Esporte, o melhor medicamento para a diabetes.

Mais um ano se aproxima o dia mundial da diabetes (14 de Novembro). Para esse dia há um grande número de actividades desportivas programadas por todo o território Nacional e Internacional. Isso mostra o quão importante é o esporte e a atividade física para o controle e o cuidado do diabetes, assim como para a sua prevenção.

Como você pôde verificar, o título do post é bastante significativo, mas não digo por dizer, digo-o por minha própria experiência. Desde que estreei com diabetes e graças ao esporte, nunca tive uma hemoglobina glicosilada (reflete a média dos níveis de glicose no sangue nos últimos 3 meses) superior a 6.9 e tive de valores de 5.9, 5.8 e até mesmo 5.7. Tudo graças a uma boa alimentação, baseada na dieta mediterrânea, bom controle da medicação e sobre todo o ESPORTE.

Um fato: Se todas as pessoas que sofrem de diabetes tipo II devem levar uma vida mais ativa, com uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, este número poderá ser reduzido em até 27 %! (dados obtidos de um estudo nos EUA sobre 3000 diabéticos do tipo II)

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Felizmente, hoje em dia, o esporte é considerado por muitos médicos endócrinos, diabéticos e pessoas relacionadas com esta “doce” colega, como uma parte fundamental da medicação e tratamento do diabetes. O esporte é o aliado número um de sua saúde. Fazer exercício regularmente fornece ao nosso organismo inúmeros benefíciosque você não pode perder.

Se você tem diabetes, estas são algumas das coisas que o desporto pode fazer por você:

  • Diminuir as suas necessidades de insulina
  • Prolongar a sua esperança de vida
  • Diminuir o risco de doenças cardiovasculares
  • Aumentar suas endorfinas (os neurotransmissores da felicidade

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Se for fazer atividade física e você é diabético já conhecer as precauções que você deve tomar, de fato aparecem em um grande número de páginas da web, no entanto, em raras ocasiões, podemos obter este dado:

Com níveis de glicemia acima de 250 mg/dl não é recomendável fazer exercício, mas se você verifica o nível de corpos cetónicos no sangue e este é inferior a 0,5 poderá realizar atividades de tipo aeróbico, sem problema, além disso, este tipo de exercício te ajudará a diminuir a quantidade de açúcar no sangue.

Minha recomendação: mede o seu nível de glicose no sangue 30-40 minutos antes de fazer desporto e além do controle de glicose verifica também seus corpos cetónicos. (>0.5 mmol/L= corpos cetónicos positivos, por isso não deve fazer esporte)

Outro aspecto importante é saber distinguir que tipos de atividades, vamos realizar:

Se você fizer uma atividade de tipo aeróbico, seu nível de glicose no sangue diminui gradualmente à medida que vai vivendo o tempo de atividade, por isso é importante que três horas antes de fazer o exercício vírgulas alimentos de baixo índice glicêmico (alimentos que são absorvidos lentamente e livram os seus hidratos de carbono em função da exigência de esforço do nosso organismo) como a massa al dente, banana, maçã, iogurte líquido… Para esse tipo de atividade não é muito importante que você comece em um nível ideal de glicose, você pode começar em um nível algo mais elevado e ao longo da actividade seu nível de açúcar irá diminuindo.

Atividades anaeróbicas: costumam ser atividades de alta intensidade e curta duração. O substrato são os hidratos de carbono, que são metabolizados pela via anaeróbia (sem a participação do oxigênio) é a glicose. Os treinos tipo HIIT, corridas de velocidade, os exercícios de força no ginásio, etc. Ao fazer este tipo de actividades, a glicose de reserva do fígado e dos músculos é liberado, fazendo com que o nosso nível de açúcar no sangue aumente.

Se você tem um bom nível de açúcar no sangue e quer fazer exercício aeróbico e de força na mesma sessão, eu recomendo que você comece por força (que aumenta o seu nível de açúcar no sangue e por isso comentado sobre os exercícios do tipo anaeróbico) e depois faça o cardio (que fará com que seu açúcar diminua), ajudando desse modo a manter a sua glicose mais estável.

Por último, deve saber que depois do exercício físico, nosso corpo pode continuar ativo, até 48 horas depois de fazer a atividade, dependendo de o que você deve saber o que pode acontecer. Se você ver que o seu nível de glicose no sangue está alta, após um jogo ou treino, não é aconselhável tomar medidas para corrigi-lo imediatamente. Deixa que passem 30 ou 45 minutos. O normal é que o seu nível de açúcar se recupere até valores normais. Se você inyectas insulina pode ser que sofra uma hipoglicemia severa e, ao tentar corrigi-los entrar nas indesejáveis excursões diabéticas (picos altos e baixos de açúcar no sangue).

Normalmente as atividades intensas de força e cardio, tipo HIIT ou treinos metabólicos, farão com que o seu nível de açúcar no sangue diminua durante as próximas horas depois de treinar. É importante ter isto em conta na hora de objetivo de fornecer a você a insulina basal e rápida. Se você quer saber que tipo de exercícios são esses, deixo um link para que você veja o exemplo e ajudar a tomar decisões.

Treino metabólico

Como sempre, espero que vocês tenham resultado útil meus conselhos, se quiser saber mais sobre nutrição e diabetes não deixe de ler o post (este fim-de-semana) da grande Yolanda Vazquez . Feliz fim-de-semana desportivo SPORTLIFER@S

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