O cuidado do cabelo atleta. Como ter um cabelo saudável, rico e bonito

queda-cabelo-masculino-iStock_000003770590_SmallNo outono, não só caem as folhas das árvores também cai mais cabelo do normal, é um processo habitual. Só tem que cuidar e mimar o cabelo um pouco mais.

É preocupante que se vai cair o cabelo no outono?

Não se preocupe se você começar a ver mais cabelos na escova, o pente, a drenagem do chuveiro ou no chão de casa. Quando você tem o cabelo longo é nota mais que, se o levar curto, mas a queda do cabelo de outono faz parte do processo de reposição anual dentro do ciclo de nascimento e crescimento do cabelo, que começa na primavera, quando você morre, mas se nota no outono, quando se cai ao ser empurrado o cabelo morto que nasce de novo.

Os especialistas descobriram que de cada 100 fios de cabelo que temos, há sempre um 12-15% em fase de substituição. Demoramos cerca de quatro anos em renovar completamente o cabelo.

Como cuidar do cabelo de uma pessoa alegre?

O couro cabeludo e o cabelo das pessoas atletas sofre mais danos durante todo o ano e que requer cuidados específicos.

Esportes de água

Nos esportes de água, como a natação, vela, surf, etc., há que cuidar mais do cabelo. A exposição prolongada à água do mar com sal ou da piscina com cloro e outros agentes de limpeza, o sol, o vento, mudanças de temperatura, umidade, uso diário de xampu e produtos de beleza, etc., deixa a pele e o couro cabeludo muito sensível e danificado.

Como cuida do cabelo de os ‘campeões’?

  • Usa sempre um chapéu se você nadar mais de 20 minutos para evitar a exposição direta à água do mar, sol, ou o cloro da piscina.
  • Aplique um condicionador ou uma máscara antes de entrar no touca de natação, já que tendem a ser produtos gordos que protegem o cabelo e o nutrem e costumamos usá-los menos tempo do que o recomendado para que atuem. Se você vai nadar 30-60 minutos, aproveita para fazer um 2×1: máscara+treinamento.
  • Aclárate o cabelo com água imediatamente ao terminar o treino, especialmente se for tomar sol ou vai demorar no banho.
  • Não se pular a lavagem do cabelo no chuveiro, e usa xampus suaves de uso frequente, que não danifique o cabelo.
  • Se você tem o cabelo claro, as mechas californianas estão na moda, mas você deve saber que as pontas loiras são cabelo queimado pelo sal e o sol e que necessitam de hidratação extra e um bom corte cada 1-2 meses.
  • Se o seu cabelo é loiro natural, o cloro pode voltar de cor verde, use produtos específicos contra os danos do cloro e acláralo sempre que puder com infusão de camomila que lhe dá um tom loiro natural.
  • Usa uma máscara que nutre-se na profundidade do seu cabelo uma vez por semana para mantê-lo em boa forma.

Esportes ao ar livre
Tanto o calor como o frio podem danificar o cabelo, fazendo desporto. A exposição quase diária aos raios de sol, o vento, o frio, a umidade, etc., prejudicam a pele e o couro cabeludo. Se você ainda ganha capacete, como na bicicleta ou de esqui, o cabelo se mantém muito tempo molhado com o suor, e acaba danificado e sem brilho.

  • Protege seu cabelo dos elementos usando um boné para o sol ou um gorro para o frio, seja no verão ou no inverno.
  • Não se esqueça de usar condicionador cada vez que você lave o cabelo para manter o seu brilho e a sua hidratação.
  • Se você tem o cabelo longo e leve-o recolhido durante o exercício para evitar a formação de nós e que é a quebra da fibra capilar ao desenlealos. Utiliza borrachas largas que não aperta muito ao pegar o cabelo.

Desportos de interior

Aparentemente, não há tanto dano quando se treina em uma academia, box, esteira, etc., mas como o resto dos atletas, ao treinar, você suar por todos os poros de seu corpo, e o suor é água com sais minerais, que podem danificar a fibra capilar, por isso, é importante lavar bem o cabelo para eliminar o suor.

Se A isso lhe acrescentamos que cada treino representa um chuveiro e uma lavagem de cabelo, quase diário, e isso é um excesso de lavagem e champôs e produtos para o cabelo, secretária, secador ou prancha de cabelo. É importante usar produtos de uso frequente, máscaras protetoras e hidratantes e evitar o uso de produtos de cabelo, secador e chapinha todos os dias.

Alimentação para ter um cabelo saudável e brilhante

Todos as mudanças na alimentação são refletidas para o bem ou para o mal, o aspecto do cabelo. As dietas extremas são o exemplo claro de como perder barriga e cabelo de cada vez. Um treinamento intenso pode agir como uma dieta extrema, roubando nutrientes aos tecidos.

