Musculação funcional | Fitness Sport Life

cambio_arnoldTenho de confessar que Arnold sempre foi e será para mim um ícone da musculação, lá pelos anos 80 já comprava “Muscle & Fitness”, os ícones do fisiculturismo desta época enchiam os artigos de treinamento de força e desenvolvimento muscular, os de minha geração lembrar Gaspari, DeMey, Haney, Paris, Lavrada… (que nerd!!)

O fisiculturismo é uma disciplina que hoje já não está no esplendor daquela época dourada, o avanço na pesquisa e modelos biomecânicos mostraram a relevância da necessária atualização de multidão os exercícios a clássica musculação, incluindo exercícios sagrados e intocáveis como o supino ou agachamento traseira com barra.

img0606nos primeiros tempos do fisiculturismo, lá pelos anos 70, o desenvolvimento da força e hipertrofia situavam-se em caminhos paralelos, utilizando métodos, sistemas e, principalmente, exercícios muito semelhantes, já que os treinadores tinham as mesmas escolas e o mundo do ginásio era uma derivação direta da antiga escola da força. No entanto, foi a partir da década de 90, quando tudo mudou. O mundo do fisiculturismo, influenciado pelas grandes empresas de fitness que começaram a invadir as antigas salas de musculação com máquinas analítica de isolamento muscular e começaram a “inventar” exercícios, alguns sem muito fundamento ou justificação mecânica que o avalase, apenas com o ídolo fisiculturista do momento criou seu próprio exercício, ver os casos do curl Scott, o remo Gironde, Arnold press… A partir daqui, o mundo fisiculturista começou a percorrer um caminho muito diferente dos métodos tradicionais e originais da força. O maior peso do marketing, empresas de fitness e ídolos do momento, fizeram com que se desvirtuasen exercícios simples, básicos e eficazes por variações de duvidosa eficácia, mas a partir de então, mecanicamente, pouco naturais. Mas tudo isso, com a nova entrada de novos sistemas longe do objetivo de hipertrofia e uma visão mais funcional, você está começando a discutir a necessidade de continuar com estes exercícios, e é necessário rever muitos dos movimentos fisiculturistas.

atualizado

Há décadas se fazia um fisiculturista de culto o exercício gozava de privilégios, mesmo se convertiam em exercícios intocáveis e imprescindíveis. Hoje em dia, sabemos que muitos exercícios sobreviveram sob um manto de proteção midiática e popular, mais do que por uma fundamentação mecânica, e, pelo contrário, movimentos muito interessantes, não tiveram o seu reconhecimento (possivelmente porque muitas empresas de fitness não lhes interessava o peso livre ou a auto-carregamento). Agora que a informação que nos invade e que o conceito de fitness mudou, é o momento de começar a “descobrir” os clássicos e lendários exercícios e trazer à luz outros que foram tratados injustamente como “contra-indicados”

Sou a favor do treinamento analítico por grupos musculares isolados, é uma ferramenta que prefiro ter a minha disposição, tem suas vantagens e utilidades e como tudo no mundo do treinamento, sua dose e momento. Do meu ponto de vista, vejo os exercícios analíticos, mulitplanares, controle corporal e de mobilidade dinâmica para combiná-los e gerar transferências entre eles de acordo com o objectivo pretendido.

Não acho que existam exercícios, maus ou bons, contraindicados ou saudáveis, acredito na dose, na técnica e no planejamento. Para julgar um exercício, em muitas ocasiões, não basta analisá-lo de forma isolada, é o mais bem sucedido contemplá-lo dentro de um contexto e de uma programação, realizar uma elevação lateral com halteres de forma eventual é acessível, mas que faça parte sistematicamente de um programa, pode nos trazer problemas na articulação do ombro, que é a dose… faz o veneno.

¿¿¿Musculação funcional??? Se…!!!

Nem todos os apaixonados fisiculturistas são dinossauros de ginásio… e não todos os iluminados do treinamento funcional são a última com exercícios retorcidos, em meus treinamentos eu continuo olhando para exercícios de musculação tradicional, com outros mais gerais ou de potência.

arnold_disocia_columnaVivemos um momento de transição, de uma nova perspectiva, de virada para o treinamento funcional, onde parece que tudo o que seja multiplanar, em geral, através de cadeias musculares, com peso livre ou suspensão, parece ser que é considerado melhor do que um simples peso morto romeno, um remo com barra ou um pull-up rigoroso. Não entendo esse desterro para qualquer exercício que não seja feito com potência, inércia ou através de grandes cadeias musculares com grande coordenação intermuscular.

Somos uma sociedade esportiva de extremos; ou corremos em fita ou nós apontamos para uma maratona, ou treinar com máquinas ou realizamos todo funcional, ou fazemos tudo com as costas apoiada ou em suspensão. Eu me pergunto será que ninguém se deu conta que no meio é onde encontramos os maiores benefícios e o mínimo de risco? Pessoalmente me são muito mais acessíveis, úteis e eficazes movimentos a meio caminho como um remo invertido, os push-up, o front squat, o trabalho em polias, uma onda femoral com fitnessball,

Eu acho que há muito o que aproveitar mesmo os exercícios clássicos de musculação, com as atualizações adequadas e critérios mecânicos adequados. Não quero renunciar a um peso morto romeno, a um remo com uma mão, com o remo Gironde ou até mesmo um pull-over. Têm uma importante função como progressão para poder aceder a outros movimentos mais complexos. Bem organizados e programados, podemos obter enormes lucros, sem assumir encargos estressantes ao limite ou a necessidade de se dispor de uma técnica refinada. Do meu ponto de vista, vejo muito interessante alternar e mesclar durante uma sessão, tarefas e mesociclo exercícios mais analíticos com movimentos mais gerais, exercícios rigorosos com movimentos de potência.

Entendo e sou consciente de que muitos exercícios realizados nas “salas de musculação” foram criados para treinar a forma e a função, estou consciente de que muitos exercícios precisam de uma profunda atualização e, desde então, também as abordagens no design dos treinos, mas prefiro ser estudante de muitos métodos que seguidor de um só. Assim que devemos estudar alguns movimentos clássicos para excluir, alterar ou variar os aspectos pouco naturais, e ficar com um exercício interessante como ferramenta preparada para aplicar em um determinado objetivo, ou abordagem de programa. Assim, em vez de banir o fisiculturismo, propongámosle uma visão mais “funcional”

compara_remo

A maioria de exercícios com pequenas mudanças podem aportarnos um caráter muito mais funcional, entre eles vos posso recomendar; incluir mais exercícios com peso livre que, em máquinas, excluir backups e apoios para obrigar a trabalhar sua musculatura estabilizadora, melhor em pé, sentado, opta por grandes movimentos protagonizado por grandes cadeias musculares e evita o trabalho de grupos musculares pequenos, finalmente, você deve se esquecer de exercícios mecanicamente não muito desejáveis, como o remo vertical ao queixo, empurrões posteriores, bíceps no banco Scott e até mesmo o superestimada supino.

“Pense em movimento, não em músculos”

Entrenate capa 3EDPara todos os que desejam saber um pouco mais sobre como “transformar” os vossos exercícios clássicos de musculação em funcionais, de treinar movimentos, e não somente músculos, vos aconselho a nova edição de “treinar-se” com um capítulo onde se descreve esta orientação de trabalho para obter os maiores lucros em seus projetos de programas

Leave a Reply