Quando já não gosto de meu esporte

Começamos com muita ilusão. Vamos Nos superando. Sentimo-Nos orgulhosos por ter saído da zona confortável. Nós rimos, falamos de nossos sucessos, os celebramos. Até tentamos levar o nosso entusiasmo, a quem não foi decidido ainda a praticar um esporte. Mas um dia, nos aborrecemos, perdemos a ilusão e ir treinar torna-se um suplício. Por quê? Pode ser causado por vários motivos: a rotina, ter desconforto, estar cansado, treinar sempre igual, mas acima de tudo, a exigência que você coloca. Quando você age com seu hobby de forma exigente, termina por transformá-la em uma responsabilidade e deixa de ser um motivo de prazer.

A este sentimento de não ter vontade de treinar, lhe acompanham os diferentes estados emocionais: sentimento de culpa por não ser capaz de cumprir com seu compromisso; tristeza porque não entende por que “ontem” era algo tão estimulante e hoje deixou de sê-lo; ansiedade por perder a forma, o peso ideal, a imagem que tens agora, e frustração, porque já não se sente poderoso, capaz e orgulhoso de si mesmo.

Essas emoções que fazem você se sentir mal não as tem quando deixa de jogar Candy Crush, ou quando deixa de whatsappear, ou quando você deixa o outro tipo de lazer de lado. Não ter vontade de fazer o esporte que você interpreta como algo negativo, porque “diz” de ti que és um preguiçoso, que já não és capaz e que você está adiando uma atividade saudável. O Eureka! Este é o problema, a sua interpretação, os juízos de valor que fazes de ti, como conseqüência de sua falta de motivação e a pouca compaixão que você tem. Isso é o que te leva a sofrer, não o de não sair a correr.

pesos-mulherDicas para lutar contra as más sensações:

1. Para. O síndrome de fadiga que surge, por vezes, pode ser ainda maior se lhe forças para continuar quando não lhe apetece. Certamente um descanso físico, mental e fará com que você volte a perder o que agora se foi saturado.

2. Muda de atividade e de prova com outros esportes. Nós chegamos a cansar até de comer gambas frescas e presunto de jabugo se fazemos diariamente. Existe um efeito de saciación que te leva a não fazer o que em princípio poderia ser uma iguaria. Teste durante estes dias para fazer outra atividade diferente, um esporte em equipe, nadar ou apenas caminhar.

3. Se você acha que seu nível de exigência te faz sofrer, começa como um novato, como se volvieras a começar. Você removerá todo o reator de ter que cumprir com tempos, distâncias ou esforços.

4. Considere por que você começou, o que te atraiu, por que se você começou. O mais certo é que o motivo que te leva agora a treinar e que se está abafando não tenha nada que ver com o motivo inicial pelo qual você começou.

5. Convida um amigo para treinar contigo e adapte-se ao seu ritmo. Ajudá-lo a se sentir mais relaxado.

6. Esquece todos os aparelhos que medem todo o tipo de parâmetros: telefone, relógio, monitor de freqüência cardíaca. Nada. Sal a fazer esporte por sensações, sem que ninguém te diga que ritmo vai nem a distância que você percurso. Deixa de medir. Estes parâmetros podem ser motivantes ou, ao contrário, imprimir um nível de exigência, de querer superá-los continuamente, e isso eleva o nível de ansiedade, pressão e exigência.

7. Não se exijas mais nada. Você é livre para correr, nadar, jogar ao ritmo e com a qualidade que vocêesticar-capa saia. Esquece os resultados, concentre-se em seu desempenho, em seus sentimentos, em corrigir um pouco da técnica. Mas não irá conseguir nada. Eles não vão pagar por isso e nem vai viver com esta atividade.

8. Experimente mudar rotinas: treinar para outra hora, com outras pessoas, em um parque diferente, com uma outra rota, com outra roupa esportiva. Muda, saia de sua zona de conforto em que você não está treinando com gosto.

9. Procura um desafio que se apasione. O desafio não tem que estar relacionado com a superação pessoal, como pode ser melhorar a sua marca. O desafio pode ser convencer seus filhos para que façam esporte contigo, se inscrever para uma corrida bonita que você possa desfrutar, jogar em um campo de golfe que se emociona. Pesquise o que você apasione.

10. Introduz a flexibilidade. Esquece horários e obrigações. Deixe-se levar por “o que é tercie, o que me apetecer, o que surgir”. Um pouco de desordem e anarquia romper com a rigidez de quem acaba planejando tudo. A maioria das vezes as pessoas se sentem mal quando não são capazes de cumprir com o seu planejamento e a sua rigidez.
E lembre-se de aproveitar, sobretudo de seus intervalos e de não fazer nada!

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