As pessoas atletas temos muito o desgaste de vitaminas e minerais e temos que seguir uma alimentação mais cuidada para repor as perdas e manter a energia. As carências de vitaminas e minerais podem ser vistos ao cabo de alguns meses, na pele, cabelo e unhas, e convém estar atentos às mudanças para adiantar nada e evitar problemas.

As vitaminas e minerais que intervêm na saúde capilar são:

  • Vitamina E, antioxidante que retarda o envelhecimento celular e favorece uma cabeleira densa e brilhante.
  • Vitaminas do grupo B, que regulam o metabolismo da energia e as carências provocam a queda e a perda do brilho e resistência do cabelo. As mais importantes são as vitaminas B5, B6, B12 e o ácido folico. O ácido fólico dos vegetais de folha verde evita o enfraquecimento capilar. A vitamina B6 estimula a circulação sanguínea e favorece o crescimento do cabelo.
  • O zinco é essencial para a formação do cabelo, pele e unhas, sua carência provoca queda, fragilidade, eczemas, coceira e descamação do couro cabeludo. Pode encontrar em moluscos, mexilhões, peixe e levedura de cerveja.
  • O cobre é necessário para a formação de melanina, o pigmento que dá coloração ao cabelo. O excesso de cobre pode causar cores vermelhos intensos.
  • As deficiências de ferro (anemia), em que as mulheres podem contribuir para a queda do cabelo. Associado à vitamina B6 ajuda a combater a caspa.
  • O iodo da água do mar, peixes marinhos, algas e sal também é muito bom para que o cabelo cresça saudável e forte.
  • Enxofre é necessário para sintetizar o aminoácido cisteína, que forma a proteína queratina do cabelo, pele e unhas. É necessário para manter o crescimento, textura e vitalidade do cabelo. Também retarda o envelhecimento por seu caráter antioxidante. Você o encontra em grande quantidade no alho e a cebola.
  • A sílica, é necessário para a síntese de colágeno da pele, unhas e cabelos. O que você tem no rabo de cavalo.
  • Ácidos gordos essenciais, o brilho do cabelo depende da ingestão adequada de gordura. Há que evitar as gorduras saturadas e seguir uma dieta rica em ácidos graxos omega-3 e omega-6, que se encontram nos óleos vegetais (oliva), frutos secos (nozes) e os peixes de água fria.
  • Proteínas: 97% do cabelo é composto de uma proteína chamada queratina, que é composta por aminoácidos sulfurados: metionina e cistina. Para garantir o aporte, escolha proteínas de alta qualidade biológica, com todos os aminoácidos essenciais (peixe, ovos, carnes magras, legumes)

Os inimigos do cabelo são os inimigos da sua saúde: tabaco, álcool, estimulantes, medicamentos, estresse, dieta insana, excesso de treinamento, falta de sono, etc.

Cuidado natural do cabelo

Nossas tataravós não conheciam o shampoo, mas podiam gabar-se de ‘pelazo” quando se tornou a catapulta obsoleta, o coque, ou apanhado pela noite para escová-lo. Aqui vos deixo alguns dos remédios da avó para cuidar do seu cabelo:

  • Óleo de amêndoas: são um dos melhores máscaras hidratantes naturais.
  • Óleo de argan: nutre e dá brilho ao cabelo e evita a perda de densidade do cabelo associada ao envelhecimento.
  • Óleo de coco: hidrata o cabelo seco, suaviza a cutícula e acalma o couro cabeludo irritado.
  • Óleo de jojoba: hidrata o cabelo permanentado ou tratado quimicamente e facilita a sua utilização. Revitaliza e evita que o cabelo se torne quebradiço.
  • Azeite de oliva: um dos melhores hidratantes para usar máscara.
  • As mulheres miao da China não se cortam o cabelo na vida. Seu truque é escovar o cabelo antes de lavárselo na água do rio.Água natural: a água da fonte ou mineral sem tentar é o melhor condicionador de cabelo para tirar. Deixa o cabelo macio e com brilho.
  • Abacate: o seu alto conteúdo em gorduras vegetais e vitamina E, hidrata e dá brilho ao cabelo danificado pelo sol.
  • Cebola: comer cebola fornece vitaminas e minerais para o seu cabelo, mas também pode ser usado cebola crua para massagear o couro cabeludo quando ele cai, ou água de cebola cozida para o esclarecido antes de dormir.
  • Cerveja: é um dos melhores condicionadores, dá volume ao cabelo fino e facilita o penteado encaracolado.Flocos de aveia e gérmen de trigo: são tomadas para fortalecem o cabelo e lhe devolvem o seu brilho.Gelatina neutra: é um condicionador natural para dar brilho e obter uma onda suave e natural no cabelo fosco ou muito cacheados.Folhas de henna: um corante natural que deixa uma cor castanho-avermelhada e que não danifica o cabelo.Ovos: É uma máscara natural que hidrata o couro cabeludo e ajuda a promover o crescimento do cabelo.Infusão de camomila ou de camomila: aumenta o brilho, mantém a cor loiro natural e acalma o couro cabeludo irritado.
  • Infusão de sálvia: é um condicionador para tirar o cabelo oleoso.
  • Infusão de alecrim: É usado no último enxaguamento e cada manhã para eliminar a caspa, pentear melhor o cabelo e evitar a sua queda.
  • Infusão de chá: é um condicionador natural para tirar o cabelo que deixa o cabelo macio e fácil de pentear e proporciona mechas vermelhas no cabelo.
  • Levedura de cerveja: uma tomada para fornecer vitaminas e minerais no cabelo de dentro. Favorece o crescimento do cabelo, forte e saudável, mas há que ser constante e tomá-la durante um mês ou dois a cada dia.
  • Mel: na máscara com iogurte, ajuda a regular o excesso de oleosidade sem secar o cabelo.
  • Vinagre de maçã: estimula o crescimento, ajuda a evitar a infestação de piolhos e amacia os seus ovos para que sejam retirados mais facilmente. Também ajuda a controlar a caspa e o excesso de gordura. É um dos remédios caseiros que dá mais brilho ao cabelo sem danificá-lo.Suco de limão: dá brilho, enxágüe o cabelo com mechas loiras e condiciona o cabelo oleoso, mas por ser um remédio ácido, não se deve abusar.

