 60 anos. Tudo é uma questão de ser constante e seguir certas diretrizes.

A partir dos 40 o nosso metabolismo fica mais lento e, portanto, consome menos calorias. Portanto , devemos ter em conta isso para moldar a nossa ingestão calórica diária. Devemos optar por comer mais proteína de origem vegetal e peixes não gordurosos. As nozes são o seu aliado perfeito para o lanche.

esporte-40-portaCheats

Une momentos de lazer, amigos e esporte: você pode encontrar-se para jogar uma partida de ténis ou padel com amig@s, se juntar a um clube de ciclismo e sair para pedalar nos fins de semana, você pode até aproveitar o tempo para fazer desporto em família. Desfrutar de um pouco de esporte com os amigos-te-á, além dos benefícios físicos, muitas vantagens mentais. Irá ajudá-lo a relaxar e se divertir, fazendo com que a sua vida social seja mais interessante e divertida.

Se você tem jornada posição no trabalho , talvez você queira não alongar tanto os desktops e dirija-se a um centro de fitness mais próximo para valorizar o seu corpo. Você ganha tempo ao final da jornada e você estará cuidando do seu corpo.

• Esquecer um pouco as “compras”, uma das atividades de lazer preferidas pelos espanhóis e começa a introduzir caminhadas pelo campo, montanha ou praia, o seu!@, você pode regular a intensidade em função do curso.

Organizar atividades esportivas com os “compis” de trabalho pode ser uma boa ideia, muda as cervecitas ao fim da jornada, e vê a jogar um jogo de basket, futebol, padel ou vá para o gym. Seu corpo irá agradecer-lhe imensamente.

Quanto aos treinos. O trabalho de força com sobrecarga manterá seus níveis de força em um nível ótimo, dotándote de toda a capacidade funcional necessária para chegar a fazer qualquer atividade que deseje. Deve introduzir exercícios que te dêem algo mais do que força e resistência, deve implicar o sistema proprioceptivo e também realizar atividades que te façam manter o equilíbrio estático e dinâmico, de modo que se reforcem as suas articulações. Além disso, os trabalhos unilaterais serão seus grandes aliados.

No próximo dia eu mostro os exercícios que não podem faltar em suas rotinas, se já tem mais de 40-50… e se não é assim, eu também! Você obterá grandes benefícios ao executá-los, bem, você sabe, aprenda com os mais velhos, porque como diz o ditado: a experiência não é um grau.

Por certo, para os que ainda não tem plano para o sábado e quiser aprender sobre a alimentação e como se deve comer, de uma forma interativa, participativa e da mão de uma das melhores profissionais do sector, minha companheira Yolanda Vázquez Mazariego dará um workshop de nutrição no sábado às 10:30, no pavilhão 14 de IFEMA dentro da Feira Sport Woman da Carreira da Mulher(todas as atividades são abertas tanto para homens como para mulheres). As inscrições online já foram encerradas, mas ainda existem lugares e se você vem amanhã a apuntaros pessoalmente à oficina não haverá nenhum problema em que você possa assistir. Eu estarei lá e já vos estamos preparando alguma surpresa para desfrutar de um bom tempo cheio de saúde, de lazer e de solidariedade, já que o dinheiro arrecadado se dará a ONG Mundo Colaborou.

Além disso, nessa mesma tarde, teremos o Superfitness. 3 horas do melhor fitness em um ambiente extraordinário e com os melhores profissionais.

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