O equilíbrio ortosimpático… dá-me Milhas sistemáticas!

Há alguns dias ojeaba a preparação que o meio-ambiente queniana Wilson Kipsang, está levando para a Maratona de Londres, onde venceu no ano passado e, em que enfrentará este ano ilustres como o vencedor em Chicago utilizador do google Kipchoge, o de Berlim e recordista em distância Dennis Kimetto, outro antigo vencedor em Londres e o quarto homem mais rápido da história Emmanuel Mutai e uma longa lista de brilhantes “felinos”.

O artigo não foi muito explícito, mas havia algo muito patente “dias de filmagem muito suaves”, como por exemplo, as Quartas e aos Domingos, com descanso total, após sessões intensas.

Hoje eu colocar 49Km em sessão dupla, a um ritmo muito suave (55-60% Vo2max), depois de espancamentos como a de ontem pela manhã 10Km + 20×500mm (75%Vo2max) + 3Km e filmagens de 22,5 Km (60% Vo2max) à tarde, eu não estou preparado para treinos exigentes que coloquem em compromisso “cardiovascular, metabólico, etc…” em meu organismo, mas Como medimos essa fadiga? Como Atendemos as sensações ou, nas palavras de um modelo rigoroso e sistemático? É possível e confiável desse modelo? Será que eles levam a cabo os atletas espanhóis?

Esta semana eu comecei a ler um bom artigo dos melhores especialistas em métodos de recuperação tendo em conta a variabilidade cardíaca, os finlandeses Tulppo, também foi alvo de publicidade e Hautala, mas há outros autores que colaboram no artigo “Sympatho-Vagal Interaction in the recovery phase of exercise”. É extremamente curioso que parâmetros de tipo parassimpático (os que denotam um estado ótimo de adaptação e recuperação de cargas de treinamento ou fatores estressantes como Jet-Lag, altitude, etc…) possam ser relegados por parâmetros de tipo vagal (resposta vagal) e ainda treinando com sintomas de fadiga, tipos de parâmetros hematológico, como o índice da análise dos ou a massa de hemoglobina, possam melhorar, mas isso não impede que o risco de lesão, diante de um “desequilíbrio ortosimpático”, com uma tendência clara vagal, seja muito maior, por que se é recomendável que se utilizem estratégias que atendam a essa periodização chamada por este grupo de finenes “Day to Day Basis Periodization”, que não é outra coisa que descansar aqueles dias onde os parâmetros vagais encontram-se muito elevados, ou dos parasimpáticos “perdida”.

https://www.youtube.com/watch?v=frNL-8OGvjE

Um treinamento em boas condições, é sinônimo de sucesso, mas é muito pouco eficiente quando se atende exclusivamente aos sentimentos… Pelo menos no alto desempenho.

Boa noite!

Santiago Sanz

Atleta profissional

Ldo. em Ciências do Desporto

Mestrado em Ciências SC

Pesquisador em Resposta Humana perante o Exercício Físico sob condições de hipóxia moderada e extrema

Im a twitterman @santirun

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