Quando a desordem chama a fadiga

Bons dias a partir de Snellville (Geórgia, EUA),

há duas semanas, Spokane (Noroeste dos EUA), tive uma agradável conversa com uma ex-atleta etíope após disputar a “Lilac Bloomsday” 12Km… não se trata de uma iniciante, falamos de uma atleta com 2h25min em maratona. Bate-papo concerniu sobre como se organizam suas semanas de treinamento no grupo de treinamento.

Essa menina me disse que apenas realizam três sessões intensas por semana. Os homens treinam de 2 a 3 vezes ao dia (semelhante ao que eu faço nesses momentos, na Geórgia, com sessões às 6:30 ,10:00 e 18:30). As mulheres completam uma média de 2 sessões diárias de Segunda-feira a Domingo. As sessões intensas são realizadas a cada 96 horas e, entre elas costumam ter um filme tipo ritmo de Meia-Maratona. O resto são filmagens suaves e sessões de ginásio ou fortalecimento muscular com circuitos tipo “Oregon”.

Eu tive umas semanas muito convulsas de competições e viagens e, claro, os meus treinos eram simplesmente estímulos para manter o estado de forma e recuperar o quanto antes da competição. Durante minhas duas semanas em Illinois, treinando com os componentes do computador em cadeira de rodas da Universidade, minhas sessões desenvolveram-se às 8:30 horas às 16:30 horas. Entre as mesmas descansou e fazia as tarefas típicas concernentes a um dia (cozinhar, lavagem, etc…).

Essas três semanas foram assim (24 de Abril de viagem Portugal-Atlanta) (26 Abril viagem em carro 7 horas Atlanta-Louisville) (28 de Abril Meia Maratona Louisville) (29 Abril Viagem de carro de 5 horas Louisville-Savoy, Illinois) (4 Maio viagem de carro 2 horas Savoy-Indianápolis) (5 Maio Meia Maratona Indianápolis e viagem de avião 6 horas até Spokane) (6 Maio competição 12Km Lilac Bloomsday Spokane) (7 de Maio de voo Spokane-Dever-Indianápolis e viagem de 2 horas até Savoy) (11 de Maio de viagem de carro de 5 horas Savoy-Grand Rapids, Michigan, eua) (12 de Maio Competição 25Km Fifth Third Bank Run e viagem de carro de 5 horas Grand Rapids-Savoy) (13 de Maio de Viagem de carro 11 horas Savoy-Atlanta)…

Breve resumo da turnê de Abril/ Maio

Breve resumo da turnê de Abril/ Maio

É claro que diante de tanto viajar e competição o requisito básico de todo o plano de treinamento deve ser chegar fresco e as melhores condições para a prova, por isso que eu decidi apenas manter uma sessão de qualidade tipo 15×500mm (82%Vo2max), que realizava Terça-feira ou Quarta-feira, em função, se disputou Sábado ou Domingo… o resto da semana foram sessões muito simples, com um set de duas horas e meia a três horas (45-50 km tipo de regeneração), pois sou dos que pensa que o organismo melhora os processos enzimáticos oxidativos com este tipo de sessões.

Os resultados durante todas estas provas foram espetaculares e até mesmo no Grand Rapids (a última desse bloco) meu organismo respondeu à perfeição e se não tivesse sido por que um atleta bateu a minha luva esquerdo e tive que lidar durante alguns minutos para voltar a colocá-lo em seu site, estou convencido de que esses 17 segundos que me separaram de minha recorde da prova, tivessem sido poucos segundos abaixo desta marca (1h0213).

No dia anterior à prova de Grand Rapids, e depois de uma boa soneca tocou um set de 15Km suaves com os amigos

No dia anterior à prova de Grand Rapids, e depois de uma boa soneca tocou um set de 15Km suaves com os amigos

Nosso organismo é um elemento extremamente plástico. Eu treinei cada um dos dias citados (exceto o dia 7 de Maio) durante as duas semanas em Illinois, é mais, treinei 1h 5omin de manhã, antes de viajar para o Kentucky, no carro, no dia 26 de Abril, está claro que dormia 11 horas diárias e ordenando todas as minhas rotinas para ficar legal depois de cada treino.

Existem vários tipos de fadiga. A ocasionada pelo Sistema Nervoso Central quando submetemos o organismo a estímulos muito intensos… este precisa entre 72 e 96 horas, para executá-lo desses estímulos com a mesma eficiência que a última vez… mas a que mais diz respeito ao desempenho em atletas de provas de resistência é causada por tão inoportunas anemias, as quais podem arruinar uma temporada inteira já que o incremento da série vermelha não se consegue facilmente.

