O pequeno-almoço, A refeição das campeãs!

Muito boas Guerreiras! Hoje vamos falar sobre a importância do café da manhã para manter a energia, ativar o metabolismo e até mesmo, estar de melhor humor!

O pequeno-almoço das guerreiras“todas as manhãs, eu não almoço, porque eu tenho o estômago fechado”. Que vos parece esta frase? Em que vos sintáis identificadas com esta idéia, dir-vos-ei que o pequeno-almoço é um hábito e que, se tentou, pouco a pouco vai habituando vosso estômago para esta rotina. Além disso, se cenáis muito, tentem reduzir a ingestão calórica à noite, e não tomeis hidratos de carbono. Você vai ver como pela manhã vos levantareis imagem com mais fome e você pode tomar o pequeno-almoço.

Em que dizeis “Eu não almoço, porque, assim, perda de peso”. Eu posso dizer que inúmeros estudos demonstram o contrário. Um recente publicado em maio do ano passado pela Universidade de Alabama em Birmingham (UAB)* demonstrou que as pessoas que pulam o café da manhã, não o emagrecimento mais rápido. De fato, as pessoas que tomarem reduzir peso com mais facilidade e mantêm seu peso ideal em um percentual maior do que as que não almoçam.

Por que é importante tomar o pequeno-almoço?

Em primeiro lugar, é importante porque o café da manhã que marca o nível de energia que mantendréis o resto do dia. Isto significa que se desayunáis está mais energéticas, com o qual rendiréis melhor no trabalho e no esporte, tereis uma maior concentração e, até mesmo, em alguns casos, pode ser que estejam de melhor humor.

Pela manhã, o que ocorre a nível fisiológico é que o organismo se põe em marcha para a aquisição de nutrientes e energia, porque os níveis de glicogênio costumam ser um pouco diminuídos. Por este motivo, você precisa de carboidratos para manter a glicemia.

Outro fator que deve ser levado em conta é que, quando o trouxestes muitas horas sem ingerir nenhum alimento, o metabolismo se torna mais lento porque não houve atividade e necesitais ativar o sistema metabólico com o pequeno-almoço.

Por estas três razões, é muito importante que desayunéis! Se não comerdes nada pela manhã, o seu metabolismo tende a ficar lento para se defender da falta de alimento e o seu índice metabólico será menor, ou seja, gastaréis menos calorias e crescereis a capacidade de sintetizar gordura (acumular gordura) na primeira refeição que façais!!

Quais os alimentos que deve conter um pequeno-almoço equilibrado?

Hidratos de carbono presentes no pão ou cereais. É melhor que sejam integrais, pois são de baixo índice glicêmico, de absorção lenta e porque contêm fibras, com o que mejoraréis o trânsito intestinal.pequeno-almoço fit blog de moda 02

Proteínas muito presentes em produtos lácteos, como o leite, o iogurte (melhor sabor), frios como o peru, mas também as claras de ovo e proteína em pó.

Fibras e vitaminas que você vai encontrar em cereais integrais, as frutas e sucos, se ingerís da polpa. Pessoalmente, antes que o suco, eu recomendo que leveis uma fruta porque o índice glicêmico é menor do que o de sucos.

NOTA: Não se esqueçam que o vosso pequeno-almoço deve conter de 20 a 25% das calorias ingeridas ao longo do dia!!

*Pode aceder ao resumo do estudo clicando neste link.

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