Dicas da vovó para um cabelo saudável

Minha avó tinha uma cabeleira longa e abundante até os 90 anos que se recolhia em um coque cada manhã. Sempre nos dizia para as netas que íamos ficar calvas de tanto escovar o cabelo, que ela lavava uma vez por semana, eram outros tempos e agora não é o mesmo.

Fui adaptando os conselhos da sabedoria popular que heredé da minha avó e me vai bem, posso levar a cabeleira longa que eu gosto.

  • Tento não passar de 3 lavagens com xampu por semana, geralmente os dias de piscina, e o resto das chuvas o que faço é esclarecer bem com água. É difícil, especialmente quando você suar treinando ou fica sujo na natação, mas eu descobri que quanto mais eu lavo, mais cai.
  • Eu faço uma trança, quando vou a correr para evitar o emaranhamento. E eu tenho uma trança solta debaixo do capacete da bicicleta para que o cabelo não ficar esmagados.
  • Aproveito o treinamento de natação para vestir uma máscara de óleo ou de abacate debaixo do gorro que hidrata e impede que o cloro ou o sal danifique o cabelo.
  • Eu limpar o cabelo com água de nascente ou, sem cloro e chás caseiros. Pode ser chá, sálvia, alecrim, camomila, etc. cada uma tem suas propriedades e me ajuda a ter a sensação de cabelo limpo quando não quero voltar a lavar o cabelo com o shampoo a cada dia.
  • Tomo um copo em jejum com sumo de limão com uma colher de sopa de mistura de levedura de cerveja, germe de trigo, pólen. Já vos contei outras vezes, que é o meu suplemento energético natural. Serve para tudo, desde para preparar um triatlo, maratona ou prova cicloturista que exige muito tempo treinando e me deixa perdida, até para evitar a queda do cabelo, que a mim me afeta mais, o estresse que o outono e logo noto a escova que eu estou perdendo o cabelo.
  • Uma vez por mês, máscara de óleo de oliva e ovo. Isto tem a sua tela, porque você tem que deixar o cabelo impregnado em óleo de oliva extra virgem a noite toda, envolver a cabeça em uma toalha e proteger o travesseiro para não deixá-la manchada ao dormir. Pela manhã, bate-se o ovo e se aplica como máscara por todo o cabelo durante alguns minutos, depois enxágüe bem e lave com um shampoo suave. É importante aplicar o ovo pela manhã, porque ‘liga’ com o óleo como a maionese e além de servir de máscara caseira, ajuda a eliminar a gordura antes do shampoo. E ainda tem mais, se você tem algo especial, é melhor fazê-lo na lavagem anterior, porque o brilho sai o segundo lavagem, a primeira lavagem do dia a máscara, o cabelo pode ficar oleoso, mas posso te assegurar que, no segundo lavagem nota-se o resultado.

Deixo-vos um vídeo que conta o segredo das mulheres Miao China para conseguir um cabelo saudável e longo…. Não revela o segredo, apenas digo que é um alimento que todos nós temos em casa, barato e fácil de fazer, e o mal não pode fazer experimentá-lo.

E para terminar, um pouco de humor, que de vez em quando vem o bem que nos tomem o cabelo.

Homens versus Mulheres O que você espera não é o que você tem
O mal de não ir ao cabeleireiro Vantagens de ser cabeleireiro e servi@

Leave a Reply