Em Illinois, observei (além dos planos de treino que não devem ser discutidos) um incrível estado de esgotamento de muitos atletas, os quais, não descansavam entre sua sessão matinal e vespertina. Descansar significa dormir um pouco, deitar, ler, etc… eles alucinaron um dia que entrei 45Km suaves da manhã e 6 horas após 70min de rolo regenerativos. O que não sabiam era que nessas seis horas, três delas as cuidei em esticar, ducharme, cozinhar, etc… e duas horas e meia das passei a dormir.

Lembro-me de manhã a prova de Grand Rapids, depois de terminar a prova e rolar um tempo, me dediquei a esticar durante 30min no hidromassagem e após a viagem para Illinois e deixar minha mala pronta para viajar a Atlanta, fui direto para a cama. Dormi dez horas da manhã utilizei 10Km antes de dirigir onze horas até Atlanta…. Como lhes disse o organismo é um elemento extremamente plástico e adapta-se às situações em que o expongamos, mas claro, precisa de um descanso, se não queremos que essa temida fadiga ligue para a porta.

As coisas mudaram muito em Atlanta, já que o objetivo do programa de treinamento é melhorar um 2-3% o estado de forma de face a Julho onde quero melhorar a ex-recordista mundial dos 10Km estrada e, por isso, eu voltei a trabalhar a força no ginásio e semanalmente por não competir, eu faço duas sessões de tipo interval em pista a uma intensidade de 10000m, o resto sessões são muito suaves e uma sessão de filmagens em ritmo de Meia-Maratona.

A média de sessões diárias são três. Às 6 levanto-me e com um chá bem doce deixo rolar 40min muito suaves. Depois de voltar e esticar alguns minutos pequeno-almoço bastante forte e as dez completo o treino específico, que podem ser na faixa de 15×600mm ou 4×3000m ou 5Km + 10Km em ritmo de Meia-Maratona + 5Km.

Se é um dia de descanso, é um filme um pouco mais longo do que nunca ultrapassa os 70 minutos (20Km de colinas posto aqui não há nada de liso). Após o treino da manhã toca o cozimento e após o almoço sempre durmo duas horas de sesta de 13:30 às 15:30 horas.

À tarde sempre falo um pouco com minhas filhas e minha mulher e eu aproveito para ler um pouco ou, como hoje, eu me aproximei para ver como vai a minha nova cadeira de competição que Barry já está acabando.

Olhando a nova SS Marathon

Olhando a nova SS Marathon

Às 18:30 horas completo o último treino que geralmente cerca de 50min suaves ou se eu tenho um centro de fitness completo de 45 minutos de exercícios de fortalecimento geral, prestando muita atenção ao cinto pélvico.

Sobre as 20:15 horas jantar e às 21:30 já estou na cama, onde aproveito para ler outro pouco antes de ficar literalmente em estado de coma.

Grandes diferenças de volume entre microciclos, onde a finalidade é prestar na competição e os dois onde me encontro atualmente, onde a finalidade é melhorar as qualidades específicas que nos permitam render mais nas competições que se aproximam

Grandes diferenças de volume entre microciclos, onde a finalidade é prestar na competição e os dois onde me encontro atualmente, onde a finalidade é melhorar as qualidades específicas que nos permitam render mais nas competições que se aproximam

Número de sessões diárias durante os primeiros dez dias na Geórgia

Número de sessões diárias durante os primeiros dez dias na Geórgia

A semana que vem para Nova Jersey, para disputar uma 10000 no caminho e talvez dispute um outro teste no caminho em meados de Junho, ambas servirão de teste para ver se o corpo está bem.

Não importa que o medidor biológico usamos para medir/monitorar a adaptação de um atleta para as cargas de treinamento. No final, é a ordem que o atleta faça suas rotinas diárias, o que facilitará se a fadiga chamado ou não para a porta…

Saudações atléticas,

Santi

PS: uma vez que estas semanas tenho tido inúmeras manifestações de apoio por meus escritos, a respeito da queda do atletismo paralímpico, e tendo em conta que faltam apenas 100 dias para os #paraunethicalGames , é hora de publicar um novo artigo que tão generosamente lerão todo o monte de merda que gere este esporte.

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