Shake proteico de morango, um batido de fitness natural

Estão na moda os smoothies de frutas e vegetais, embora agora se chamam ‘smothies’, do inglês ‘batido suave ou cremoso’ . A minha palavra batido gosto, por que desta vez eu não passo o ‘british’ como em outras vezes, eu fico com o de sempre.

Fresh strawberry isolated on white background

Este ano a primavera chega com uma boa colheita de morangos, uma de minhas frutas favoritas, por seu sabor inigualável (morangos sabem a morangos) e por suas múltiplas propriedades nutritivas e saudáveis que você pode encontrar na seção de alimentos de a ‘a a Z’ deste site, clicando em morangos.

O ruim dessa fruta é que, quando estão em época há que comérselas rapidamente, antes que se estraguem. É curioso que as que duram mais tempo, não sabem a nada, mas as que duram poucos dias, mesmo na geladeira, são as mais saborosas.

Quando vejo uma boa oferta de comprar uma caixa de morangos, e além de comê-las sozinhas, logo que você começar a colocar moles, aproveito para fazer batidos de morango para toda a família.

Além do clássico shake de morango, banana e iogurte, que sempre vence, mas não leva açúcar… (minha guerra diária), também tenho esta receita de shake de proteína com um toque natural, que eu preparo em casa para tomar depois dos treinos.

Já sabemos que há que aproveitar a ‘janela metabólica’ dos 20-40 minutos depois de um treino intenso, porque é quando os músculos absorvem melhor os nutrientes após o exercício, especialmente os carboidratos para repor a glicose e as proteínas para repor os aminoácidos.

Com este batido o que eu quero é misturar as proteínas e os carboidratos de alimentos naturais e frescos, porque não gosto de comer pensando em treinos, eu gosto de desfrutar do sabor, e dar vitaminas, minerais e substâncias saudáveis para o seu corpo, melhor, se são naturais e de produtos de época.

Reconheço que sou um desastre no mundo dos shakes pós-treino, me cansar e eu sou mais do que mudar os sabores de acordo com o dia. Embora reconheço que as fórmulas de agora estão muito bem conseguidas e há mais variedade de sabores que antes.

Shake ou smoothie proteico de morango para ganhar massa muscular com proteínas do ovo-vegetarianas

Ingredientes para um shake:
Você precisa de um copo de vidro e uma batedeira
• 1 clara de ovo pasteurizada
• 10 morangos
• Meio copo de leite de amêndoas ou de iogurte natural.

Bate bem a clara com as 10 morangos e o leite de amêndoas ou o iogurte natural, até que fique um líquido batido. E pronto, não espere para bebértelo, a beber depois de treinar para aproveitar o momento ‘janela metabólica’
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR SHAKE:
Sal a monotonia do típico shake de proteína de soro com esta combinação de alimentos que lhe traz uma mistura de aminoácidos da clara de ovo (comercializada para mais segurança). Se a clara de ovo não te convence, pode substituir por uma colher de chá de proteína de soro de qualidade para melhorar a qualidade protéica.

Em um copo de shake você tem:
169 calorias, 19,9 g de carboidratos (7% da DDR), 3,3 g de fibra (13% da DDR), 2,9 g de gordura (4% da DDR), 13 g de proteína (26% da DDR)

Que lhe oferecem: 13,3 mg de vitamina C (22% da DDR), 3,8 mg de vitamina E (19% da DDR), 0,3 mg de vitamina B2 (16% da DDR), 12,7 mg de vitamina B3 (63% da DDR) 159 mcg de folatos (40% da DDR), 49,2 mg de magnésio (12% da DDR) e 0,2 mg de manganês (12% de CR).

Não está nada mal para um copo de milk shake de morango!

Esta receita é uma adaptação de um coquetel proteico que me passou Pablo Álvarez (de ‘Paulo, Eli e Emilio, cocktails à domicílio”). É o irmão do meu colega e grande atleta olímpica Sara Alvarez. É um grande barteman e há alguns cocktails de morte, sem álcool e com álcool, ao gosto do que se pedir. Deixo-vos a sua versão, que é muito mais sofisticada do que a minha, mas já me conhecem, eu sou um desastre e a minha máxima é antes morta que complicarme a vida…

E ainda há muito mais com morangos. Deixo-vos algumas receitas com morangos que tenho publicadas na seção de receitas de sportlife.é, para que seja possível aproveitar que este ano o inverno tão moderado houve uma boa temporada de morangos e são muito ricas em sabor e a um bom preço.

Receitas de morangos para atletas

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